8 Anos sem Nirvana

Nirvana

A banda formou-se em 1987, em Aberdeen, Washington. O Nirvana tem muito crédito por ter trazido de volta o som e o espírito punk rock dos anos 70, para um público basicamente pop. Em 1992, um trio de Seattle adotou o jeito agressivo e niilístico dos Sex Pistols, em "Anarchy in the U.K.", para produzir sua própria frustração, com a música "Smells Like Teen Spirit".

O reinado da banda durou somente dois anos, quando em 5 de abril de 1994, o líder Kurt Cobain, que era viciado em drogas e tinha problemas sérios de depressão, acabou morrendo, após já ter tentado o suicídio por algumas vezes. Ele tinha 27 anos. Kurt Cobain e Krist Novoselic cresceram em Aberdeen, Washington, uma pequena cidade que fica a 160 kilômetros do sudoeste de Seattle.

  Quando Cobain tinha 8 anos, a mãe dele, que era secretária e o pai, que era mecânico, se separaram, deixando-o desamparado. Quando criança, ele gostava dos Beatles, mas com nove anos ele descobriu a música mais pesada do Led Zeppelin, Black Sabbath e Kiss.

Cobain conheceu Novoselic, filho de uma cabeleireiro da cidade, através de um amigo de ambos, Buzz Osborne da banda Melvis, de Aberdeen. Osborne apresentou-lhes o punk hardcore do Black Flag e do Flipper.

Em 1987, Cobain e Novoselic, que eram rapazes da classe operária, formaram o Nirvana e começaram a tocar em festas no Evergreen State College, próximo a Olympia. No ano seguinte, uma gravadora independente de Seattle, a Sub Pop, assinou um contrato com a banda e lançou o primeiro single deles, "Love Buzz" ou "Big Cheese".

O álbum de estréia do Nirvana, Bleach, que foi gravado por $606,17, saiu em 1989 e fez sucesso entre a comunidade rock. No início, foram vendidas 35.000 cópias, o que é considerável para um lançamento no escuro. Em 1990, o Nirvana lançou um outro single pela Sub Pop, "Sliver" ou "Dive", e gravou seis novas músicas (inclusive "Smells Like Teen Spirit") com o produtor Butch Vig.

Embora, no início, eles tenham recusado uma gravadora de nome, a banda estava precisando vender seu trabalho à uma empresa maior, na esperança de conseguir divulgar seu som punk a um grande público. No início de 1992, o grupo estava estourando de sucesso.

Quando a música "Smells Like Teen Spirit" estava subindo nas paradas, Cobain começou a reclamar do crescimento meteórico do grupo, pois ela achava que, com isso, os fãs deixariam entender a mensagem de liberdade do Nirvana.

Paralelamente, ele começou a se relacionar com Courtney Love, uma cantora da banda underground Hole, que tinha se tornado assunto principal nas colunas de fofocas. Eles se casaram em 24 de fevereiro. Quando Love declarou estar grávida de Cobain e admitiu ter usado heroína durante a gravidez, a notícia de que o casal era viciado em drogas, espalhou-se na mídia.


Especulações sobre o relacionamento de Cobain e Courtney invadiram o mundo pop, da mesma maneira que aconteceu com John Lennon e Yoko Ono, ou com o casal de punks Sid Vicious e Nancy Spungen. Em 18 de agosto de 1992, Courtney deu à luz um saudável bebê de 3,2 kg, Frances Bean.

Após uma luta contra os serviços de defesa às crianças de Los Angeles, que obrigou que Cobain mudasse de comportamento, por causa dos comentários de Love para a revista Vanity Fair, o casal conseguiu a custódia do filho.

 

No meio de um caos, o Nirvana lançou Incesticide, uma coletânea de singles e apanhados antigos. Em meados de 1993, ocorreram uma série de eventos que ofuscaram a fama de Cobain e do Nirvana. Em 2 de maio, Kurt Cobain teve uma overdose de heroína, em sua casa de Seattle. No mês seguinte, ele foi preso, após Love o denunciar por assalto doméstico e por colecionar armas de fogo. Em 23 de julho, Cobain teve uma outra overdose, desta vez, num banheiro de hotel, em Nova York; antes de um show do Nirvana, em Roseland Ballroom.

Às 6:30 da manhã de 4 de março, Courtney encontrou o marido inconsciente no quarto do Rome's Excelsior Hotel, por causa de uma overdose de tranqüilizantes. No início, isso foi considerado acidental, porém, mais tarde, foram encontrados relatos que confirmavam a tentativa de suicídio.

Cobain permaneceu em coma por 20 horas. Quando ele voltou à Seattle, as coisas pioraram. Em 18 de março, a polícia foi até a casa do cantor novamente, após ele ter se trancado em um quarto, com um revólver calibre 38, para tentar se matar.

Em 30 de março, Cobain foi internado no Exodus Recovery Center, em Los Angeles, mas fugiu em 1 de abril, após enganar os funcionários que sairia para fumar. Em 8 de abril, ele foi encontrado morto num quarto sobre a garagem da casa do casal, em Seattle.

Ele se suicidou com um tiro de pistola calibre 20, que atravessou sua cabeça. Semanas depois, os fãs, os noticiários, a MTV e as rádios, ainda noticiavam sua morte, apresentando especiais do Nirvana e das gerações que eles se inspiraram. Em novembro de 1994, foi lançado o MTV Unplugged in New York (#1, 1994), um álbum de um show acústico gravado em 1993.

Após a morte de Kurt Cobain, Novoselic passou a maior parte de seu tempo advogando por várias causas políticas e sociais. Grohl formou uma nova banda, o Foo Fighters, com o guitarrista Pat Smear, que tocou no Nirvana na última turnê.

No último álbum da banda, lançado em 1995, Grohl cantou, tocou guitarra e escreveu todas as canções.

Agora, ano 2002, outubro, finalmente sai a NOVA MÚSICA DO NIRVANA. Parece estranho falar nova música, mas é isso mesmo!!! Ela ficou guardada por anos devido as constantes batalhas judiciais, envolvendo Courtney Love, viúva de Kurt, e os demais integrantes do Nirvana (Dave Grohl e Chris Novoselic). Esta música se chama 'You Know You're Right' e é totalmente inédita!!!

episode4@uol.com.br