Memórias de Felinto Paulo de Oliveira Vasconcellos

005/01/86 – Domingo – Dia nublado na cidade de São Paulo. Ontem assisti ao filme “De volta para o futuro”. Um jovem que em 1985 vai a 1955 e sua mãe se apaixona  por ele. Situações muito engraçadas. Ele tem que fazer o seu futuro pai ir com a sua futura mãe a um baile, dançarem juntos e se beijarem. Finalmente consegue. Um tio cientista consegue que ele volte a 1985, através de um raio que cai no relógio da cidade. Achei o filme muito interessante pois recorda os costumes de 1955, os carros, os vestidos e os penteados. Por coincidência, de manhã fui a pé até a Rua da Fonte, 91 onde em 1953 estudei interno na Escola Preparatória. O nome da rua agora é outro: Rua Majda Jafet e no lugar da Escola existe o Hospital Sírio-Libanês. As casas que havia ao lado, que às vezes atraíam a atenção dos alunos, foram demolidas e em seu lugar existe um moderno prédio que é a ampliação do hospital. A antiga garagem da escola ainda continua com o seu telhado modificado. As árvores onde eu tinha instrução de tiro com o Tenente Luiz foram cortadas. Não vi nenhuma placa fazendo referência à Escola que agora está em Campinas. Em uma placa está escrito que o hospital existe desde 1921. Revi a Rua Barata Ribeiro com sua ladeira aonde a gente chegava exausto após a corrida pelo bairro, programadas pelo competente e exigente Tenente Nér. Conversei com o pessoal de uma Sauna que existe lá há 50 anos. A Rua Peixoto Gomide está cheia de edifícios. A casa onde morava  a Karin acho que foi demolida. Tomei uma soda limonada no bar em frente que está bem diferente do de antigamente. Muita coisa velha. Muita gente morando mal. Revi a Igreja da Bela Vista com a sua escada de acesso. Tudo muito diferente. Andei pela Rua Frei Caneca, paralela à Rua Augusta. Não revi o bar onde tomava leite com groselha à noite, antes de voltar para a Escola. Foi tudo muito cheio de recordações. Voltei a pé pela Avenida Nove de Julho que está bem diferente. O modo de morar do pessoal ao lado da avenida deixa muito a desejar! A população aumenta e muita gente tem o seu padrão de vida muito baixo. Estou pensando que na próxima sexta-feira comemorarei com a Regina em Curitiba os nosos 25 anos de casados! Agradeço a Deus e peço que tudo corra bem. Neste final de semana consegui dormir cedo, tanto na sexta como no sábado ouvindo músicas gravadas em fitas cassetes. Ouvir música é muto bom para dar paz ao espírito, equilíbrio e tranquilidade.

10/01/86 –sexta - 25 anos de casado. Graças a Deus conseguimos chegar às Bodas de Prata. A cerimônia na Igreja do Rosário, em Curitiba, foi muito bonita. A Lycia (13 anos) entrou levando as alianças. Em seguida a Sônia (22 anos), eu (49 anos) com a Dayse (23 anos) e a Regina (43 anos) com o Guilherme (20 anos). Estavam presentes vários parentes e amigos. Do Rio de Janeiro vieram  três irmãs: Risoleta, Maria José e Maria Helena. O meu irmão Mons. José Maria escreveu uma carta muito bonita que aqui transcrevo: (mais tarde)

O padre jesuíta falou muito bem. Depois no Clube Concórdia foram oferecidos bolo e champagne e refrigerantes. Tiramos muitas fotografias. Vou tentar relembrar todas as pessoas presentes: Dona Lycia, Tia Annecy com o seu filho Renato e esposa Consuelo, Tia Eleonora, o Ruy e a Élia, o Sérgio, o Pedro e a Beatriz, e seus filhos Eduardo e Maurício, os amigos Portela e Arno, a amiga Dona Érika e sua sobrinha Laurita com a filha Patrícia, a minhas irmãs Risoleta, Maria José com a filha Patrícia e genro João e netos Maurício e Carina, e Maria helena. Amigo Noel, o Raul e a Nylzamira, a Vera Maranhão e o Lucas, o Renato Candeu e a Vera Amaral, o Dr Jorge Tramujas e esposa, o Tio Néry com a Tia Emmy e filhas Elyane e Célia, a prima da Regina, Elizabeth com o seu marido. Ela é filha do Tio Rubens que está doente.  A todos muito obrigado pela presença!

11/01/86 – sábado – Fui visitar as minhas irmãs no apartamento do João e da Patrícia. Conversamos das 18:30 às 24:30. Contaram que o nosso avô por parte de pai também era viúvo como o avô por parte de mãe. Tinha três filhas. Foi casado com uma índia e era português.

25/05/86 – domingo – Estou no Hotel Grão Pará. São 10:30 e assisto pela televisão a corrida de Fórmula 1 na Bélgica. O Piquet já saiu com o motor quebrado. O Airton Sena está em 2º lugar. O dia está bonito. Vou à missa das 11:00. Em Curitiba a Lycia deve estar acampada e a Sônia deve estar expondo quadros em na cidade de Campo Mourão. A Dayse continua trabalhando no escritório de arquitetura do Arquiteto Loyola. O Guilherme com as suas economias aplicadas no CSA está se preparando para ir aos Estados Unidos. A Regina e a dayse estão tendo aulas de inglês de conversação. A Dona Lycia e irmãs às voltas com o irmão Rubens doente no Instituto do Paraná. No Dia das Mães eu liguei para a Raymunda que está em Brasília com a Eliane e o Marconi. Falei também com a Maria José que comprou   uma casa em Itacuruçá. Na Ferreira Guedes tenho tido muito trabalho, mas graças a Deus as coisas vão indo bem. Tenho feito ginástica no Physical Club e voltei a fazer a dieta do Dr Atkins, pois estou perto dos 100 kg. Estou próximo dos meus 50 anos de idade, mas não sei se vai dar para comemorar.

ANO DE 1987

22/02/87 – Domingo ensolarado. Continuo em São Paulo. Hoje está um lindo dia. Vi pela televisão o mano José Maria celebrar a missa, vi o Globo Rural e a decisão do volei de praia. A Regina ligou sobre a minha ida no próximo fim de semana a Curitiba no carnaval. No último fim de semana ela e a Lycia estiveram aqui comigo. Fui roubado no dia 15 quando íamos pelo Viaduto do Chá, comer algo no McDonalds. Um indivíduo arrancou o meu relógio e saiu correndo. Graças a Deus não tive nenhum dano físico e o relógio tinha seguro. Estou fazendo o cálculo estrurural da casa que a Dayse projetou para o Pedro Todeschini, a ser construída em Guaratuba. O Guilherme já voltou dos Estados Unidos. Gostou da experiência.

16/08/87 – domingo – Ontem comprei mais livros sobre software. Ontem comprei uma mesa para o computador. Ficou ótimo, graças a Deus! A Dayse e a Sônia estão morando sozinhas. Que sejam felizes! A Regina fez uma operação com o Dr Guelmann. Graças a Deus, tudo correu bem. A Dona Lycia está no Rio de Janeiro com a sua irmã Eleonora. A Raymunda está se recuperando de doença no apartamento da Maria José. A casa do Pedro na praia vai indo bem, graças a Deus! Já recebi um novo relógio devido ao seguro. Ainda continuo na Construtora Ferreira Guedes. Em junho, julho e início de agosto com muito serviço. Graças a Deus tudo está correndo cada vez melhor, mas penso no dia em que poderei voltar a viver junto com a família em Curitiba. A Maria José e o Padre José Maria têm me enviado cartas.

ANO DE 1988

16/04/88 – sábado – Tarde cinzenta e chuvosa. De manhã fiquei examinando livros nos sebos. Como é grande a ciência humana. Achei difícil a matemática da pesquisa operacional. Agora estou esperando a chegada da Regina. Espero neste final de semana prolongado terminar a declaração de Imposto de Renda, tocar violão e programar nas HP41CV e no TK3000IIe.

09/12/88 – sexta à noite. Acabei de ligar para a Risoleta pelos seus 70 anos. A Lycia e a Andreia estão aqui em São Paulo para o vestibular da FUVEST. Acabei de ligar para a Regina. Ela visitou o Cel. Sérgio e esposa Helenie que estão voltando para Brasília. Na Construtora Ferreira Guedes tem sido um sufoco! Pareço um goleiro que não consegue evitar os gols que são os erros nas Propostas Técnicas das Licitações. Talvez seja estafa. Vou descansar neste final de semana. A Regina esteve durante três meses na Suécia. Aproveitou bastante, graças a Deus! Acostumei-me a não ver muita televisão. Tenho rezado o rosário e visitado Jesus exposto na Igreja de Santa Ifigênia na hora do almoço. Às vezes dou uma cochilada sentado no banco ao rezar p terço. Uma vez por mês tenho me levantado às 02:00 para fazer uma hora de adoração noturna igual à que a mamãe fazia lá na casa da Tijuca. Tenho tocado violão, lido diversos livros e escutado a rádio Nova Eldorado AM. Uma frase de 1967 que pode ser repetida em 1989, 22 anos depois: “A Regina sempre cuidadosa tem deixado o nosso lar em Curitiba cada vez mais acolhedor!”. Só que agora com muitos motivos da Suécia.

ANO DE 1989

08/01/89 – domingo – Ainda em São Paulo. Neste início de ano voltei a ver televisão. Ontem vi um clássico do cinema: “Um corpo que cai”. Admirei a beleza da atriz Kim Novak e lembrei-me de que há muitos anos o meu irmão Luiz me havia dito o mesmo quando viu um outro filme dela. Terminou a novela “Vale Tudo” e quem matou Odete Reutman foi a Leila. O Marco Aurélio e a Leila  fugiram do Brasil, dando uma “banana” para o Brasil. O Antonio Fagundes foi preso e depois eleito Vice-Presidente. Vai começar nova novela: “O Salvador da Pátria”. Mostram muitas das realidades do Brasil de hoje, com muita corrupção e ganância! Estive no Natal e na Passagem de Ano em Curitiba. A Regina enfeitou a nossa casa com lembranças da Suécia. Tudo correu bem, graças a Deus! Fomos todos às missas dos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro. O Guilherme estava em Guaratuba, na passagem do ano. Está com um microcomputador em casa compatível com o IBM. Ele vai indo bem! O Opala-72 voltou de Lages-SC, todo reformado. A Regina e eu fizemos visitas ao Sérgio Tavares e Helénie no Hospital Nossa Senhora das Graças. Dei um rádio de ondas curtas para a Regina poder ouvir as rádios da Suécia. Dei um rádio pequeno para a Dona Lycia para ela ouvir quando estiver em Guaratuba. Dei fitas para vídeo aos quatro filhos. Apliquei  Cz$1.000.000,00 no Open, que está dando 1,01% ao dia, sinal de que as finanças do Brasil vão péssimas com inflação de 30% ao mês! Fiquei neste final de semana em São Paulo para descansar um pouco. Pretendo continuar visitando regularmente a Raymunda no Rio de Janeiro. A Dayse chega amanhã para um curso de duas semanas em São Paulo. A Sônia está em férias em Camboriú com a amiga Elisa. A Lycia está fazendo o Vestibular em Curitiba. A Regina está aguardando a visita de um casal da Suécia durante o Carnaval. Ela quer que eu tire uma semana de folga e depois de março entre em férias. Ela comprou um forno elétrico e um depurador de ar para a cozinha. A máquina de lavar e o fogão estão funcionando. A televisão na copa está apresentando defeito. Eu desmontei a televisão em preto e branco aqui no hotel mas não consigo achar a causa da vermelhidão de uma válvula. Consegui encadernar todas as revistas de violão. O micro TK3000IIe está ótimo. Tenho usado bem. As HP-41CV também têm ajudado bastante. Acho que nos meus 52 anos de idade ainda sou muito “estar” em vez de “ser”. Uma lancha afundou no Rio de Janeiro, na passagem de ano e morreram 50 pessoas! Ontem vi um filme sobre a vida da burguesia nos EUA. Acho meio maluca! Penso como deverá ser difícil aos jovens se orientarem nos dias de hoje. Acho que é esse o motivo porque o Frei Anacleto nas confissões sempre me manda rezar pelos jovens. A Aids  continua matando cada vez mais gente! Os brasileiros estão de “saco cheio”com a situação do Brasil de hoje. Muita gente viajando para o exterior. O Presidente Sarney vai fazer uma “Reforma Administrativa”. Querem tirar 3 zeros  do Cruzado que passaria a Cruzado Novo. Já vi esse filme em 1967! Estou ficando velho! Continuo trabalhando do melhor modo que posso na Construtora Ferreira Guedes aguardando o dia em que poderei voltar definitivamente para Curitiba. No próximo dia 10 completarei 28 anos de casado, graças a Deus! Hoje me confessei e comunguei. O celebrante fui um padre de voz grossa que sugeriu que os casais podem deixar de fazer o ato sexual como uma oferta a Deus! Hoje é o Domingo da Epifania!

12/02/89 – domingo – Ontem sábado fui assaltado na rua outra vez. Foi na Rua 24 de Maio. A minha sorte foi que só tinha notas de 3 e 10 centavos no bolso. As notas de NCz$1,00 estavam no bolsinho da camisa. O guarda me disse que esse tipo de assalto em vários saem correndo em várias direções após o assalto, já é conhecido. Passei o dia ruim do estômago e com frio. Dia chuvoso. Estive em Guaratuba com a família e o casal sueco Knut e Lilian. O bloco Kukumká saiu bem na rua. A tv a cores está funcionando bem. Evitei apreciar os desfiles das Escolas de Samba na tv para não me excitar já que estou sozinho em São Paulo. Dependurei uma prateleira na cozinha. O Opala-72 está ótimo, graças a Deus! Voltei na terça-feira de ônibus e a Regina na sexta-feira com os suecos. A praia estava ótima. A Lycia passou para a Universidade Federal em Publicidade e a amiga dela Andreia para a Católica em Odontologia. A Regina enfeitou toda a nossa casa. Fez de tudo: pintura, cortina e quadros. Usou muitos motivos suecos. Até o guarda-sol da praia é azul e amarelo, as cores da Suécia. O Guilherme continua namorador. A Dayse e a Sônia estão pensando em ir para a Europa. Em Guaratuba houve problemas com os esgotos na rua. Na ida para Guaratuba já passei por uma nova estrada que vai direto a Caiobá. Muito sol e a fila grande no ferry-boat. A Regina e os suecos foram a pé e pegaram carona. Ela mandou consertar as duas televisões a cores. Quase 100,00 de despesa. Estou preocupado com o Imposto de renda. Na CFG muito serviço: uma Pré-qualificação no dia 20 e uma Concorrência no dia 28. Acho que o ambiente está melhorando, graças a Deus! Comprei sapatos novos e a Dona Lycia me deu duas camisas sociais brancas sob medida. Tenho visto televisão mas só nos programas que me interessam. Estou tentando consertar uma tv p&b e o telefone da Suely Peixoto da CFG. Hoje pretendo melhorar a impressora do TK3000. Estive no Rio onde visitei a Raymunda, a Risoleta, a Margarida, o Paulinho, o Ivanzinho e o Beto. Falei por telefone com a Maria Helena. Achei a Raymunda mais esperta após mudança dos remédios. O pessoal da família acha que no futuro ela terá que ior para um asilo de idosos. Que Deus abrevie os seus sofrimentos! Ela me disse que é feliz apesar das dores no joelho direito. Parece que a Suely vai conseguir vender as casas da rua Desembargador Izidro. Estou com NCz$1.400,00 na Poupança. Espero que o Plano Verão dê certo e acabe com a inflação. As formigas estão atacando o limoeiro que eu levei do Rio para Curitiba. O Guilherme levou embora o microcomputador da ECS. Eu usei o carro velho dele para ir à missa.

28/02/89 – domingo – No fim-de-semana passado estiveram aqui em São Paulo a Regina, um casal de suecos (Lilian Driscoll e Knut), a Lycia e a Andréa. Fomos ao Terraço Itália, à Churrascaria Cabana e a um novo restaurante. Passeamos pela cidade (Butantã). O Sr. Knut gostou do meu microcomputador. Eles foram para o Rio na segunda-feira. Os suecos só falavam em inglês. Hoje liguei para a Regina que acabara de chegar do Rio, onde fizera muito calor. Lá eles ficaram no apartamento da Tia Eleonora e foram ao Pão de Açucar e ao Corcovado. A Regina reclamou que os proventos do Exército só sairão no dia 6 de março. Vou emprestar para ela no dia 28 quando receber da CFG. Rodei no micro uma rede do Método do Caminho Crítico (CPM) com 179 atividades e estou estudando o Mousepaint. Talvez eu tenha que ir ao Paraná para ver as obras da Usina de Segredo, da Copel. Ontyem vi televisão até 03:00 mas no dia seguinte fico chateado por não ter ido dormir às 22:00. Filmes e programas interessantes me deixam na frente da tv. É que geralmente aos sábados à noite ainda estou cansado da semana e procuro um lazer diferente de rádio, fita k7, conserto de tv, micro, violão e leituras. Gostaria de não ver tv pois acho que perco o meu tempo e a minha disciplina interior.

05/03/89 – domingo- Ontem dormi cedo, graças a Deus! Hoje como em todos os domingos, liguei às 09:00 para a Regina. Devo ir ao Paraná na terça-feira e só voltar no domingo. Vou ver a Usina de Segredo da Copel com os diretores da CFG, Dr Azambuja e Dr Wilson. A Regina hoje me disse chateada que os proventos só vão sair no dia 8. Ainda bem que tenho uma outra fonte de renda que não atrasa!. Ontem lidei com o telefone da Suely e com os softwares RAM-UP e SCRIBE. Ainda tenho que aprender muito sobre microcomputador! Graças a Deus consegui deixar NCz$1.000,00 na Poupança e [egar todo o rendimento mensal de 18,95%. Para março pretendo repetir o investimento e deixar 450,00 no Open para pagar o IPTU e o mouse. Ontem toquei violão e só vi o noticiário na TV. Desejo aproveitar melhor o meu tempo. Ontem comprei mais 60 cápsulas da Fórmula Básica de vitaminas do Dr. Atkins, por NCz$18,00. Acho que me Têm feito bem, pois complementam o café da manhã do hotel, o sanduiche de carne e as sojas. O meu peso está em torno de 95kg. Acho que está bom. Não tenho ligado para as batidas do coração que às vezes ficam mais rápidas. Acho coisa normal.

19/03/89 – domingo – Ontem o Guilherme trocou dois transistores para mim na tv p&b. A Dayse e a Lycia também estão em São Paulo para o show do Grupo AH-HÁ. Estão no apartamento do Gelson, um amigo delas. Às 09:00 liguei para a Regina. Tudo bem, graças a Deus! Ontem comprei uns bons livros na Livraria Triângulo: “Ninguém morre de trabalhar – o mito do Stress”, de Osmar S. Almeida Santos; um livro sobre análise de programas, um livro sobre programas no Apple e um livro sobre criatividade. Gostei de ficar folheando dois livros em alemão sobre programas estruturais para micro, mas são muito caros. Não tenho coragem de comprar por não ver retorno no investimento. Ontem lidei com a tv p&b e vi tv Até 00:30. Lamento depois a perda de tempo que poderia ter sido melhor aproveitada. Na CFG foi embora o engenheiro Gerson. Parece que o Dr Azambuja também vai. Estamos num período de calmaria, sem licitações.

02/04/89 – domingo – O meu filho Guilherme ficou a semana aqui comigo no apartamento. Ele está fazendo uim curso sobre microcomputador. Ele tem tocado violão e “malhado” comigo no computador. Na semana passada estivemos todos juntos na Páscoa em Curitiba. Hoje respondi a uma carta da minha irmã Maria José. Ontem lidei bastante com a televisão em preto e branco tentando consertá-la. Hoje usei o computador para responder a cartas do CREA-PR, CREA-RS e Sindicato de Engenheiros do PR. Toquei violão. Arrumei os arquivos. Telefonei para a Regina. Graças a Deus, todos bem.

17/04/89 – segunda – Feriado antecipado de Tiradentes. A Lycia e a Andrea já estiveram aqui e foram passear. Ontem a Regina e a Dayse foram para Curitiba. Elas haviam vindo a São Paulo para a despedida da Sônia que foi de avião Boeing 707 da LANCHILE para Madrid de onde iria de trem para Florença. O Gelson nos levou de carro até o aeroporto. No sábado à noite havíamos ido ao Pantanal onde conheci dois Flávios, um do Pantanal e outro amigo da Dayse. O Guilherme está em Londrina. Graças a Deus tudo transcorreu bem. Espero que a Sônia obtenha o que deseja lá na Itália onde deverá ficar no mínimo uns seis meses. Amanhã pretendo depositar NCz$400,00 na conta-corrente da Regina para cobrir os gastos que ela teve com a Sônia. Tenho tocado violão. Espero hoje rascunhar a Declaração de Imposto de Renda.

01/05/89 – segunda – Feriado do Dia do Trabalho. Sábado fui ao Rio de Janeiro onde revi a Raymunda, a Risoleta, a Margarida, o Ivanzinho, o Paulinho, o Beto, o Ronaldo e a Tia Martha. Todos bem graças a Deus! Tirei fotos do pessoal.Por telefone falei com o mano José Maria e o mano Felippe. A Maria José e o Luiz estão em Itacuruça. A Maria Helena está viajando. Na volta, no ônibus conheci uma senhora viúva de 54 anos, Maria José Vasconcellos Travassos, que deve ser parente. Quando vou ao Rio me causa um sentimento de tristeza ver a aparência de miséria dos subúrbios e da região da Central do Brasil. No fim-de-semana passado a Regina e eu estivemos na cidade de Lages, em Santa Catarina para a comemoração dos 100 anos do lº Batalhão Ferroviário. Fomos muito bem tratados. Lá reencontramos o Coronel Calazans, Dona Lia e família, o Tarragô e esposa, o Sargento Borges Velho com o seu violão, o desenhista Grass, o desenhista Alcides, o Menegoto, o Major Abdo e esposa, o Coronel Medina e Dona Augusta, o Coronel Edson Amaro de Oliveira, o Coronel Rocha, o Coronel Pinho e esposa, o Coronel Manoelito, o General Souto Maior e esposa, o Sr. Barroso e esposa, motoristas, funcionários, sargentos e novos oficiais e famílias. Também a Dona Sueli e o Capitão Lindolfo. Foram muitas e intensas recordações. Graças a Deus tudo transcorreu bem. Dancei no baile com a Regina. Tiramos fotos. Resolvi passar esta segunda-feira em São Paulo para descansar e arrumar as coisas. Graças a Deus entreguei a Declaração de Imposto de Renda no dia 27 de abril. Vou pagar oito prestações de NCz$135,00 e o mensaleão todo dia 15. Que seja para melhor distribuição de renda no Brasil e melhoria das condições de vida do povo. Na CFG o pessoal está trabalhando com certa má vontade devido aos salários congelados desde janeiro.

07/05/89 – domingo – Hoje liguei para a Regina. Tudo bem graças a Deus! O Guilherme foi a São Luiz do Purunã para assistir ao Rodeio. A Dayse não sabe se vem a São Paulo para fazer um curso sobre Concreto Aparente. A Lycia ia a uma festa com a Regina no Parque Barigui, mas achou o lugar perigoso e após rodarem por mais de uma hora, desistiram. O endereço da Sônia na Itália é Byrne Agency – Via Bella Stufa, 3 – Firenze. Ontem gravei as lições de inglês do livro Calling All Beginners em uma fita k7 de 90’que a Regina me deu. Ontem vi mais um acidente na avenida 23 de Maio. Um carro ficou de rodas para cima. Acho que é uma curva perigosa. Tenho datilografado as melhores músicas que toco ao violão. Acho que estou melhorando. Na C.F.G. vamos entrar na licitação da Ferrovia Norte-Sul. Fiz o diagrama tempo x caminho  e espero fazer todos os quadros exigidos no Edital. Consegui um novo mouse com o Ailton da loja Fotóptica da rua São Bento. Como estou em hotel não quis comprar um modem por 216,00. O Guilherme me telefonou. Talvez ele vá aos Estados Unidos com o diretor em junho. Enviei três cartões postais para Lages – SC, um para o Calazans, outro para o Tarragô e outro para o Borges Velho.  Aparecem as janelas do 31º andar do edifício onde trabalho ao lado da Viaduto do Chá. Quando estive no Rio a minha irmã Risoleta me disse que ela e a Maria José faziam jejum a pão e água em dois dias por semana. A tia Martha  me disse que a mamãe Bila andava muito descalça e tinha os pés grandes.Que a irmã que ela (Martha) mais gostava era a tia Rita. Que a minha avó Maria Amélia quando casou com 12 anos de idade, com o meu avô Felinto pensava que era um casamento de brincadeira, do tipo de festa junina. Moraram por muito tempo em Belém do Pará. A tia Martha foi a caçula de 18 filhos e nasceu lá. Que o filho dela (Martha) Álvaro está morando em Uberlândia. Que ela , a tia Martha sempre ajudou os pobres.

28/05/89 – domingo – No próximo fim-de-semana espero passar os 53 anos lá em Curitiba. Hoje liguei para a Regina. Está já fazendo um pouco de frio em Curitiba. Aqui também dormi com dois cobertores e ainda senti frio. A Sônia escreveu outra carta da Itália, agora para a Dayse. Na semana passada escrevi uma carta para ela usando o computador. A Dayse está querendo ir para a França para aprender francês. A Lycia esteve aqui no fim-de-semana passado até quarta-feira. Ela veio com a Andréa. A diária do apartamento 53 onde elas ficam  já está em NCz28,00. A do nº 55 onde eu fico está em NCz26,00. Tenho melhorado no violão. Hoje treinei normografia. Consegui organizar todos os disquetes e todas as fitas k7 de musica usando o Appleworks. No Mousepaint não tenho conseguido imprimir o desenho. Ainda não consegui consertar as televisão preto e branco por não ter conseguido as tensões necessárias. Na CFG tenho melhorado a descrição da Metodologia dos diversos serviços das obras, os Planos de Execução e as Produções. Não temos porém entrado em licitações pois elas não têm aparecido devido à situação econômica muito ruim do Brasil. No Departamento Técnico só restam dois engenheiros: um novo, chamado Alberto e eu. Ainda bem que os Auxiliares Técnicos Armando e Enrique continuam. A secretária Marineuza está grávida e a datilógrafa Silvana, também. O meu almoço tem sido sanduiche de carne na Travessa São Bento. Tenho tomado uma vitamina do Dr. Atkins por dia. À noite tenho comido muito pão. No frio a fome aumenta! Dei uma lida nos anos anteriores da minha vida e fiquei impressionado como tudo vai passando tão rápido. Repito sempre a frase de Jesus no Evangelho: “Estote parati quia hora non putatis Filius Hominis veniet!” Continuarei lutando até o final da vida para cumprir a minha missão de brasileiro, de católico, de pai, de irmão, de marido, de militar e de engenheiro.

10/06/89 – sábado – Amanheceu um dia brusco. Nesta época do ano a poluição na cidade de São Paulo aumenta. Resolvi ficar em São Paulo e não ir ao Rio de Janeiro, para me recuperar bem da semana. Na CFG apesar de poucas concorrências tenho me dedicado ao estudo dos editais e da legislação. No fim-de-semana passado estive em Curitiba. A Lycia estava em Gramado, no Rio Grande do Sul. O Guilherme estava nos Estados Unidos. A Sônia continua em Firenze. Passei os meus 53 anos com a Regina, com a Dayse e com a Dona Lycia. A Dayse me deu uma caixa de disquetes e a Regina um blusão e uma calça. Visitamos a Patrícia e o João pela passagem dos 7 anos do Maurício. A Carina estava adoentada. A minha irmã Maria José estava lá. Havia chegado de uma viagem à Europa (Holanda, Portugal e Espanha) com o Edson. Gostaram muito de Portugal. Em Fátima ela rezou por todos. Ela me disse que a Cecília ia viajar com o marido para os Estados Unidos e Inglaterra, que o marido da Cristiana estava nos Estados Unidos, que o Luiz espera a minha visita ao restaurante que tem lá em Itacuruçá, que a Maria Helena está muito gorda, que tentaram roubar o carro da Margarida, que o Newtinho está trabalhando no Rio e que o Murilo, irmão da Maria Anita saiu da Marinha. Ontem na CFG comprei um bolo e comemorei os meus 53 anos com o pessoal. Na China os tanques investiram contra os estudantes. Em Paris um MIG29 se espatifou no chão. A inflação no Brasil voltou a crescer após o Plano Verão, iniciado em 15/01/89. Na política o candidato Collor de Mello está na frente. Os outros são: Ulisses Guimarães, Lula, Brizola, Afif Domingues, Maluf, Covas e outros. Passei a ganhar NCz$1.500,00 na CFG fora o hotel e as viagens de ônibus a Curitiba. Graças a Deus! Considero que dobrei o que ganho de proventos.

30/07/89 – domingo – Dia chuvoso. Liguei para a Regina. Roubaram a carteira dela no correio. Ainda bem que o valor não foi muito alto. A Dayse está se preparando para viajar à França. O Guilherme continua na vidinha dele. A Lycia estudando muito na Universidade. Na CFG estou muito satisfeito. Consegui usar o Appleworks na Proposta Técnica de uma licitação da Marinha. O Dr. Lúcio Varella, os engenheiros Ricardo e Everaldo trabalhando na proposta de um túnel. O Dr. Wilson Feldberg, o Enrique, o Armando e eu nas licitações da Marinha e da Vale do Rio Doce. Saíram bem duas propostas da Fepasinha. Na Marinha foram 60 histogramas. Até a Sueli e o Renato desenharam. A Marineuza está para ter o bebê mas tem trabalhado bastante. O Professor Marfará e o desenhista Ronaldo cuidam do canteiro de obras. A Silvana já teve o filho Marcelo. No Mappin vi um plotter, mas achei muito caro, NCz$1.200,00. As HP41CV saíram de venda. Graças a Deus tenho três que me ajudam bastante. No Brasil parece que estamos caminhando para uma hiperinflação. O Brasil foi o campeão da Copa América. Hoje vai jogar com a Venezuela. Estou estudando o ProDos para o micro TK-IIe e o Guilherme estuda o AutoCad para o IBM-PC. Diminuí o consumo de pão. Vou tentar chegar aos  90 kg. Na televisão tenho visto as novelas “Que rei sou eu”e o “Salvador da Pátria” (no fim). Na Manchete vejo um pouco da nova novela “Cananga do Japão”. No Rio de Janeiro ainda não conseguimos vender a casa da rua Desembargador Isidro, 46, na Tijuca.

20/08/89 – domingo – Amanhã a mamãe Bila se viva, completaria 96 anos. Que Deus a tenha no céu! Estive na semana passada em Curitiba. Ganhei camisetas pela passagem do Dia dos Pais. A Dona Lycia fez uma gostosa sobremesa, como sempre. A Regina fez um delicioso almoço.  O Gelson estava lá. A Sônia já me escreveu um carta da Europa. Hoje pretendo escrever a terceira para ela. Em Curitiba a Dayse está desenhando muito para ajuntar dinheiro para a viagem do dia 8 de setembro para a França, onde pretende ficar durante um ano. Em uma carta a Sônia me escreveu dizendo que está passando por uma crise existencial. Que Deus a ilumine! Telefonei para a minha irmã Maria Helena no dia 12 pela passagem dos seus 57 anos. Ela me disse que estava reunida com todos os filhos, menos a Eliane que está em Brasília. Disse-me que ainda não ficou pronta a reforma da casa do Grajaú. Em Curitiba a Lycia está estagiando em uma firma de “soft”. Estão sendo construídas duas casas nos terrenos do fundo. Só fica faltando construir no terreno lateral. O limoeiro está cheio de pragas. Disse para a Regina cortar, pois “a arvore que não dá bons frutos será cortada! “A Regina mandou o jardineiro arrancar aquela árvore do meio do terreno dos fundos. Uma vez ela insistiu para eu ir na chuva ficar segurando essa árvore para não tombar. Coisas da vida de casados. Estou pesando 100 kg. Acho que estou comendo muito carbohidrato e feito pouco exercício. O Grêmio venceu o Flamendo por 6 x 1. Houve um bonito gol do Cuca cobrindo o goleiro Cantarelli do Flamengo. Hoje o Brasil vai jogar com a Venezuela e tem que fazer muitos gols. Os dias têm sido bonitos em São Paulo. Ando com o nariz trancado devido à poluição. Continuo dormindo com três cobertores, mas acho que o pior frio já passou.

17/09/89 – domingo em São Paulo – No fim-de-semana passado a Dayse voou para a Europa para se encontrar com a Sônia. Que aproveitem bastante juntas! Estiveram aqui em São Paulo: a Dona Lycia, a Regina, a Dayse, a Lycia e a Andréa. No aeroporto apareceu a amiga Laura com a família. A Dona Lycia e a Regina deram muito apoio à Dayse, dando dinheiro, arrumando as malas, etc. Fomos de novo ao restaurante Pantanal só que a Dayse esqueceu a máquina fotográfica e não foram tiradas fotos do evento. Hoje vi o mano Jose Maria celebrando a missa pela TV Globo. Estou progredindo em programação em basic. Dei NCz$100,00 para o Guilherme e NCz$100,00 para a Lycia pela passagem de seus aniversários, 24 e 17 anos respectivamente. Hoje o Dr Sílvio, filho do Sr. Guedes vai aos Estados Unidos para passar quinze dias. A Patrícia, o João, a Carina e o Maurício já estão morando na casa nova em Curitiba. Confessei-me no domingo passado e hoje pretendo comungar. O Brasil está na Copa da Itália apesar do incidente do foguete sinalizador no Maracanã e o goleiro Rojas. Emprestei NCz$3.000,00 para a Regina, para a viagem da Dayse. Ainda tenho NCz$2.400,00 aplicados no Open rendendo NCz$30,00 ao dia. A prestação da casa já está nos NCz$130,00 por mês. O mensalão do dia 15 foi de NCz$650,00. Tenho comprado revista e livro sobre programação. Na CFG começam a voltar as concorrências. Vi na TV a ação dos “trombadões”. Vou tomar mais cuidado, andando sem relógio e sem dinheiro. No dia 31 de agosto nasceu a filha da secretária Marineuza, que se chama Ana Carolina. Que lhe dê muitas alegrias! O Armando, a Suely Peixoto, a Sandra, a Lylian e eu fomos fazer uma visita na Maternidade São Paulo. Fica perto da antiga Rua da Fonte e me lembrei de que quando eu era ãluno da Escola Preparatória de Cadetes, em 1954, admirei a sua construção na rua Frei Caneca. Agora achei as instalações bem usadas após 35 anos. A Marineuza estava em um quarto com mais três mulheres. Estava toda feliz. Chovia bastante. Morreu o juiz de futebol, Mário Vianna. Que Deus lhe dê o céu! Caiu um avião da Varig na Amazônia por desvio de rota 0270 x 027,0. Começou o horário político na TV para o dia 15 de novembro. Ainda não me definí. Ainda estou com 100kg. Vou tentar tomar chá de ervas medicinais.

22/10/89 – domingo – Estou com dores na coluna. Ontem tive que andar de quatro para poder ir da cama ao banheiro. Graças a Deus hoje já estou melhor. Vou dormir no chão para ver se é o colchão. Hoje continuei a digitação de programas do livro de Prodos. O livro é muito bom! Estive na semana passada em Curitiba. Todos bem graças a Deus! O Pedro, marido da Beatriz, prima da Regina teve qaue fazer uma operação na coluna. Pensei em ir ao Rio no feriado de Nossa Senhora Aparecida, mas o apartamento da minha irmã Risoleta estava cheio. Fiquei mesmo em São Paulo malhando no micro.  A Sônia e a Dayse continuam na Europa. Já estiveram na Suécia e parece que estão agora em Strasburg. Na CFG o trabalho não está muito intenso. Tenho usado as HP e o micro. O Dr Sílvio esteve nos Estados Unidos. No momento há muita propaganda eleitoral para o dia 15. Ainda não me decidí. Tenho comido sanduíche de frango, mas não baixei dos 101kg. Tenho tomado remédios naturais. O Guilherme esteve na Oktoberfest em Blumenau. Ontem vi um filme na televisão. Foi sobre dois namorados que se separam. 18 anos mais tarde ela volta vindo famosa de Paris, como correspondente de uma revista. Ele já está casado e com 1 filho. Querem voltar ao passado. Ela arranja emprego para ele na revista mas na hora de embarcar no avião ele desiste. O nome do filme é: “As violetas não são azuis!”. Achei a atitude dele correta apesar de ter sido um duro golpe para ela. Tenho conseguido ficar sem ver televisão durante a semana. No Banco já estou com 5.800,00 aplicados  no Open rendendo 80,00 ao dia. Quero trabalhar honestamente para ajudar os necessitados. Espero empregar bem essa minha poupança.

10/12/89 – domingo – Ontem liguei para a minha irmã Risoleta pelo transcurso dos seus 71 anos. Falei também com a Raymunda que me disse já não estar enxergando bem. Pedi para ela me esperar pois ainda queria fazer uma visita a ela em janeiro. A Risoleta me disse que a Maria José estava lá com o neto Gustavo pois a Cristiana estava em Nova York. O Gustavo brincava com o Junior, filho do Oscarzinho. A Maria Helena não tinha vindo pois o Josué teve labirintite. A casa da rua Desembargadpr Isidro ainda não havia sido vendida. De Curitiba, a Regina me disse que ela  e a Dona Lycia haviam enviado 1.000 dólares para a Dayse e Sônia que estão na França. A Regina está pensando em vender a nossa casa. O Guilherme tem sido importunado por uma mulher. Tenho continuado a estudar a calculadora HP41 e o computador TK3000. Na política disputam o Collor e o Lula. No mundo comunista da Europa está havendo uma mudança para a democracia. Dancei com a Regina no casamento do Marcelo, no Clube Curitibano. Ficamos na mesa com o Dr. Ney. Já estou com 20.000,00 aplicados no Open. O meu sanduíche passou de 9,00 para 14,00. A inflação está em alta, mais de 40% ao mês!

31/12/89 – domingo – Venceu o Fernando Collor de Mello. Espero que faça um ótimo governo. Passei o Natal em Curitiba. Antes fomos a Itu no aniversário de 15 anos da Caroline. Fui de carona com o Gelson no Escort novo que ganhou do pai. A Lycia na volta ficou em São Paulo com ele. Dancei no casamento com a Regina e a Lycia. No Natal houve poucos presentes. Dei dinheiro, pois não tive tempo de procurar presentes em São Paulo devido ao serviço na CFG. Fomos visitar a Beatriz e o Pedro (com colete) em seu novo apartamento. A Regina, o Guilherme, a Lycia e eu fomos à missa de Natal. Estive na Passagem de Ano em Curitiba. O Guilherme foi para Guaratuba. À noite fomos à casa do Ruy e da Élia e depois demos uma esticada em Santa Felicidade. Fomos Ângela, Roberto, Raul, Vera, Regina, Lycia e eu. Durante o dia visitamos a nova casa da Patrícia e do João lé em Santa Felicidade. Parecem pioneiros na região. Gostei do emprego de diferentes materiais na casa: ferro, madeira e concreto. O aproveitamento dos espaços também foi completo. Na passagem do ano bebemos champagne espumosa Dona Lycia, Regina, Lycia e eu. Neste final de ano a Regina deixou a nossa casa mais uma vez muito bonita decorada com motivos da Suécia. As comidas que ela e a Dona Lycia fizeram estavam deliciosas. Mais um ano e mais uma década que chegam ao fim! A Maria José me disse que ia ver o lançamento de fogos em Copacabana. A inflação de dezembro de 1989 foi de 53,45%!

07/01/90 – domingo – Hoje vi o Globo Rural na TV e gostei de ver quatro reportagens sobre agricultores nos extremos do Brasil: norte, sul, leste e oeste. No oeste me lembrei do papai em sua vida no Acre. Ontem sábado, trabalhei o dia todo na CFG com a Marineuza, a Vânia e o Francisco da xerox, para as propostas do DNER-BA (6x) e SERLA (3x), nos dias 12,17,18 e 22 de janeiro. Nesta semana tenho dormido cedo após rezar o rosário. O Guilherme me deu uma agradável surpres ao aparecer na quinta-feira para testar a placa do computador da firma na Elebra. Hoje a Dona Lycia, a Regina e a Lycia devem estar em Guaratuba. Tem chovido pelo Brasil com muitas enchentes e muitos desabrigados. O novo presidente esteve em Roma, Assis e Paris. A Rede Globo completa 25 anos no ar. Ela começou em 1965 quando eu estava na Praia Vermelha. É a idade do Guilherme. Ele continua estudando Autocad e me pediu mais esse ano para decidir o que fará na vida. Vi que é complicado lidar com as placas, pois o controle de qualidade tem que ser muito grande. A Regina está querendo vender a nossa casa em Curitiba.

14/01/90 – domingo – A semana passada foi cansativa. Na sexta-feira à noite me apareceu uma dor de cabeça, talvez devido à má alimentação ou ao cansaço. De tarde na Reducópias me estragaram 1.000 folhas por falha de comunicação. Mas conseguimos fazer as sete propostas do DNER! Foi uma vitória dos softwares do Dr. Sílvio, da dupla Armando e Enrique, do Dr. Wilson e de todos os integrantes do Departamento Técnico. Aproveitei para descansar bem neste final de semana. Na próxima semana temos as propostas do Iguaçu-Bota e do Canal do Cunha. A semana foi bastante chuvosa, com muitas inundações pelo Brasil. A Lycia e o Guilherme devem vir a São Paulo na próxima semana para assistir ao Holywood Rock. A Dona Lycia estava na praia. A Regina em Curitiba. Ontem consertei as molinhas da impressora Grafix. Hoje pretendo programar bastante. Às 10:00 vou ligar para a Regina. No dia 10 liguei para lembrar os nossos 29 anos de casados. Ainda me lembro das palavras do saudoso padrinho Padre Augusto dizendo que eu seria o sol e ela a lua.

21/01/90 – domingo – O Guilherme esteve aqui ante-ontem para assistir ao Holywood Rock. A Lycia está aqui desde quinta-feira na casa da amiga Cláudia e assistiu a duas apresentações. Só ontem falamos pelo telefone. A Regina está na praia em Guaratuba. Vou ligar para ela agora. Nesta semana que passou houve muito trabalho na CFG. Ganhamos o Iguaçu-Bota e ficamos em segundo lugar no Canal do Cunha. Ontem sábado, às 18:00 terminamos a Proposta do Túnel Extravasor, que será amanhã às 10:00. Hoje pretendo continuar a lançar um programa no micro. Tem feito muito calor e tenho ligado o ventilador à noite. Que diferença do inverno quando usava três cobertores. A Sônia e a Dayse continuam na Europa. Parece que a Sônia já superou as crises existenciais, graças a Deus! A Dayse está conseguindo novas amizades e conhecimentos úteis à Arquitetura. O Guilherme me disse que fizera um longo Pert para a Cesbe, lá na ECS com o Autocad. Na CFG o Dr. Sílvio usou o Sidekick para uma relação de equipamentos. Acabei de falar com a Regina. Chove muito em Guaratuba. Ela está lá com a Dona Lycia, a Célia e a Elyane. Não deu para pegar uma cor na praia. Volta amanhã para Curitiba, pois a Lycia vai preparar a viagem ao Sul com a Ana Paula e seu namorado. A Ana Paula foi colega dela no Colégio Santa Terezinha em Curitiba e me lembro dela loirinha e menina no altar na década de 70. Comentei com a Regina que tenho uma concorrência na Surcap e depois outra na CBTU. Vou tentar ir a Curitiba e ao Rio para visitar a Raymunda, que vai fazer 78 anos no próximo dia 15 de fevereiro. A Regina me pediu para tirar uma semana de folga no Carnaval. Vamos ver se vai dar.

28/01/90 – domingo – Mais uma semana que passou. Como a Lycia está em São Paulo resolvi ficar como uim anjo da guarda mais perto dela. No próximo fim-de-semana pretendo iir a Curitiba. A Lycia vai amanhã às 14:00. Na sexta-feira a minha irmã Maria Helena ligou lá do Rio de Janeiro. Ela me pediu para colaborar enviando 1.000,00 para que a Raymunda possa ir para o Asilo São Luiz. Colocou a casa a nossadisposição. Vai ter um neto do filho Roberto. Na semana que passou ficamos em 4º lugar no Túnel Extravasor. No feriado do dia 25 consegui lançar programas no TK-IIe. Tenho levantado mais cedo e malhado no micro. Hoje levantei às 05:30 e fiz um “LIST”:  dos programas do Abreu que são ótimos. Acho que agora acertei o caminho. Ontem na Litec comprei livros de manutenção, applesoft e prodos. O disquete do applesoft não é nem dos 3.3 nem prodos. Vou devolver. Na CFG está uma onda de sair gente: Enrique, Carlos Correa, José Luiz, Delmiro e Sandrinha. Parece que o Sr Guedes vai contratar mais gente. O pessoal do DT reclamando de muito serviço e baixo salário. Conseguimos nos sair bem mesmo sem o Francisco da Xerox e a Sueli Peixoto, de férias. Hoje convidei a Lycia, a Cláudia com a mãe para almoçar fora. Estou aguardando.

11/02/90 – Estive em Curitiba com a Regina. Almoçamos no sábado no Taclas. Fomos de ônibus. O Guilherme está em Guaratuba. A Lycia está em Caxias do Sul com a Ana Paula e o namorado. A Sônia ligou e a Dayse também, no domingo. Almoçamos juntos a Regina, a Dona Lycia e eu. No almoço do domingo atrasado só veio a Lycia. Almoçamos no Galeto’s , na Avenida Ipiranga, ao lado do Farina’s. Ela comeu mignon e eu galeto. Na CFG mudei de mesa e fiquei ao lado do Armando. Levei a minha calculadora Casio para o hotel. Pretendo me organizar bem para evitar qualquer tipo de erro.

18/02/90 – A Regina esteve aqui em São Paulo na 4ª e 5ª feira. Almoçamos no Galeto’s e comemos peixe Pintado, 630,00. Ela veio tentar resolver o problema do Visto da Dayse, na França, junto ao consulado, mas nada conseguiu. Passamos um telegrama para a Raymunda no dia 15 pela passagem dos seus 78 anos e enviamos uma correspondência para a Dayse. Mostrei para a Regina o “Lanches Anchieta”onde como o meu sanduiche de frango simples a 30,00 e a igreja de Santa Ifigênia (Nossa Senhora da Conceição) onde fica exposto o Santíssimo Sacramento. Fomos ao Banco Itaú onde mandamos 500,00 para a Lycia e eu dei uma nota nova de 500,00 para a Regina. À noite fomos de metrô à Rodoviária do Tietê onde ela embarcou no ônibus das 23:00 da Cometa, poltrona 7, para Curitiba. Ontem fui trabalhar na CFG. Consertei a cortina e adiantei o Plano de Execução  da  Proposta da CBTU do dia 22. Ainda tem o da Surcap para o dia 22 de março. Adquiri um AW 3.0 e um Superprint, eu pretendo praticar hoje no micro. Tenho dormido cedo. Hoje vi o mano José Maria celebrando a misssa na Tv Globo. Na homilia ele disse que todos devemos nos esforçar para sermos santos. Em seguida o Cardeal Eugênio Sales falou contra os desmandos do carnaval carioca.  Hoje faz 19 anos da morte do Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara. Que Deus o tenha no céu!

04/03/90 – domingo – Estive em Guaratuba, durante o carnaval. No bloco kukuncá só seis pessoas: Dona Lycia, Regina, eu, Lycia, Ricardo e Elyane. . Dias bonitos e boa praia. Não tenho visto televisão. Pratiquei no micro o AW 3.0 e o Superprint. O Guilherme passou o carnaval em São João do Ivaí com a namorada Márcia. Em Guaratuba arrumei o vaso sanitário e podei as plantas. Comprei novomilk no Parati. Em Curitiba fiz tudo de ônibus e a pé. Cortei o cabelo, 100,00, paguei os ISS meu e da Dayse, desentupi o vaso sanitário do lavabo e me apresentei na SIP/5. Peguei o ônibus das 16:00 na quarta-feira de cinzas, tendo feito jejum e abstinência. Na quinta-feira telefonei para a Maria Helena. A situação da raymunda ainda não ficou completamente resolvida. A casa da rua Desembargador Isidro, 46 talvez seja alugada. Ela passou o carnaval com o Gilberto na Praia Grande. Estou aguardando o telefonema dela para a remessa do dinheiro.

25/03/90 – domingo – Acabei de telefonar para a Regina. O assunto do momento são as restrições financeiras de liquidez do Plano Brasil Novo, do presidente Collor. Ela falou para eu tirar os 50.000 da CEF que depois ela resolve sobre a conta dela. A Lycia está em São Paulo para fazer um curso relacionado com Publicidade. Ela está dormindo no apartamento do amigo gelson. Ontem esteve no serviço da amiga Cláudia. No fim-de-semana passado estive em Curitiba. Todos bem, graças a Deus! Conversei bastante com o Guilherme sobre a vida dele. É bem diferente da minha vida aos 24 anos. Dei-lhe conselhos e ressaltei que o que fica da vida são as boas ações. Contei para ele as más açõese os erros que cometi no passado os quais gostaria de não ter cometido. Almoçamos juntos: Dona Lycia, Regina, Guilherme, Lycia, Patrícia Russo e eu. A Patrícia é caloura da Lycia na Faculdade. Quem diria, o mundo dá tantas voltas. Elas se conheceram quando moramos na rua General Daltro Filho, em 1979. Na semana anterior estive no Rio. Fiquei na casa da Maria Helena, no Grajaú. No sábado pela manhã fui até a Tijuca. Tirei fotos da igreja dos Sagrados Corações, do lugar onde foi o Colégio Dom Vital, antes do Tijuca Tenis Clube demolir, do posto de gasolina onde era a casa do meu colega Estevão ou Cristovão que desenhava bem, do Tijuca Tenis Clube, da casa do Murilo e da Maria Anita, da nossa casa. Percorri a pé a rua Desembargador Isidro. Almocei nas Lojas Americanas e tomei coca-cola no Bob’s. Passei pela rua onde mora o Felippe. Fui a pé até a casa onde está a Raymunda. Ela está cega! Que Deus lhe dê conformação! Fiquei com ela das 14:00 às 16:00. Depois chegou a Maria Helena. Conversamos bastante. A Raymunda não gosta de lá. Na cama ao lado está uma velhinha chamada Júlia, que teve cinco filhos e o marido a abandonou. Ela costurava para criar os filhos. Usava fraldas pois não podia se levantar da cama. A Raymunda dizia: “Eu quero ficar junto, ficar junto é o céu, ficar aqui é um purgatório!” A Maria Helena com palavras conseguia que ela sossegasse. Se eu pudesse eu tirava a Raymunda de lá, mas para onde? Esta foi a minha última conversa com a minha querida Raymunda, a quem muito devo! Ainda bem que tenho muitas conversas gravadas em fita k7 e de vez em quando posso recordar seus sábios conselhos. À noite eu fui com o Josué e a Maria Helena ao apartamento da Nair Piedras. Lá eu pude rever a Nair, a Nairzinha e o marido e o filho Diego aniversariante, o Ivan e esposa Regina e dois filhos (um casal), o Horácio e esposa e dois filhos (um casal), os filhos do Rubens, um se chama André, a Risoleta, o Affonso e os filhos Pedro Afonso, Mariana e Tatiana, a Anna, a Margarida, a Violeta, o Ivanzinho e o Alberto, filho da Vera. Enfim foram grandes recordações de Paquetá, ano de 1956! Quando voltava no domingo para São Paulo a Maria Helena me levou na casa da Maria da Glória, filha do tio Adrião e da tia Dolores onde revi a Susana, a Conceição, a Ana e o marido, o Sérgio e esposa e muitas crianças. No sábado à tardde fui à missa com a Maria Helena e o Josué em uma igreja do Grajaú onde gostei da música e do acompanhamento do organista. Falei com o Felippe, a Suely e a e a Maria José por telefone. A Maria José me disse que a Maria Anita, irmã do Murilo, colega do Edison, já é vovó.

01/04/90 – domingo – A Lycia passou uma semana em São Paulo. Dormiu no apartamento do Gelson e mais duas amigas. Considera o Gelson como da nossa família. Eu disse que se ela quisesse podia ficar no hotel que eu pagava as despesas, mas ela prefere ficar lá. Ela assistiu a umas palestras sobre Publicidade. Ela gosta muito de São Paulo. No domingo passado almoçamos no La Farina e ela ainda comeu um  sundae no Bob’s. 

Ontem às 23:40 fui com ela à Rodoviária do Tietê, de metrô, de onde ela embarcou no ônibus da Cometa para Curitiba. Havia poucos passageiros. A Regina me disse que a Sônia está em Paris, de onde vai para Madrid para o regresso ao Brasil. A Dayse está em Londres. Ontem eu passei o dia malhando no computador. Tive um progresso na programação. Adaptei programas em DOS 3.3 para ProDos e acho que estou próximo a  conseguir a síntese. Fico muito contente comigo mesmo quando consigo melhorar um programa. Na CFG com o programa na HP41CV para um cronograma físico-financeiro, deixei o Diretor admirado. Fiz em 1 hora e 15 minutos. Na hora do almoço fui ao hotel e passei o programa do Digital Cassete Drive para a HP41CV e das 13:00 às 14:15 consegui preencher o cronograma. Foi um desfio vencido, graças a Deus! Na CFG finalmente fui registrado com carteira assinada, graças ao Plano Brasil Novo do Presidente Fernando Afonso Collor de Mello. Recebi o meu primeiro cheque nominal! Graças a Deus, à Nossa Senhora e aos meus Santos Padroeiros!

21/04/90 – sábado – Na Semana Santa fui para Curitiba. A Regina veio para São Paulo para esperar a Sônia. Mas aconteceu um imprevisto. A Sônia teve a sua mochila roubada em Madri, com o seu passaporte, sua passagem e os seus dólares economizados na Europa. Não conseguiu embarcar sem passaporte. No dia 7 faleceu a minha querida Raymunda, lá no Rio de Janeiro. Que Deus a tenha no céu! A Maria Helena me disse que ela havia passado o domingo anterior na casa da nossa prima Susana com a nossa Tia Dolores e o primo Sérgio. Na segunda-feira não passou bem. Na terça-feira conversou com impaciência com a Maria José. Na quinta-feira dormiu bastante, segundo a Tia Dolores. Às 16:00 do sábado foi levada de ambulância pela Margarida ao Hospital perto do apartamento da Maria José que não a quis receber mas acabou recebendo. Tentaram salvá-la mas não foi possível. Na autópsia no IML acharam muito pús nos pulmões. Ela deve ter tido uma pneumonia. Ela foi enterrada no domingo no Cemitério de São João Batsita. Quem levou o corpo foi a Margarida. O Mons. José Maria relembrou que havia presenciado a Raymunda emprestando dinheiro ao Dr. Edgard! Testemunhou que ela sempre cuidou bem dos outros. O sol estava forte e a rampa do cemitério era longa. O pessoal presente: Affonso, Felippe, Risoleta, Maria José, Maria Helena, Tia Dolores e família suava muito! No dia 17, quarta-feira finalmente a Sônia chegou. Fui recebê-la no Aeroporto. Ela estava chorosa pela perda da mochila com todo o dinheiro economizado. Dormiu no hotel e conversamos bastante. Que Deus ilumine a sua vida!

27/05/90 – domingo – Ontem recebi uma carta da Dayse. Está em Londres aguardando a chegada da Regina. Parece satisfeita estudando inglês com computador e procurando emprego.O Guilherme também está se preparando para ir aos Estados Unidos para assistir ao casamento do Clark. Eu ainda não fui ao Rio para nova visita aos parentes. Parece que a minha irmã Risoleta está muito magra. Estão querendo alugar a casa da Tijuca pois com o Plano Collor a venda está difícil. Em Curitiba a Regina conseguiu acertar os impostos do nosso lote em Pontal do Sul e esperamos poder vendê-lo. Eu consegui fazer a minha Declaração de Ajuste Anual no computador. No final a Regina evitou que eu pagasse uns 50.000,00 a mais pois eu havia colocado os rendimentos do Open e da Conta Ouro em rendiemntos do capital quando na realidade não são. Graças a Deus! Na CFG tenho usado bem as HP41CV. Acho que o Departamento Técnico está funcionando muito bem. Só faltam novas e grandes Licitações. “O mar não está para peixe!” tenho dito ao pessoal. No hotel tenho conseguido não ver televisão. Tenho rezado o rosário diariamente, tenho ido à missa aos domingos e comungado, graças a Deus! Continuo progredindo na programação no micro. Estou a meio caminho de um programa para composição de custos das obras. Ontem consegui fazer o cadastro das composições que eu chamei de Compos.cad, no ProDos, com os números e quantidades de insumos. Viva! Continuo comendo sanduiche de frango a Cr$70,00, na Lanchonete Anchieta e em seguida visitado o Santíssimo exposto na igreja da Imaculada Conceição no Bairro de Santa Ifigênia, cruzando sempre o viaduto e apreciando as barracas dos vendedores. Em Curitiba, o Guilherme continua estudando AutoCad. A Lycia continua na Faculdade e a Sônia está aguardando novas oportunidades no Brasil.

17/06/90 – domingo – Acabei de reler trechos do livro “A Preparação para a Morte”de Santo Afonso de Liguório, que era da mamãe e o livro “O Homem perante a Vida”do Dr Alexis Carrel. Dois pensamentos distintos que me fazem pensar bastante sobre a existência humana. Que Deus me ilumine! A Regina está na Europa e o Guilherme nos estados Unidos. Embarcaram na quarta-feira à noite, dia 13 de junho, dia de Santo Antonio. Graças a Deus tudo correu bem. A Lycia estava comigo no aeroporto de Cumbica. A Sônia em Curitiba ficou cuidando das coisas e trabalhando para conseguir algum dinheiro. A vida está muito difícil para ela. Tenho que ajudá-la nesta fase. Neste mês completei 54 anos de vida. Estive em Curitiba no aniversário do meu sobrinho-neto Maurício que também no dia 3 completou seus 8 anos. A nossa diferença é de 46 anos. Revi a Maria José, a Cecília e suas filhas Viviane e Beatriz. O Opala 72 incomodou com um pneu furado e falta de farol. No almoço de domingo só faltou a Dayse mas ela me telefonou dando os parabéns. Nesta semana aproveitei para concluir o meu programa de composição de custos. Acho que está muito bom, graças a Deus! Na CFG tenho digitado no IBM-PC com o Dr Sílvio. No futebol a seleção brasileira já jogou duas vezes vencendo por 2 a 1 a Sécia e por 1 a 0 a Costa Rica. As obras do segundo túnel no Vale do Anhangabaú prosseguem em bom ritmo. É para mim uma ótima escola poder apreciar e fotografar o que está sendo feito. A Construtora Andrade Gutierrez  e suas contratadas, como a Anson, trabalham muito bem. Fico com pena dos peões com frio trabalhando domingo de madrugada. Como é dura a vida para muitos brasileiros! Haveria uma solução diferente? Pelo menos estão empregados e se “Vis mea in labore”serve para mim também deverá servir para eles, desde que o salário dê para uma vida de um padrão decente. Hoje notei que o papai nasceu em setembro e a mamãe em agosto, que ele morreu em fevereiro e ela em março, que ele é de anos pares (1886-1954) e ela de ímpares (1893-1973).

01/07/90 – domingo – Hoje espero responder à carta da Dayse que está junto com a Regina em Londres. O Guilherme ainda deve estar nos Estados Unidos. No domingo passado almoçamos juntos: Dona Lycia, Sônia, Lycia e eu. No futebol o Brasil perdeu de 1 a 0 para a Argentina. Todos ficamos tristes. Na CFG tenho lidado com o computador da firma. Estamos numa fase sem licitações. Tempo frio. O Túnel do Anhangabaú está quase pronto. O Pessoal na CFG está reclamando dos salários. A inflação está querendo chegar aos 10% ao mês. O meu sanduiche ainda está a Cr$65,00.

15/07/90 – domingo – O Guilherme chegou ontem vindo de 1 mês nos Estados Unidos. A Lycia chegou vindo de Curitiba para uma semana em São Paulo. A Regina e a Dayse continuam  na Europa. A Sônia em Curitiba com a avó Lycia. No domingo passado almoçamos em Curitiba. A Lycia estava em Porto Alegre. O Sr. Ananias deu uma olhada no telhado. Comprei mantimentos no Parati. Fui a pé à missa das 11:30 no Cristo Rei. Ontem conversei bastante com o Guilherme. Ele gostou muito de “Orange County” nos Estados Unidos onde andou de bicicleta e divertiu bastante.  Falei para ele fazer um “Master Degree” nos Estados Unidos. Ele me disse que em novembro ele vai decidir sobre a vida dele. Eu me sinto realizado no meu filho, pois eu queria ser engenheiro eletrônico no IME e ele é. Gostaria de falar bem inglês e ele fala. Ele também tem ido à missa aos domingos. Peço a Deus que o ilumine e não deixe que ele as falhas que cometí. O meu irmão Felippe me disse ao telefone que saiu da Embratel. Ele ia visitar o Luiz. A casa da Tijuca ia ser alugada. Na CFG tenho usado o micro da firma e espero ensinar o pessoal do Departamento Técnico: Valéria, Marineuza, Sueli, Vânia, Mário (?) e Professor Marfará (?)). O Armando já está bem acostumado com computador. No hotel tenho me levantado às 04:00 como nos tempos de cadete, em 1957 e estudado programação. Admiro certos programas do autor Graham Keeler. Mostrei o Guilherme o efeito do comando “Exec” no ProDos. Transforma um programa em Basic em um Textfile. Acho que os programas pu.calc, compos.cad e insum.cad estão ótimos, faltando alguns retoques. Mostrei ao Guilherme o funcionamento. Tenho conseguido não ver televisão. Às vezes não almoço o sanduiche de de frango e como bolacha de água e sal Triunfo e bebo tang laranja. Sumiu o meu sanduiche “hot frango”da Kent que custava Cr$65,00. Agora o filé de frango está a Cr$100,00. A inflação está em torno de 10% a.m.. O pessoal tem reclamado da falta de aumento dos salários. O engenheiro Roberto que foi da Ferreira Guedes e agora está na Queiroz Galvão, de férias,  nos disse que lá há 30 engenheiros com bons salários que estão em casa por falta de serviço.

29/07/90 – domingo – O frio chegou. Hoje marcou 3º C na Praça da Bandeira. Continuam as obras do túnel mesmo no domingo. Não me sinto bem descansando no hotel e vendo outros trabalhando. Nesta semana convivi com uma gripe devido à ida a Curitiba onde peguei chuva e frio. A Dona Lycia, o Guilherme e eu lanchamos à noite no apartamento da SôniaEla aprontou tudo. A sala de visitas dela parece um museu com bastante quadros. No domingo almoçamos juntos lá na Teixeira Mendes. A Lycia estava em São Paulo com a Cláudia. A Regina e a Dayse desta vez não ligaram de Londres. O Guilherme vai de novo aos Estados Unidos pela firma. Na CFG continuo no micro IBM-PC levando a Marineuza, a Vânia, a Valéria e a Sueli para aprenderem o Lotus 1-2-3. O Mário acertou os cronogramas do DER/SP após três idas lá. Na sexta-feira o Departamento Técnico ficou cheio de gente: Francisco da xerox, Armando Rodrigues, eu, Mário, Dr. Lúcio Varela, Dr. Wilson Feldberg, Dr. Azambuja, Dr Joaquim, Walace, Dr. Marfará, Dr. Oriosvaldo, Marineuza, Valéria, Vânia, Sueli e Dr. Emilson. Hoje pretendo escrever uma longa carta para a Regina e para a Dayse. Ontem estudei applewaorks e listei todos os programas das HP41CV em ordem alfabética. Hoje pretendo continuar os programas. Ontem toquei violão. A Eliane, o Marconi e os filhos de 15,12,11 e 10 (?) anos estiveram em São Paulo no fim-de-semana passado (eu estava em Curitiba!). Voltaram de trem Santa Cruz. A Maria Helena foi a Foz do Iguaçu. Liguei para o Josué dizendo que não ia ao Rio devido à gripe. A Maria José e a Patrícia ainda devem estar na frança. Greve em Volta Redonda e na Ford de São Bernardo do Campo. O Brasil perdeu no basquete para os Estados Unidos. O “Big O “(Oscar) jogando muito bem. O EB vai ajudar no programa “SOS” estradas. Foi lançada a HP48SX, um salto para o século XXI. Custa uns Cr$66.000,00. Não tenho saído aos sábados em São Paulo. Estou com pouco dinheiro de reserva. Tenho que estudar os livros que já comprei e não ficar comprando novos sem os ler. Devo evitar o consumismo.

05/08/90 – domingo – Não fui a Curitiba. No próximo fim-de-semana devo ir devido ao Dia dos Pais. Recebi finalmente cartas da Regina e da Dayse. Vão bem, graças a Deus! A Regina escreveu que esteve em uma igreja onde rezou ao Sagrado Coração de Jesus  pela nossa família. Que bom! As duas estão estudando inglês. A Dayse pensa em ficar mais para aprender melhor.  A Regina está começando a gostar de computador. Houve um dia em que ela ficou 45 minutos dentro de um metrô parado cheio de gente. No fim-de-semana passado esqueci de salvar a carta enquanto digitava e perdi tudo. Tive que fazer uma outra menor. Pretendo responder hoje as cartas da Regina e da Dayse. Não telefonei para Curitiba. Estou sem notícias e o telefone do hotel está enguiçado. Tenho dormido com dois cobertores devido ao frio. Na CFG continuo lidando com o Lotus 1-2-3. No hotel tento melhorar no Appleworks. Tenho conseguido três coisas: não ver televisão, não sair aos sábados, rezar o rosário diariamentee fazer a comunhão nas primeiras sextas-feiras. Falta diminuir meu peso, pois estou com 100kg. Vou tentar não almoçar e ver o que acontece.

19/08/90 – domingo – Tempo nublado e chuvoso. Na sexta-feira telefonei para a minha irmã Risoleta que mora no Rio de Janeiro. Liguei também para a Lycia em Curitiba. Todos bem, graças a Deus! Hoje pretendo escrever uma carta para a Dayse e para a Regina, que estão em Londres. No domingo passado, Dia dos Pais, estive em Curitiba. Falei com a Regina e a Dayse pelo telefone. Disseram que estava muito calor em Londres. Lembrei a Regina dos tempos na Tijuca, em 1968, quando ela tinha que tomar banho várias vezes durante a noite para suportar o calor. Parece que vão ficar mais tempo lá pela Europa. Estão aguardando a chegada da Dona Lycia em setembro. Ganhei dos filhos um pijama feito pela Célia e pela Beatriz. No sábado o Guilherme fez uma cervejada com os amigos Marcelo e esposa, Tonico e Lito. Tomaram 24 cervejas. De manhã estava tudo sujo. Lavei tudo me lembrando que a Raymunda fazia o mesmo em nossa casa na Tijuca. O Guilherme foi a pé comigo à missa na igreja do Cristo Rei.  No almoço estavam: Dona Lycia (faltou uma cervejinha para ela), Sônia, Alberto (faltou um cafezinho para ele, sem ser Nescafé), Lycia, Guilherme e eu. Colocamos a mesa no jardim e tirei fotografias. Mais tarde apareceu a Cláudia, amiga da Lycia. A Sônia me levou no Opala até a rodoviária pois o Gol estava com o pneu furado. Na CFG continuo lançando planilhas no Lotus 1-2-3. No hotel continuo melhorando meus programas. Estou lançandoo nome de músicas no banco de dados. Encomendei dois softwares, Pinpoint e Sideways, no Domínio Público Software.

02/09/90 – domingo – O Guilherme apareceu em São Paulo com o amigo Antonio para assistir amanhã a palestras sobre DCA e Autocad. A Lycia já está com o som Gradiente comprado por 36.600,00 à vista na Stier. No dia 12 ela vai fazer 18 anos!  Graças a Deus pela família que me deu! Hoje escrevi a terceira carta para a Regina e a Dayse, onde transcrevi uma lição em inglês sobre Oxford. Na semana passada estive em Curitiba onde tomei whiskey ao som de música, com o Raul Bejes, marido da Nilzamira, nossos vizinhos de rua. Ela é parente da Regina. O meu auxiliar Armando, pretende sair da CFG para ganhar o dobro. O desafio vai aumentar para mim, pois ele é muito bom na obtenção dos custos das obras e é muito inteligente e eficiente. O Guilherme vai fazer 25 anos no dia cinco. Ainda não vi um presente para ele. O Túnel do Anhangabau foi inaugurado na sexta-feira. Está havendo uma guerra entre o Iraque e o Kwait. Estou tendo dificuldades com os softs e a impressora. Emprestei 22.000,00 à Marineuza para a forração da casa dela. Ela já me pagou. A Ana Carolina, filha dela já completou um ano. Como passa o tempo! 

16/09/90 – domingo – Hoje a temperatura de manhã era de cinco graus! Levantei-me às 04:00 e tentei fazer o cronograma físico-financeiro para o DER-SP na PC-Sharp que adquiri em segunda mão na Fotóptica, por 23.200,00. Acho que foi uma boa aquisição pois me permitirá praticar bastante a programação em Basic. Já obtive algum progresso. Ontem fiz uma solda na HP41C que dei para o Guilherme. Parece que ficou funcionando. Estive em Curitiba. Todos bem, graças a Deus! Tentei consertar a máquina de lavar roupa. Toquei um pouco de piano, violão e acordeão. O Guilherme e eu fizemos macarrão no sábado. A Sônia com os amigos que moram em Valinhos e que conheceu na Itália. Achei bonito o som Gradiente da Lycia. Muita chuva no dia sete de setembro. Na rodoviária, às 04:00 cuidei do programa de custos na mesa de um bar. Na CFG com muitas concorrências do DER-SP. O Armando vai continuar na CFG. Viva! Vai ser o Sub-Gerente do Departamento Técnico. Telefonei para o meu irmão Felippe no dia 13, pela passagem dos seus 56 anos. Graças a Deus todos vão bem. A Nairzinha está em Portugal. Conversei com a Suely. Um engenheiro da CFG que trabalha em Juiz de Fora veio à Sede para ajudar na preparação de uma proposta para a Prefeitura de lá. O nome dele é João Carlos e gostou muito de trabalhar com a gente. Um dos filhos do Professor Marfará se casou. A desenhista Tânia é bem rápida e desenha bem.

23/09/90 – domingo – A Primavera e o calor estão chegando. Hoje acordei às 04:30 para programar. Dezoito graus centígrados às 07:00. O programa do cronograma físico-financeiro está ótimo tanto na HP41CV, como no PC-1500 e no TK2000IIe. Viva! Listei um programa enorme de orçamento e PERT que me deixou assustado de tão grande. Já comecei a estudá-lo. Acho interessante. A Lycia está em São Paulo. Ela veio de avião com a Dona Lycia. Fui buscá-la no aeroporto indo de metrô até o Bresser e depois de ônibus da EMTU (saiu às 18:30 e custou 41,00), chegando às 19:10. A Dona Lycia já havia entrado no avião para a Europa não dando tempo de eu falar com ela. O Gelson veio buscar a Lycia às 22:30. Já estávamos dormindo. Na sexta-feira à noite fui com a Lycia assistir ao comício do Maluf, na Praça da Sé. Era muita gente e fiquei com medo de que algo acontecesse com ela. Graças a Deus ela desistiu de ficar sozinha no meio da multidão. Ficamos juntos e eu procurei protegê-la ao máximo contra os movimentos da “massa humana”. Apareceram a Hebe Camargo, a Cláudia Raia, o Ferreira Neto e o Maluf. O Conjunto Dominó dançou e tocou. A Lycia adorou. Ho hotel já ligou para a mãe do Afonso, Dona Ivone, contando como foi a apresentação.. No sábado a Lycia apareceu com uma amiga, Audri. Combinamos almoçar juntos, a Lycia e eu. Na sexta-feira liguei para a casa da Gilda, filha do primo Gilberto, que mora em São Paulo e falei com as minhas irmãs Maria José e Maria Helena que estavam lá e seguem para Curitiba para os sete anos da Carina, neta da Maria José. Em São Paulo estiveram presentes nos 60 anos da Maria Helena, esposa do Gilberto. Esta me telefonou ontem perguntando sobre cursos militares para os seus netos Frederico (da Gilda) e Gilberto (do Reinaldo). Na CFG, a falta de uma relação de categorias profissionais na Pré-qualificação junto à Vale do Rio Doce e a falta de cinco pás-carregadeiras e três perfuratrizes manuais na licitação de Juiz de Fora, incomodaram bastante. Estamos sem novas concorrências à vista. Estou calculando os Encargos Financeiros junto à Fepasa e ao DER-SP. Apagaram todos os meus programas em Lotus 1-2-3 no micro IBM-PC da CFG. Que surpresa desagradável! A solução é refazer tudo e proteger melhor. Não fui ao casamento do Maurício, filho da Beatriz e do Pedro, em Curitiba. Aproveitei para descansar e dar apoio à Lycia em São Paulo. Conversamos bastante. Chorei depois que ela foi embora para Curitiba. Fiquei com vontade de continuar junto com ela. Caiu um avião Bandeirante na Ilha de Fernando de Noronha. Ainda estou com 100kg! O filé de frango está a Cr$140,00. Às vezes tomo Tang de laranja e como bolacha ou maçã no almoço sem sair da minha mesa de trabalho na CFG. A guerra entre o Iraque eo Kuwait está ameaçando a paz mundial. O barril de petróleo já passou dos 30 dólares e poderá chegar aos 60 dólares. Recessão à vista!  

08/10/90 – Estive em Curitiba na semana passada. Almoçamos juntos: o Alberto, a Sônia, o Guilherme, a Lycia e eu, no apartamento da Sônia. O Alberto fez o lombinho. No sábado almocei na cidade e comprei perfumes no Mueller para presentear as secretárias: Sueli Peixoto, Marineuza, Vânia, Valéria e Tânia. Comprei uma fita k7 do Antonio Marcos, “Todos os Caminhos”. Tem uma mulher incomodando o Guilherme. No dia 4 de outubro não fui votar em Curitiba. Justifiquei no Correio Central. Na CFG grandes progressos nos micros. Descobri que tenho um Lotus 1-2-3 para o Apple, chamado VIP. Tenho praticado bastante. Não está imprimindo direito. Levei o kit NLQ para conserto (André da Farah). Emprestei 2.000,00 à chorosa Marineuza com a filha com febre. Emprestei 2.000,00 ao Marfará. Retirei 10.000,00 da C/C de Curitiba, após telefonar para a Sônia, ainda sonolenta às 07:30 do sábado. Ela me disse que a Lycia havia ido à Oktoberfest. Na Vale do Rio Doce aceitaram os meus argumentos sobre a falta de nova relação na Pré-qualificação. Viva! O Dr Sílvio conseguiu fazer o cronograma do DER-SP no Lotus 1-2-3 junto com a Proposta. É o cerco aos F-U-R-O-S no Departamento Técnico. Viva! Devagar e sempre! Trabalho constante sem alardes, como a semente germinando no fundo da terra. Outra vitória: a nona medição e o seu reajustamento prévio bateram perfeitamente como DER-SP. Viva! Nos recálculos das 7ª e 8ª medições a diferença ficou em Cr$0,20! Viva! Ontem arrumei os meus livros nos armários  do Departamento. Comprei outra fita k7 do Antonio Marcos (Cr$550,00). Passei na Livraria Triângulo, mas estava sem novidades. Resolvi ficar neste final de semana prolongado em São Paulo. Uma viagem ao Rio é dispendiosa. Vou deixar para mais tarde. Hoje deve fazer calor. Já não uso cobertor nem pijama comprido. Continua a urbanização do Vale do Anhangabaú. Está ficando muito bonita. Estou sem notícias da Regina, da Dfaysae e da Dona Lycia. Vou escrever uma carta hoje. O Maluf e o Fleury estão no segundo turno. O Martinez e o Requião também. No Rio o Brizola já está eleito. Tenho lido a Vida de Cristo. Como foi abandonado por todos. Que sofrimento!

18/11/90 – Neste final de semana melhorei bastante os meus programas de composição de custos. Na CFG uso facilmente o Lotus 1-2-3. Na semana passada o Guilherme esteve em São Paulo fazendo um curso na Elebra sobre o 386 e o 486. Ele está amando a Betina, mas ainda pensa nas antigas namoradas. Que Deus o ilumine!  Parece que aquela mulher que o incomodava o está esquecendo. Graças a Deus! A Lycia esteve em Porto Alegre reclamando muito da viagem de ônibus na ida, passando por Lages. A Dona Lycia já chegou da Europa. Almoçamos todos juntos no último domingo. Apoareceu o Mauro Medina que também almoçou. A Lycia já tirou a carteira de motorista e tem passado por uns sustos, graças a Deus sem maiores consequencias. Recebi um cartão da Dayse. A Regina parece que está na Suécia, de novo. Em um sábado visitei a Sônia que trabalha na lanchonete da Aliança Francesa e o Guilherme que trabalha na ECS. Almocei com a Lycia no apartamento da vó Lycia. Tenho recebido parte do aluguel da casa da rua Desembargador Isidro 46, no Rio. Graças a Deus e a meus pais!  Tenho conseguido não ver televisão e tenho rezado o rosário todos os dias. Já fiz sete das nove comunhões das primeiras sextas-feiras do mês. Na CFG estamos com poucas concorrências. Tem feito bastante calor. Em Londres a Dayse está com muito frio e com saudades do calor.

16/12/90 – domingo – Estive no Rio no dia 1º. Eram os 51 anos da Margarida que é de 1939, a Violeta é de 1941, a Regina de 1942 e a Vera de 1943. Desta vez falei até com o Luiz pelo telefone. Todos vão bem. A minha prima Osmarina, minha madrinha de consagração, faleceu. Que Deus a tenha no céu! O Nelson, casado com a minha prima Joanita, está mal. O Oscarzinho fez 36 anos no dia 2. O filhinho dele é bem esperto e lembra o avô Oscar. Estive em Curitiba. Almoçamos juntos no domingo: Dona Lycia, Alberto, Sônia, Guilherme, Lycia e eu. A Regina ligou da Suécia. Está com tosse e sinusite. Recebi carta dela e da Dayse. Ela vem no dia 19 e a Dayse no dia 2 de janeiro. Na CFG estamos com três concorrências: DER-SP (Castelo Branco com a SA Paulista, Eletropaulo, Fepasa e Prequalificação na Codevasf.  O microcomputador ajudou bastante. Agora tem uma licitação da Codevasf para o dia 9 de janeiro. Adquiri um programa Supercalc 3ª. Comprei uma estante. Visitei apartamentos a pé. Todos muito caros. Comprei um par de sapatos.

19/12/90 – A Regina chegou. Graças a Deus tudo transcorreu bem. De São Paulo ela seguiu de avião para Curitiba. Comemos sanduiches no aeroporto.

25/12/90 – Passamos o Natal juntos em Curitiba, sem a Dayse. O Alberto estava presente. Dei Cr$10.000,00 para cada filho. A Regina decorou a casa com motivos da Suécia.

31/12/90 – Passamos juntos em Curitiba. O Guilherme passou na praia de Guaratuba. Aquela mulher ainda o incomoda e está brigado com a Betina. Estive bem ruim da barriga em São Paulo mas deu para ir trabalhar. Comprei um transistor para o Guilherme. E assim chegamos ao fim de mais um ano. Graças a Deus por tudo!

ANO DE 1991

03/01/91 -  A Dayse chegou bem a São Paulo, vindo de Londres. De São Paulo seguiu de avião para Curitiba. Finalmente estamos todos reunidos outra vez no Brasil. Viva! Na CFG estamos sem licitações à vista. Tenho aproveitado para sistematizar rotinas. Ainda não consegui imprimir com o Sideways no TK3000. A Lycia deve estar em Guaratuba com a amiga Cláudia. Nesta semana elas devem vir a São Paulo e depois a Lycia deve ir ao Rock in Rio II com a amiga Patrícia. Consegui comungar em nove primeiras sextas-feiras, graças a Deus!

20/01/91 – domingo – A Regina, a Lycia e a Cláudia estiveram aqui em São Paulo comigo. Graças a Deus a Regina e eu passamos juntos o nosso 30º ano de aniversário de casamento. Acho que o nosso relacionamento está cada vbez melhor pois o amor vai se transformando numa amizade profunda com pouca turbulência. Aqui em São Paulo visitamos um apartamento da CFG para onde vou me mudar. Visitamos também o Claudomiro, um antigo conhecido dela e da prima Beatriz. Fizemos uma visita ao General Camargo casado com a amiga dela Terezinha. Almoçamos duas vezes no restaurante  La Farina. Ela foi buscar uma mala da Dayse em Cmbica. Voltou de ônibus leito para Curitiba, na segunda-feira às 23:45. A Lycia e a Cláudia fizeram programas independentes de nós. Visitaram a Dona Ivone, mãe do Afonso, do Grupo Dominó e visitaram amigas. Disseram que gostaram muito. Ficaram no Hotel e foram embora na quarta-feira às 23:40. A passagem ainda está em 1.450,00. Na última noite passearam com o Gelson. Eu andei doente dos intestinos, com fraqueza e dores musculares, mas graças a Deus consegui não faltar ao trabalho na 5ª e 6ª feiras. Na CFG consegui aplicar o Lotus 1-2-3 e o Sideways em várias rotinas. Meu objetivo é a eficiência, a rapidez e propostas sem erro. Na quinta-feira houve um ataque das forças aliadas ao Iraque, com precisão cirúrgica. No hotel eu tenho praticado o VIP (semelhante ao Lotus 1-2-3) e o Supercalc 3ª no TK3000. Passei ontem na Livraria Triângulo e vi que os livros sobre Lotus e Supercalc variam de 1500,00 a 6500,00. Os livros importados são mais caros. Não tive coragem de comprar.

17/02/91 – domingo – Estou no apartamento 1605 do Edifício Planalto, à rua Maria Paula, 279, tomando um banho de sol à janela e escrevendo. No fim-de-semana passado fiz a minha mudança do Hotel Grão-Pará para cá. Fiquei com a sola do pé doendo de tantas caminhadas trazendo as minhas coisas. Comprei uma cama de solteiro no Mappin, com um colchão, lençol, colcha e fronha. A mudança foi difícil mais valeu! Graças a Deus tudo correu bem e eu fiz economia não contratando um caminhão para a mudança. Passei o Carnaval em Guaratuba. Pulei no Bloco KuKumKá . A casa lá estava cheia: Dona Lycia, Tia Eleonora, Regina, Dayse, Sônia, Guilherme, Lycia, Cláudia, Rosângela e eu. Valeu! Hoje acabou o horário de verão. Já atrasei o relógio em 1 hora. Ontem fiz uma arrumação no apartamento, instalando o filtro, trocando a lâmpada da sala, trocando a campanhia, e arrumando os armários. Ainda deu tempo e tocar violão e “malhar”no micro no appleworks e fazendo pequenas macros no supercalc. Na CFG continuo trabalhando com um micro da firma, aproveitando a fase sem licitações. Os Estados Unidos continuam bobardeando o Kuwait e o Iraque. No Brasil o Governo lançou o Plano Collor II, acabando com o BTN e a economia indexada. A Sônia na prai cortou o meu cabelo. A Sônia, a Rosângela e eu  voltamos para Curitiba em uma carona com o Zé, marido da Célia, prima da Regina. O Guilherme esteve em Caiobá. A Regina, a Dayse e a Lycia devem vir a São Paulo. Estou sem televisão. A Dona Lycia em Guaratuba sentindo a falta de um carro.

24/02/91 – domingo – A Lycia dorme na sala e a Regina na minha cama de solteiro. Eu dormi em um colchonete. Elas estão aqui desde sexta-feira. Que bom! Comprei uma pequena televisão a cor, Toshiba, para que elas se entretenham. Ontem mudei o varal, consertei a válvula de descarga, limpei o tanque, consertei a vassoura mágica e lubrifiquei as janelas basculantes. O prédio é bem antigo! Deve ser da década de 50. Fui com a Regina até as Lojas Americanas para fazer algumas compras. Pena que estamos com pouco dinheiro. A minha vizinha, Dona Nice tem nos dado um bom apoio, com cadeiras, geladeira, pratos, etc... A Andrea, amiga da Lycia, esteve ontem aqui. A Regina estava com dor de cabeça. Reclamou da Prefeita e do fato de eu dar esmolas na rua. A chuva nos fez voltar mais cedo e ela dormiu bastante. A Lycia telefonou para a Dona Ivone, mãe do Afonso.

03/03/91 - domingo – A Regina  e a Lycia já voltaram na quarta-feira, às 24:00 para Curitiba. Fui com elas até o Metrô. O apartamento ficou bastante acolhedor graças às mãos femininas da Regina. Ontem estiveram aqui três diaristas: a Neci, a Maria e a irmã. Paguei Cr$5.000,00 pelo trabalho de limpeza pela manhã. Estou lidando com o micro que apresenta falhas. Espero voltar a me levantar às 04:00 todos os dias e malhar no computador. Na CFG continuo malhando no PC. Neste mês de março até o dia 15 vou estar com pouco dinheiro! Soube pelo noticiário que as tropas aliadas invadiram o Kuwait e que o Iraque se rendeu, graças a Deus! Tenho almoçado filé de frango, arroz, maionese e pão em um restaurante da rua Santa Ifigênia onde o gerente (Rui?) mantém o pessoal ativo “aos gritos”. Tenho feito o pagamento de 500,00 mais 50,00 de gorgeta. Quando posso entro na igreja para uma visita ao Santíssimo. No domingo passado almoçamos no apartamento do Roberto Ribeiro e Dona Maria Alice (ela é carioca e filha de um Almirante), com os filhos Antônio e Liziane. Depois a Regina e a Lycia foram com o Antônio de carro visitar a Dona Ivone, mãe do Afonso, do Grupo Dominó. Fiquei relembrando o passado com o Ribeiro desde 1956 em Paquetá. Ele está aposentado de vez. Levou-me de Santana até a rua Dona Maria Paula.

10/03/91 – domingo – Graças a Deus o micro está funcionando perfeitamente. Comprei uma cadeira e um estabilizador de voltagem. Ontem melhorei a macro para alterar o programa “Crono” aplicando os comandos de macro do Dr. Sílvio. Aos poucos vou chegando lá...Na CFG fiz uma planilha “Cmpro” no Lotus 1-2-3 para permitir o pagamento proporcional aos sub-empreiteiros da obra de Castilho. Fiquei sem almoçar na quinta e sexta-feira para poder usar o micro. Não tenho visto televisão indo dormir cedo. Em Curitiba todos vão bem graças a Deus! A Regina está querendo que eu vá lá para tentar arrumar a máquina de lavar roupa. Consegui arrumar a persiana em São Paulo, economizando 3.000,00, orçamento do Sr. Aparecido. Na sexta-feira, das 03:00 às 04:00 fiz uma Hora Santa e lembrei-me da mamãe fazendo na sala de visitas da casa da Tijuca, no Rio, diante daquele quadro de Jesus que está na casa da Maria Helena no Recreio e que pertence à Maria José. Liguei para a Maria José dando o endereço e o telefone do apartamento em São Paulo, para apoio à família.

17/03/91 – domingo – Hoje o meu irmão Luiz Carlos completa 62 anos de idade, graças a Deus! Pretendo ligar para ele. Acabei não indo a Curitiba. Ontem trabalhei na CFG, das 08:00 às 12:00 acertando os reajustamentos complementares. Almocei uma feijoada, comprei dois livros na Livraria Triângulo sobre Lotus 1-2-3. Das 16:00 às 20:00 lancei no AW a planilha da Cedae. À noite malhei no micro. A Dayse deverá chegar amanhã. Assumiram os novos governadores. Almocei três maçãs na quinta e sexta-feira. Vendi as férias e apliquei100 mil no fundão da CEF. Tenho levantado cedo para malhar no micro.

20/05/91 – sábado – A Dayse foi a Curitiba para tratamento dentário. A Regina esteve aqui por uns cinco dias.O apartamento está ficando cada vez mais acolhedor. A vizinha, Dona Neci tem nos ajudado bastante. Na CFG não teem havido licitações, mas eu tenho malhado no micro e arrumado o Departamento Técnico. Estou melhorando no VIP. A Dayse também tem malhado. Ela tem feito comidas gostosas. Ela gosta de ver televisão. Ainda não arranjou um emprego. A minha irmã Maria José me ligou do Rio. Todos bem, graças a Deus! Ela quer ir morar na Ilha de Paquetá. Não aguenta mais a violência no Rio. Aumentou o recebimento do aluguel da casa da rua Desembargador Isidro, 46. Eu estou às voltas com a quitação da casa em Curitiba. Morreu o Palermo, cunhado da Tia Emy. Que Deus o receba no céu e console os seus entes queridos que aqui ficam saudosos.

21/05/91 – domingo – Acordei às 08:00. Dia bonito de sol. Ontem vi filmes pela TV. Sempre me impressiono com algum conceito diferente. Reli um livro em que o autor questiona a existência de Deus, mas digo como São Pedro: “Para onde iremos Senhor se só Vós tendes palavras de vida eterna?”.

05/05/91 – domingo - Continuo indo à Missa e comungando. Que Deus aumente a minha fé e a dos meus entes queridos! A Dayse está em Curitiba. A Lycia está aqui. Graças a Deus, com um empréstimo de 150.000,00 da Dona Lycia quitamos a nossa casa em Curitiba. O Sr. Guedes, dono da CFG teve um princípio de derrame cerebral. Tenho malhado no micro e melhorado o nosso apartamento. Estamos juntos agora, a Dayse, a Lycia e eu. Na CFG continuamos sem licitações.

19/05/91 – domingo – Na sexta-feira passada, dia 17, a Dayse fez 29 anos! Graças a Deus! Ela está estudando Taquigrafia para um concurso de poucas vagas. Ontem a amiga dela Andréa esteve aqui. Tem 22 anos e está meio desorientada sobre o futuro. Já lavou panelas em um restaurante em Londres. Ontem prossegui a minha Declaração de Imposto de Renda. Parece que vou ter direito a restituição. Pensei em fazer em um micro PC mas está muito caro: 3 x 112.000,00. Fiz no AW e vou datilografar. No dia 09 de maio, faleceu o Sr. Guedes, aos 69 anos! Que Deus o receba nas moradas eternas! “Quid prodest homini, si mundum universum lucretur, animae vero suae detrimentum patiatur? Math.16.26. De toda a sua imensa fortuna só levou para o buraco: um caixão, flores e sua roupa. “Vanitas vanitatum!” dizia Salomão. Foi enterrado no Jardim Getzemani, no bairro do Morumbi. Notei no cemitério a presença do dono da CR Almeida. Notei também que na sala ao lado havia um defunto com muito menos pessoas velando. Estive em Curitiba, no dia 12, Dia das Mães. O Guilherme está bastante barbudo. A Sônia está trabalhando. A Dayse ficou em São Paulo. A Lycia está estudando e estagiando. A Regina fez o almoço, tendo carne moída no prato principal. A Dona Lycia, como sempre, levou a sobremesa. Eu fui buscá-la no Opala 72 após a missa. Apanhei a Sônia no apartamento 102 da rua Marechal Deodoro, 1647. Acabei encavalando a marcha. Estou tentando achar a peça para reposição. A Lycia reclama da falta de um carro. Lembrei-me do mano Felippe nos tempos da AMAN também pensando em ter um carro. A vida se repete. Combinei com a Dayse melhorar o nosso regime alimentar. Hoje já tomei mate com novomilk em vez de leite integral gelado.

26/05/91 – domingo – A Dayse está fazendo provas. Que tenha sucesso se for para o bem dela. Hoje fiz a feira. Gastei 1900,00 pois a próxima semana vai ser curta devido aos feriados de Corpus Christi. Pretendemos ir a Curitiba, a Dayse, a Andreia (sua amiga) e eu. O Francisco, que trabalha na seção de cópias da CFG também deverá visitar o irmão. Ontem o Armando, o Francisco, o Delmino e eu fechamos uma concorrência da COMURB, de Maceió. Graças a Deus, tudo correu bem! Tem feito bonitos dias em São Paulo. Tem faltado leite. Tomo mate com novomilk. A Dayse tem cozinhado bem. Já fez peixe, galinha, arroz, macarrão e outros pratos. Temos conversado sobre nossos problemas. Na CFG estamos pensando em uma reorganização. Continuo malhando nos micros, sempre motivado, graças a Deus! Não gosto quando fico vendo filmes na TV até tarde. Quero diminuir a televisão em minha vida. Ainda não consegui um regime alimentar que me baixe o peso.

09/06/91 – No dia três de junho completei 55 anos de vida, graças a Deuças a Deus! Os parentes me ligaram, todos vão indo bem. Continuo em São Paulo com a Dayse. Finalmente ela conseguiu um emprego como autônoma. Continua estudando taquigrafia. Estivemos em Curitiba nas festas de Corpus Christi. A Andrea foi conosco. Continuo malhando nos micros. Adquiri novos livros sobre macros e o ProDos. Na CFG tivemos reposição de 72%. Deu para aplicar 50 mil no Fundão.

16/06/91 – domingo – Dia bonito de sol. Aproveitei e fiquei um pouco sob os raios do sol durante uma meia-hora. A Dayse dormia no quarto dela (09:45) pois visitara a amiga Lucia e voltou tarde. Ela está empregada, praticando “Space Planning” e “Simphony”. Fiquei muito contente. Graças a Deus por tudo! Ela não passou no concurso para Taquígrafa do Judiciário, mas continua estudando taquigrafia. O tempo esfriou um pouco em São Paulo. Fiquei adoentado na sexta-feira e tomei três comprimidos. Acho que já estou bom. Continuo malhando e investindo em livros de soft. Consegui o livro “O Homem Esse Desconhecido” por 600,00 em um sebo, graças à Sueli da CFG. Deu um vazamento no apartamento, mas já trocaram o cano. A nossa vizinha Dona Nice tem nos ajudado muito. Ontem ela lavou a nossa rupa de cama na máquina de lavar dela. A Dayse tem preparado bons pratos na cozinha.

23/06/91 – domingo – Dia nublado e chuvoso. São 09:00 e a Dayse ainda está dormindo. Ela trabalhou ontem à tarde e hoje deverá ir de novo. Tem usado o CAD da Firma reclamando da lentidão. Ela quer que o Chefe dela compre um micro “386”. Ela fez um gostoso suflê de espinafre com cenoura. Ela tem várias amigas: Carina, Marina, Miriam, Andreia, Vera, Lúcia (que foi para o Japão) e a Laura, que está na Argentina mas seus pais moram em São Bernardo do Campo. A Dayse gosta de ver a aula de francês na TV. Eu continuo malhando no micro: macros, ProDos e VIP. Na CFG junto com o dono da empresa, Dr.Sílvio, estamos lançando os atestados da empresa no computador. Continuamos sem licitações. Estou com 150 mil no Fundão (Fundo Azul de Aplicação Financeira). Na CFG, o Júnior, o Valdomiro, o Dr. Sílvio e o Manoel, consultam vários Bancos (Citibank, CEF, Banestado, Real, Bancesa, Unibanco, Itaú, etc...) para melhor aplicar Três Bilhões de Cruzeiros!!! Na semana passada a taxa dos CDB pré-fixada andou baixando para 296% ao ano. Parece ser melhor aplicar em Fundos de Renda Fixa.

30/06/91 – Apareceu uma concorrência grande para o dia 08/08/91 e o Dr Wilson já está nervoso. O Dr Azambuja mandou chamar a Pris Salvat nesta segunda-feira. Continuo com a Tânia lançando os Atestados da CFG no computador usando o programa ATS do Dr Sílvio. Ontem vieram duas senhoras para limpar o apartamento cobrando 4.000,00. A Dayse saiu com a Marina, advogada do Banestado que só conhecia por telefone. Na segunda-feira vai mudar o seu endereço de trabalho. Ela continua usando o CAD, agora melhorado na versão 10. Estamos aguardando a vinda da Lycia a São Paulo para ficar conosco durante um mês. Aumentei a minha aplicação no Fundão para 200.000,00, graças a Deus! Continuo malhando no TK3000 praticando Lotus 1-2-3 versão 1ª no VIP, mas tenho problema de impressão. Estou lendo um livro sobre Macrocomandos, que me alertou que a versão 2 do Lotus aumenta as possibilidades de programação através de macrocomandos. Como não tenho essa versão vou continuando a patricar macros no VIP e estou gostando muito. No outro dia usei de novo a HP41CV na compra no supermercado. Ontem melhorei o programinha, que achei “joia”. Ainda me admiro de como conseguir bolar esse programa tão simples que me permite saber quanto vou pagar no caixa e descobrir a razão de alguma diferença que ocorra. Os preços do micro 486 vai de 2,5 a 5 milhões de cruzeiros! É muito dinheiro! O Guilherme está trabalhando com um 386 e na CFG há um 286 (PS2). Comprei um talão de rifa na igreja de Santo Antonio. O resultado foi ontem mas eu ainda não sei qual foi. Coloquei em nome dos filhos, esposa, sogra  e irmãos. O prêmio maior é um Fiat Uno! Ontem a Dayse vendo um filme sobre chipanzé, me perguntou se Adão e Eva se pareciam com eles. Admirei-me da pergunta e respondi que não sabia. São os mistérios da origem dos homens, “stars’ children”! Desde a Páscoa não tenho me confessado nem comungado, mas não deixei de ir à missa todos os domingos, graças a Deus! Ontem foi o casamento do Odair, funcionário da CFG. Dei 5.000,00 de presente. Na sexta-feira o General Camargo passou o Comando da 2ª Região Militar. Telefonei para ele. Vai para o Rio de Janeiro com a esposa Terezinha, colega e amiga da Regina. Ontem o Supercine na Globo tratou dos problemas de uma jovem estrupada. Fiquei meditando sobre a vida moderna. Os sequestros continuam, um menino em Curitiba e uma jovem no Rio. Que Deus nos proteja! Li no livro do Alexis Carrel que os conceitos operacionais específicos do ser humano são: inteligência, senso moral, senso estético e o senso social.

14/07/91 – domingo – A Lycia e a amiga Cláudia dormem na sala. Tempo chuvoso e frio. A Dayse tem levado a roupa suja para lavar no “self-service”.Ontem a Dona Nair limpou o apartamento cobrando 4.00,00 para trabalhar das 13:00 1as 17:00.  Continuando malhando, pensando em melhorar o meu programa de preços unitários e parar um pouco com o VIP já que é uma versão do Lotus já ultrapassada. Na CFG estou um pouco decepcionado com o rendimento dos micros. Grande concorrência à vista! Serra do Tigre com Pri-Salvat e tudo! Vamos lá! Tenho feito composições de custo unitário. Novas normas mais rígidas na CFG. Na sexta-feira me lembrei dos tempos de cadete e vim tirar uma sesta no apartamento das 12:30 às 13:00.

28/07/91 – domingo – É o segundo fim-de-semana ensolarado. A Dona Lycia dorme no quarto com a Dayse e a Lycia dorme na sala. A Cláudia já voltou para Curitiba. Ontem a Lycia digitou no micro usando o AW. A Dayse comprou uma mesinha e banquinhos para as refeições. Influenciado pela leitura de Alexis Carrel ressaltei para a Dona Lycia, Dayse e Lycia que há outros valores de um homem além do valor de sua conta bancária. A Lycia está sonhando em ter um carro. Ela está gostando do curso que está fazendo na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Graças a Deus ela tem ido e voltado à noite sem problemas. A Dayse está lidando com o microcomputasdor da firma onde trabalha. Eu na CFG tenho ensinado a dois estagiários, Henrique Azambuja e Miragaia o programa de reajustes e o Lotus 1-2-3. A nossa proposta para a obra da Serra do Tigre vai indo.  Eu fiz composições com o Engenheiro Joaquim  No dia 19/07/01 eu usei pela primeira vez o Vale-refeição fornecido pela CFG.

04/09/91 – quarta – Ganhei da minha querida irmã Risoleta um livrinho de orações cheio de dedicatórias por ela escritas, que aqui transcrevo: “ Meu querido mano Felinto, faz deste livrinho teu companheiro e pensa como Santo Agostinho: Deus, Ele está presente quando a solidão nos pesa, nos ouve quando só o silêncio nos responde, nos ama quando todos nos abandonam. Beijos da mana Risó”. “Remédio Maravilhoso: Para todos os momentos difíceis, para todos os momentos de dor, para todos os momentos de dúvida, para todos os momentos de desespero: Lembrar-se de Deus, Entregar-se a Deus, Esperar em Deus e Vencer em Deus!”. “Prece de Confiança: Não sei como, mas sei que Deus responde as orações, embora a hora de sua resposta não se anuncie ainda, mais cedo ou mais tarde chegará. A minha parte é pedir e confiar, não sei se Deus dará a resposta que espero, mas a resposta virá. Todo o cuidado a Ele eu deixo pois a sua vontade é sempre amor!”. “Mestre, conta teu jardim pelas flores, nunca pelas folhas que caem, conta teus dias pelas horas felizes, nunca te lembres das nuvens escuras, conta a tua vida pelos sorrisos, não pelas lágrimas. E com alegria neste dia conta teu trabalho pelo amor recebido.” Uma outra citação que guardei da minha irmã Risoleta é a seguinte: “Até nas flores a gente vê a diferença da sorte, umas enfeitam a vida e outras enfeitam a morte!”. Muito obrigado por tudo minha querida irmã!

08/09/91 – domingo – A Dayse está no Rio de Janeiro. Ela foi visitar a avó Dona Lycia que está passando um mês com a irmã Tia Eleonora. Tivemos aumento na CFG.Viva! Na licitação ganhamos dois lotes de uma só vez na RFFSA em Minas Gerais. Viva! Nesta semana “suamos” para preparar a Proposta para a licitação “Reabilitação do Perímetro Irrigado de Mocambinho”. Consegui no sábado atrasado das 09:00 às 21:00 fazer no Lotus 1-2-3 cinquenta e quatro folhas de produção mensal das atividades. Viva! Andei com catarro no peito na semana atrasada, mas o remédio Melagrião foi a solução. O Guilherme completou 26 anos de vida, graças a Deus! Coloquei 30 mil e a Dayse 10 mil na conta-corrente dele no Itaú. Continuo estudando macros no VIP. Apaguei sem querer um programa no computador. Tenho que ter duas cópias sempre! Liguei para a minha irmã Risoleta no aniversário do nosso irmão José Maria. Todos vão bem, graças a Deus!

06/10/91 – domingo – No dia 28 de setembro estive no Rio. Fiquei no apartamento da minha irmã Maria José. O meu cunhado Edison e o meu irmão Luiz Carlos estão em Curitiba. Foram ver uma Feira Agro-Pecuária. A Maria José me levou à missa dos 85 anos de nossa Tia Martha. O nosso primo Padre Ricardo foi quem celebrou a missa. Revi vários parentes. A minha irmã Maria Helena leu a primeira leitura e eu a segunda. O nosso primo Gilberto com a esposa Maria Helena foram de avião. Eles moram em São Paulo. Depois fomos à casa do nosso primo Henrique, filho da Tia Martha onde almoçamos. Conversei com o Josué, com o Fioretti e muito com o Sólon. Depois o Alberto, neto da Risoleta nos levou, a Risoleta, a Margarida e eu até o Itanhangá, onde parabenizamos o José Maria pelos seus 64 anos. Ele vai a Natal para receber o Papa João Paulo II. O Alberto depois me levou até a Marria José. No apartamento da Risoleta ainda revi o Paulionho, filho da Margarida e conheci a sua namorada Viviane. Ela é muito interessada em computador. No domingo às 10:00 telefonei para a Regina. Todos bem. Chovendo em Curitiba. A Maria José encomendou um almoço de quatro pratos que custou 10.000,00, Dois de frango com espinafre, um churrasco à Brizola e um de frutos do mar, para o Edinho e o Newtinho. Chegando em São Paulo enviei 20.000,00 para a Maria José para ajudar nas despesas.  Na quinta-feira eu fui com o Guilherme e a Dayse à 1ª Feira Internacional de Informática. Fiquei impressionado com os McIntosh e a HP95LX.

02/11/91 – sábado – Dia de Finados – A Dayse foi ontem a Guarujá com a amiga Andreia. O dia amanheceu chuvoso. A Dayse comprou uma cama de casal, colchão, lençol e armário de cozinha. O apartamento está ficando cada vez mais acolhedor, graças a Deus! Tenho procuradeo seguir a dieta dos Vigilantes do Peso que a Regina fez. Estou com 100 kg. Consegui baixar 3 kg em 4 semanas. No fim-de-semana passado a Regina, a Lycia e eu fomos à cidade de Itú. Na sexta-feira dia 25/11 foi o belíssimo casamento da Cláudia e do Fábio na Igreja Imaculado Coração de Maria, em Higienópolis, dos padres Claretianos. A recepção foi na Casa da França, onde dancei com a Regina e com a Lycia. A Cláudia é filha da Sara, prima da Regina. Lá estavam o tio Ernani, o tio Neri, a tia Nini e o a tia Emy. Havia fartura de comida e de bebida. No sábado fomos de carona em um Mercedes até Itú onde aproveitamos o sol, a piscina, o restaurante e o hotel, tudo oferecido pelos pais da noiva. Fui à missa das 08:30 no domingo em Itú e gostei do Pai Nosso cantado com as mãos dadas e balançando o corpo. Voltamos a São Paulo em uma camionete  “Quantum” no domingo à noite e às 23:40 a Regina e a Lycia voltaram de ônibus para Curitiba. Graças a Deus tudo correu bem. O Papa João Paulo II esteve no Brasil (Natal, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Florianópolis, Salvador). O Airton Sena foi tricampeão ne Fórmula 1. O dólar passou dos Cr$1.000,00 mas recuou. Estou com Cr$300.000,00 em um Fundo da CEF e 75.000,00 em outro Fundo do Itaú. Estou melhorando cada vez mais nas Macros do Lotus 1-2-3. O TK-3000 está com l megabyte de memória! Viva! A CFG comprou dois “486”! Recebi uma carta da minha irmã Maria José. A minha prima Dulcinéia, filha da Tia Rita e do Tio Manoel completou 80 anos! No dia 20 de outubro, domingo fui almoçar na casa do meu primo Gilberto que completou 65 anos. Dei uma garrafa de vinho alemão Schwartz Katz. O irmão dele, Gilfredo também foi e me deu uma carona na volta.Foi inaugurado na CFG o Grêmio Antonio Alves Ferreira Guedes. Ganhei um liquidificador em uma rifa.

11/11/91 - domingo – A Dayse foi a Antonina e Guaratuba para uma exposição da Sônia. Chegou o “486” do Dr. Sílvio. Usei de novo o AW 3.0 e fiquei satisfeito. Só falta imprimir com o VIP. Enviei uma carta para a Maria José usando o Totalworks. Na CFG usei macro na 11ª Medição, da Obra de São Miguel, com o funcionário Delmino operando. Sucesso total, graças a Deus! Espero que o índice definitivo chegue amanhã para o êxito ser completo.

24/11/91 – domingo – Dia ensolarado. A Sônia está conosco e me disse que está grávida de 1 mês! O pai Puppi parece que dará o nome. Rezo a Deus para que se unam para sempre para garantir um ambiente de família a esse neto ou neta. Ela veio ver a Bienal. Ontem vimos um belo e triste filme sobre uma moça que ia morrer de câncer no fígado e tinha tido um filho há 20 anos. No final fazem uma festa de Natal para ela e ela morre feliz iluminada por Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e após ter-se confessado. O filho aparece com a namorada e fica uma semana na cidade ouvindo tudo sobre a sua verdadeira mãe. No fim-de-semana prolongado de 15 a 17, fomos a Curitiba, a Dayse e eu. Ela foi para a praia com a Dona Lycia, a Sônia e a Lycia no carro Gol. Graças a Deus, tudo correu bem! O Guilherme foi a Enseada, em Santa Catarina. A Regina e eu ficamos em Curitiba. Consertei um registro no apartamento da Sônia. Caminhamos no Parque Barigui, com o Renato e a Vera Amaral. Fiquei muito alegre ao saber que a minha sobrinha Patrícia faz parte do movimento Água Viva  e mudou completamente a sua filosofia de vida, rezando até em “línguas”.

01/12/91 – domingo – Tenho rezado para Deus abençoar a Sônia e a futura criança. Peço a Deus para essa criança ter uma família. Seja feita a vontade de Deus! A Dayse já está pensando no futuro sobrinho ou sobrinha e comprou um “ursinho”. Hoje ela está em Santos. Ontem fui trabalhar na CFG no micro onde fiz dois cronogramas para obras do DNER, usando o Lotus 1-2-3 e macros. Fiquei todo contente. Recebi Cr$1.087.000,00 como salário de novembro e ½ do 13º. Apliquei mais 1.000.000,00 na CEF falando com o Carlos por telefone. Que Deus me ajude a bem empregar o dinheiro que me dá. Caiu um avião Bandeirante da FAB matando todos os passageiros. Foi na Serra da Mantiqueira. O Presidente Fernando Collor falou na TV sobre a AIDS.

08/12/91 – domingo – Hoje faz 50 anos da minha Primeira Comunhão! Graças a Deus ontem eu me confessei e hoje pretendo receber Jesús no meu coração. Muito obrigado, meu Deus! Hoje vi o mano José Maria celebrando a missa na TV Globo. O Cardeal Dom Eugênio Sales falou sobre a AIDS: “Devemos voltar a observar os preceitos morais. O preservativo não resolve o problema!” Hoja a Dayse foi passar o fim-de-semana com a Andreia e a irmã Telma. Ontem voltei a usar o micro IBM PC na CFG, com o Lotus 1-2-3. Preparei o cronograma da CBTU e melhorei a macro de mediçao da obra de São Miguel. Graças a Deus a 12ª Medição saiu no dia 5 apesar de usar um programa novo, QuatroPro ter ficado no lugar do Lotus e ser mais lento. Ontem e hoje foram as apresentações da Lycia em um Coral lá em Curitiba. Na missa da TV Globo ouvi o mano Mons. José Maria pedir orações pela alma da nossa prima Dulcinéia Pereira Calvo. Que Deus a receba nas moradas eternas! Hoje há um jogo decisivo entre o Coríntians e o São Paulo. A Avenida Paulista faz 100 anos! O Vale do Anhangabaú está quase pronto. Estou começando a entender o funcionamento da impressora Grafisx. A Dayse na sexta-feira voltou para casa desanimada com o rendimento do micro da Firma onde ela trabalha.

15/12/91 – A Sônia ligou pedindo dinheiro para ir ao médico. Liguei para a Regina. Tudo bem. A Lycia cantou na Igreja do Portão e vai cantar na feirinha de Curitiba. A Dona Lycia e o Guilherme estão em Guaratuba. Tenho malhado bastante nos micros, descobrindo sempre coisas novas. Viva!

22/12/91 – Chegou o Verão! O Vale do Anhangabaú foi inaugurado pela Prefeita Erundina, no dia 20. Ficou muito bonito! A festa natalina do Grêmio A.A.F.G. da CFG foi também no dia 20. O meu Amigo Secreto foi o Funcionário Marcos, mas a Alessandra e a Tânia conseguiram enganá-lo até o fim. Dei uma bermuda (Cr$10.000,00). Ganhei uma Agenda do meu Amigo Secreto Ambrósio. Dei 80 mil para a Sônia, 50 mil para a Regina e 40 mil para a Dayse, o Guilherme e a Lycia. Falta dar o presente da Dona Lycia. Dei um panetone para o pessoal gastando 4.150,00 que depois baixou para 3.250,00. Para essas despesas tirei todo o dinheiro aplicado no Fundão do Itaú. Ainda tenho mais de 2 milhões na CEF, graças a Deus! Espero saber empregar bem essas economias. Usei com sucesso o Quick Label do Pinpoint para endereçar os cartões de Natal da Marineuza, do Gen Camargo e do Gen Tavares. Continuo querendo melhorar as macros do VIP. Do 1-2-3, AW e Basic (Applesoft). Às vezes me sinto meio desorientado, mas ao acordar de manhã, fica tudo claro de novo na minha cabeça. Hoje pensei na “chatice”que é para o Sol e a Lua, a “rotina” diária, sem novidades!

31/12/91 – Passei o Natal em Curitiba. Tudo bem! Cheguei assim a mais um final de ano, graças a Deus!

ANO de 1992

12/01/92 – Passei o Ano Novo em Curitiba. A Dayse esteve em Guaratuba. Hoje a Regina também está lá. Anteontem liguei para ela na passagem dos nossos 31 anos de casados. Hoje a Dayse está em Santos. A Lycia e a Cláudia estão aqui por 12 dias. O Guilherme tirou a barba e está treinando para o triatlo. A Sônia continua esperando o neném junto com o Puppi. Já dei a notícia à minha irmã Maria José, mas não houve reação da família até agora. Tenho malhado bastante nos micros. Tenho adquirido softwares com o Ricardo, de São Bernardo do Campo./ Adquiri uma placa com o Boldan, filho do Dr Nicolau Wacynski que trabalhou para a CRO5. Há 7 dias comecei uma dieta hipocalórica. Mas não é bom emagrecer rápido pois se perde músculos junto com a gordura. Comprei um extensor elástico para diminuir a barriga. Aos sábados pela manhã tenho ido malhar na CFG. Estou com mais de 2 milhões aplicados no Itaú.

19/01/92 – Pesei 93,9 kg com roupa na quinta-feira. Emagreci uns 8 kg em 15 dias! Recebi uma carta da Maria José. Ela compreende que hoje em dia é comum o que aconteceu com a Sônia. A Lycia e a Cláudia voltaram para Curitiba. Elas gostam muito da cidade de São Paulo.

02/02/92 – Acabei de ligar para Guaratuba. Falei com a Sônia. Dei cem mil de presente de aniversário.Ela completou 28 anos no último dia 31. Falei também com a Regina. Ela me pediu cem mil para as despesas. A Dayse, a Lycia, a Tia Eleonora e a Dona Lycia também estavam lá. Não deram sorte. Muita chuva. Voltam todas hoje para Curitiba. O Guilherme havia ficado em Curitiba. A semana que passou foi bem árdua na CFG. Emendamos trabalhando sábado e domingo. Na terça-feira  fomos até 01:00 e na quarta-feira até 05:30 da quinta-feira. Eram as concorrências dos Lotes I e II da Cedae. Graças a Deus tudo deu certo. Tenho usado o Lotus 1-2-3 e o Sideways para o cálculo das correções da Fepasa e Der. Tenho investido as minhas poupanças na Multidata do Itaú. Tivemos aumento na CFG em janeiro. Estou com 91 kg. A dieta deu certo. Vou tentar baixar mais 2 kg e conservar.

09/02/92 – Na CFG estamos trabalhando bastante em duas documentações. Fiz todas as planilhas no Lotus 1-2-3. A Suely vem digitando as documentações usando o Sidekick e o Microstar. Coloquei 20 mil na conta da Lycia. Falta pagar o sindicato. Hoje os relógios foram atrasados em 1 hora devido ao término do horário de verão. Ontem trabalhei com a Suely na CFG até as 16:00. Passei nas Lojas Americanas e comprei 2 latas de leite em pó desnatado Molico (3.110) e 2 kg de salsicha Chapecó (2.800/kg) gastando Cr$11.200,00. Depois fui à lavanderia onde gastei Cr$5.000,00 na lavagem e secagem de roupa e uns 3.000,00 na compra de um queijo de minas e uns 2.100,00 para lavar a seco uma calça. Só tenho visto o noticiário da TV na Globo ou na Manchete. Não gosto mais de nenhum outro programa. Rezo o rosário e vou dormir, usando um pouco o extensor. A dayse foi dormir na Telma. É o aniversário dela. Ela recebeu um cartão da amiga Lúcia que está no Japão. O ex-presidente Jânio Quadros está nas últimas. Morreu em Curitiba o Cel Amauri, dono do Colégio Dom Bosco. Ele foi meu instrutor em 1954 na Escola Preparatória aqui em São Paulo. Era chamado de Tenente Amauri o Grande para diferenciar de um outro Tenente Amauri o Pequeno. Ambos foram ótimos instrutores! Que Deus dê a ele o descanso eterno! O meu ex-cabo na 5ª Cia Com em Curitiba no final da década de 50, Reynold Stephanes é o novo Ministro do Trabalho e da Previdência Social. Era um ótimo auxiliar! Parabéns pelo sucesso! O João marido da minha sobrinha Patrícia tem vindo a São Paulo, mas ainda não nos encontramos.

16/02/92 – domingo – A Regina está conosco. Ontem visitamos o primo dela Raul que mora aqui em São Paulo. Lá encontramos a Vera sua esposa, a sua filha Silvana e a sua sogra. Não vimos o filho Raul e também a filha Simone que está trabalhando na Suiça. Comemos cuscuz a base de milho. Consegui chegar aos 89,4 kg. Agora vou tentar manter. Ainda não terminei os dois editais. Ontem fiquei até as 11:00 numerando as páginas. A Suely e o André ficaram mais tempo. Tenho lidado bastante com os micros. Os olhos chegaram a arder.Tenho tido problemas de hemorróidas, com prisão de ventre e dificuldade para evacuar. Ontem já paguei 6.000,00 na lavanderia e comprei bolacha água e sal, maçãs e pão de forma nas lojas americanas. Vi uma senhora que ao subir na escada rolante que descia, acabou caindo! Que distração! Tenho conseguido reunir minhas poupanças em só uma multidata do Itaú. A Regina aproveitou e retirou o cartão dela assinando em conjunto. A Suely minha cunhada foi bem rápida na consulta que fiz a ela sobre a Imposto de renda. Na CFG houve atritos entre funcionário e Diretor.

23/02/92 – domingo – A Dayse está em Santos. Ontem a Dona Nair veio fazer a limpeza no apartamento. Ainda dei Cr$10.000,00. Fiz uma limpeza na minha papelada. Na CFG terminamos as documentações no dia 19, graças a Deus! Agora tenho malhado nas medições de Natal e correções. Tem feito muito calor! Na CFG estamos sem concorrências à vista. A Dayse vai trabalhar perto daqui, na rua Barão de Itapetininga. Já comprei as passagens de ida para Curitiba na próxima sexta-feira de Carnaval. Voltei a pesar 91,5 kg. Vou tentar manter.

08/03/92 – Dia de sol entrando pela janela. A Lycia, a Patrícia, a Telma e a Andreia dormem na sala usando os novos sofás-camas que a Dayse comprou. A Lycia tem passeado com a Carolina filha da Sara, prima da Regina. Chegoui em um Mercedes azul! Passamos o carnaval em Guaratuba com muita chuva. O bloco do kukunka desta vez não desfilou. Estudei macros e ontem já apliquei nos programas da CFG. Viva! Fomos de Gol: Sônia, Dayse, Guilherme (dirigindo) e eu. Já dá para notar que a Sônia está grávida. Voltei com o Cláudio e o Guilherme. A Dayse voltou dirigindo com a Lycia e a Patrícia. A Sônia voltou antes com o chefe. Graças a Deus tudo correu bem! A Dona Lycia e a Regina voltaram de ônibus. Elas gostam de deixar a casa da praia bem limpa. Encontrei o meu colega Cel Marques e sua esposa Maria José. Ele está fiscalizando a construção de CIACs no Rio Grande do Sul. Na CFG eu tenho feito com sucesso no computador as medições das obras da CBTU em Natal-RN e São Miguel-SP. Em Guaratuba conheci os parentes do Alberto Puppi. Ele tem uma irmã que mora nos Estados Unidos. Eu ainda estou com 91,7 kg. Mudei para melhor os meus hábitos alimentares. Na CFG estamos sem licitações à vista. A minha poupança multidata Itaú está funcionando bem, nos dias 3,6,10,12,17,24 e 28. Tenho quase 5 milhões. Espero no final do ano melhorar de carro. Ajudei com cem mil a Sônia na compra do carrinho do bebê. Ajudei com sessenta mil a Regina para fazer um curso. O IPTU da casa de Curitiba é por minha conta usando o que ganho na CFG. A Regina administra o que eu ganho pelo Exército. Preciso preparar melhor as viagens pois na pressa me esqueci de alguma coisa. Considero-me numa fase muito boa da minha vida e agradeço a Deus!

15/03/92 – Dia de sol. Acabei de falar com a Regina. O conserto do Opala-72 saiu por 230 mil! Ela falou para eu não comer muita salsicha, pois pode causar câncer. Que a Dona Lycia não está muito bem e que a Patrícia disse que a minha irmã Risoleta também não está muito bem. Eu também falei por telefone com a Risoleta e achei a sua voz fraca. Vou planejar uma ida ao Rio. A Dayse comprou dois sofás-camas para o apartamento e já chegou um armário que eu estou pagando. Na CFG sem licitações tenho me dedicado a melhorar os programas com macros. Estou tentando melhorar um programa para mão-de obra, mas ontem quando dei um comando @DSUM(DATA,2,AREA) tive que esperar duas horas para o computador dar o resultado. Aproveitei para ler a revista Informática-Exame. A Lycia e a Patrícia fizeram boa viagem no retorno a Curitiba, graças a Deus!

22/03/92 – Dia de sol. Consegui acertar o comando do programa. Viva! O armário acabou de ser montado ontem. No dia 17 liguei para o meu irmão Luiz Carlos pela passagem dos seus 63 anos de idade. Ontem o meu cunhado Edison completou 60 anos. O tempo passa! O Senna se acidentou ante-ontem no México. Muita corrupção no Brasil! A Sônia pediu fraldas para o neném.

29/03/92 – Dia de sol. O programa da mão de obra está quase bom. Aparece uma mensagem dizendo que está calculando e acumulando e que levará 40 minutos.Que barato! Estou atacando em várias frentes: cronograma do der, proposta, rede pert, atestados, currícula, modelos, composições, hora de equipamento, produção mecânica, cronograma de mão de obra e equipamento, e outros referentes a insumos, correção monetária, ufesp, etc...Tenho ido todos os sábados pela manhã à CFG e tenho conseguido permanecer das 08:00 às 20:00 mais ou menos. À noite o rendimento cai. Acabei de falar com a Regina. Está preparando a festa dos 50 anos dela no próximo dia 8 de abril. Graças a Deus! Comprei um segundo extensor por 12 mil. O primeiro foi 3 mil. Comprei um ferro elétrico por 30 mil. A Dayse fez uma arrumação no armário. A dayse vai a teatros e cinemas com as amigas. Gosta muito de ver televisão e às vezes dorme na frente da TV. Ela ontem foi à feira do bebê e comprou algo para o futuro sobrinho.

12/04/92 – A Dayse está em Santos com a amiga Paula. Estivemos em Curitiba para os 50 anos da Regina. Ela estava com duas marcas no joelho, pois tinha sofrido uma queda. A festa foi bastante concorrida. Até as minhas irmãs Maria José e Maria Helena, que moram no Rio, apareceram de surpresa. Que surpresa agradável! A amiga dela Air e o marido José que moram em Florianópolis também apareceram.  Foram servidos salgadinhos, vinho, refrigerantes e um bolo. A reunião foi no Clube Concórdia. O Ricardo filho da prima Beatriz filmou tudo. Graças a Deus tudo correu bem. Finalmente no domingo fiz a minha confissão com o Padre Oscar da Igreja do Cristo Rei e voltei a comungar!

A Sônia já está com a barriga aparecendo. Que Deus abençoe este novo ser! Na festa da Regina procurei juntar as pessoas de mesmo interesse. O Rosaldo e a Sara também compareceram.

Na CFG tenho progredido nas macros e na sexta-feira e no sábado usei o 386 da Firma. Achei fantástica a redução de 45 minutos no IBM XT para 22 segundos no 386. Ainda não estou acreditando. Na sexta-feira estreei o Itáu Bankfone, mandando 100 mil para a Regina pagar o IPTU.

26/04/92 – Ontem estive na CFG. Antes passei na Fotóptica e na Casa Centro. Melhorei o programa do cronograma de mão-de-obra e de material. Comecei a fazer a Declaração do Imposto de Renda no TK3000 com o AW 2.0. Vou pagar uns 700 mil. À noite liguei para as minhas irmãs Maria Helena,  Maria José e Risoleta e para o meu irmão Felippe. Falei com o Edinho, a Risoleta, a Nair e o Felippe. A minha cunhada Dináh está no HSE com todo o apoio devido à interferência do Ministra da Justiça, nosso primo Célio Borja. O meu irmão Luiz está mais animado pois a Risoleta ouviu do meu ex-colega Padre Motinha que ela ia sarar. Ela está com Câncer no pâncreas. Para melhorar o apoio hospitalar a Risoleta falou com a nossa prima Hilda cujos netos são colegas dos netos da Célio no Colégio Santo Inácio. O Felippe me orientou sobre o Imposto de Renda. Na Semana Santa estivemos em Curitiba, a Dayse, a Paula , o Carlos e eu. A missa das 19:00 na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi muito bonita. A Patrícia e o João fizeram as leituras. Fomos todos à missa e a Regina e eu comungamos. O Opala 72 deu problema no radiador mas na segunda-feira o Seu Benthien consertou cobrando 79.900,00. Dei um cheque do Bradesco. O Alberto Puppi não apareceu. O Guilherme esteve mergulhando em Barra do Sul, Santa Catarina. Visitei o Boldan. Em março ele foi papai do Igor. Ele é da Igreja Ortodoxa. Ele acha que os japoneses escravizaram os Estados Unidos e vão fazer o mesmo com o Brasil. Acha que eles desenvolveram os dois lados do cérebro. O terreno ao lado da nossa casa está à venda. Eu só viajei para Curitiba na Sexta-feira Santa. Só havia oito passageiros. Na Quinta-feira Santa eu fui à CFG e coloquei o serviço em dia. Valeu! Voltei para São Paulo na terça-feira, dia 21-Tiradentes, às 16:30. Na CFG continuo melhorando no Lotus 1-2-3. Agora o Departamento Técnico tem sala própria com três microcomputadores. Estou usando o IBM PC americano. Continuo praticando macros e com a HP95LX acho que vou explorar todo o potencial do Lotus 1-2-3 versão 2.2. O preço da HP95 foi de Cr$2.190.000,00. Tirei da Poupança Multidata Itaú. Agradeço a Deus e espero que me torne cada vez mais eficiente. Coloquei um quadro pequeno dos Sagrados Corações de Jesus e Maria no meu quarto. Comprei em Curitiba, na Livraria S.V.D., na rua Emiliano Perneta.

10/05/92 – Dia das Mães. Daqui a pouco vou ligar para a Regina.Eu estive em dois fins-de-semana seguidos em Curitiba e a Dayse em um. Noúltimo assisti à apresentação da Lycia no Ar-Cenico lá no Portão. Gostei, foi bem movimentado. A Sônia foi com a Dona Lycia. Ela vai ter um menino! Que Deus o abençoe e lhe dê uma família cristã. Visitei o Guilherme em seu trabalho lá na ECS. Achei o seu chefe,  Dr. Adauto um executivo com muitos planos. A Dináh fez operação. Que tenha tudo corrido bem! Entreguei a Declaração de Renda no dia 30. O Felippe me ajudou pelo telefone. Continuo malhando nos micros e meio assustado com o tamanho das planilhas de mão-de-obra e equipamento. A Proposta Técnica está sendo feita nos micros. Estou com 93,5kg! A Dayse vai fazer 30 anos! Parece que a Dona Lycia e a Regina vêm a São Paulo.

25/05/92 – segunda – Elas vieram e como se fossem duas b=fadas deixaram o apartamento mais acolhedor. As amigas e amigos da Dayse vieram. Dei cem mil para ela. Não pude acompanhar devido ao trabalho na CFG. Estive em Brasília e perdemos. A OAS ganhou três e a EMSA uma. Encontrei o Joélcio no avião. Ontem liguei para o Felippe, o Luiz e para a Maria Helena do Gilberto. Orações pela saúde da Dináh!

14/06/92 – Completei 56 anos de vida, graças a Deus! Os parentes ligaram: Felippe, Maria Helena, Sônia, Maria Jo’se, Regina, Guilherme, Lycia, Dona Lycia e o Luiz. Continuo morando e trabalhando em São Paulo e a Dayse também continua aqui. Estive em Curitiba. Houve o chá do bebê no apartamento da Sônia. A Lycia está namorando um estudante de Direito (Osvaldo). O Ricardo está namorando a amiga da Lycia, Patrícia. Continuo malhando nos micros e na HP95LX. O programa de cronograma de mão-de obra e material está ficando bom. Ontem estive na CFG para ler os jornais atrás de licitações e melhorei o programa. Agora com os arquivos de insumos e serviços atualizados espero chegar aos DATA1 e DATA 2 dos comandos @DSUM(DATA1 ou DATA2, afastamento, criterion) que me darão os cronogramas de mão-de-obra, equipamento e se necessário de materiais. Viva! Graças a Deus! Estou lançando este programa ao mesmo tempo no XT da CFG, no VIP e na HP95LX já com uma RAM de 128K.

No Rio de Janeiro aconteceu a ECO92. O Piquet se acidentou nos Estados Unidos. O caso PC Farias está abalando a sociedade! Estamos sem licitações na CFG. Estou com 10 milhões na Multidata Itaú pensando em melhorar de carro no final do ano. A Maria José esteve em Curitiba no 10º aniversário do neto Maurício. Dei para ele um joguinho do Mickey, mas ele pediu um das Tartarugas Ninjas III que custava 55 dólares ou 170 mil cruzeiros. Não pude dar. A Maria José me deu uma camisa e na CFG ganhei uma caneta do Seu Antonino. A Regina comentou que está com uma inflamação no pé. Ela conseguiu terminar o curso de Instrumentadora. A Lycia vai cantar de novo. A Dayse e a Paula não passaram no concurso para São Bernardo do Campo.

22/06/92 – Estive no Rio onde revi a Risoleta, Margarida, Ivanzinho, Paulinho, Oscarzinho, Rolando, Vera, Ingrid e o namorado Carlos Alberto, Beto, Maria José, Edison, Anna, Márcio, Marcelo, Rodolfo e a namorada, Josué, Maria Helena, Marta e o marido e o filho Marcelo, Gustavo amigo do Josué e sua esposa de Erechim, Felippe, Ronaldo e Helena, Renato, esposa, Fafá e filha, Ricardo e Regina com os filhos Felipe e Fernanda, Roberto e Márcia e filho Rodrigo, a Violeta e o Luiz Fernando, a Claúdia e o filho Rodrigo. Revi o Rio, fui à Procissão de Corpus Christi, confessei-me, graças a Deus!. Admirei a cultura e o modo de falar da Vera e a espontaineidade do Rolando jogando uma almofada para a Margarida. Ouvi os testemunhos da Risoleta (São Camilo, cadeira de rodas, Montreal, Trussardi). O Affonso está com a pressão alta e sangrando no nariz. Os filhos da Nair na fase de lidar com as dificuldades de sua mãe de idade. Conversei muito sobre computador com o Ivanzinho que foi comigo ao Centro onde comprei um acessório oara a HP95LX por 600 mil. Espeo er retorno neste meu investimento. Estudei a HP95LX. A festa dos 67 anos do Josué foi muito agradável. O Felippe e o Rolando apreciam o bom whiskey do Josué. O Edison me ensinou uma fórmula para lidar com ações. A Maria José me levou para almoçar no restaurante La Role. Eu comi lasanha e ela fituchini. Dormi na cama do Beto que trabalhou num projeto da Bull para cinco mil hospitais do INSS. Ao andar de ônibus estranhei o modo do motorista dirigir com certa má vontade e arranhando as mudanças de marcha. Parecia demonstrar não estar gostando do dono da empresa pouco ligando para o ônibus. Discuti com o Ivanzinho sobre honestidade e a pirataria de softwares. A Dayse foi a Curitiba.

28/06/92 – Está próximo o nascimento do meu primeiro neto! Que Deus o abençoe! Nesta semana continuei a estudar a HP95 e consegui melhorar. Na CFG estou satisfeito com a dedicação de todos, principalmente da Marineuza no computador e da Alessandra no tempoxcaminho da Serra do Tigre. Estive adoentado. Ontem andei na CFG, na Livraria Triângulo, na Livraria Técnica, na Filcril, na Farah (César), na Filcres (João) e mandei consertar o toca-fitas da Dona Lycia na Galeria da rua 24 de maio com o Seu João. Almocei no restaurante por kg. Engordei um pouco. A Dayse fez um bolo. Continua vendo muita televisão. A Dona Nair veio fazer a limpeza. Na lavanderia queimou um fusível de 50ª, mas a moça Sílvia foi de carro comprar outro. No apartamento falta colocar a cortina no meu quarto e fazer pequenos reparos. Conseguir tirar um máu cheiro que existia. No Rio mataram um remador em um ônibus. Estou tentando ligar a HP95 na impressora Grafix.

10/07/92 – sexta-feira  às 19:05 nasceu na Maternidade de Nossa Senhora de Fátima o meu primeiro neto Fabrício. Graças a Deus tudo correu bem!

19/07/92 – domingo – A Regina assistiu ao parto. A Sônia teve que receber anestesia devido às dores, mas foi um parto normal e rápido. No sábado e no domingo pude ver o Fabrício e segurá-lo no colo. A Dayse ficou em férias. Passei na ECS com o Guilherme e vi o computador que funcionava durante toda a noite imprimindo desenhos da Hidroelétrica de Segredo em uma HP laserjet. Achei o máximo poder deixar uma máquina trabalhando a noite inteira! Que eficiência! Na CFG todos têm ido ao computador: o Fernando, o Delmino, a Sueli, a Marineuza, a Tânia, o Armando e eu. Que bom! A Sueli perdeu um cunhado em desastre rodoviário. Ele tinha 50 anos! Acabei de falar com a Regina. O Fabrício gosta de barulho pois dorme de dia e fica acordado de noite. Talvez a Lycia venha a São Paulo na próxima semana. Ontem usei a Grafix com a VIP para agenda, estudo IPTUxTRD e fluxo de caixa. Gostei. Usei a HP95 para melhorar a programação do Lotus 1-2-3 v2.2. Na CFG tenho feito a lápis os Planos para a Marineuza digitar no computador. Só irei ao computador para cálculos complexos no Lotus 1-2-3. Comprei um livro sobre Saneamento Básico, Controle de Qualidade e Engenharia Econômica com o 1-2-3. Vou tentar diminuir de peso, cheguei de novo aos 99 kg. Vou tentar ouvir rádio em vez de ver televisão, se Deus quiser.

16/08/92 – domingo – Estou gripado e com dores nos braços. Lembrei-me do papai tomando injeção no braço lá na sala de jantar da casa da rua Desmbargador Isidro, 46, a agulha entortando e ele fazendo caretas. Diziam que ele estava com reumatismo. Uma vez o dedo anular dele inchou tanto que foram lá em casa para serrar a aliança de casamento. Tenho feito inalação, descansado e tomado leite ou mate quente com limão. Devo me preparar para o frio e a umidade do inverno ingerindo mais vitamina C. Ontem ajudei a Dayse a recolocar azulejos na cozinhya. Estive em Curitiba no dia dos Pais e ganhei uma camisa do Guilherme, da Sônia e Lycia. Da Dayse eu ganhei uma sacola La Postiche. Assisti a um banho do Fabrício. Como a gente dá trabalho quando bebê! A Lycia vai estagiar nos Correios, graças a Deus! No dia 12 de agosto liguei para a minha irmã Maria Helena na passagem dos seus 60 anos. Havia chegado dos Estados Unidos. Ela me disse que o Reinaldo passou no concurso para Fiscal ganhando muito bem. Na CFG estou melhorando a metodologia dos Planos dde Execução das Obras. A Marineuza lança no computador e a Alessandra faz os desenhos. Acho que está tudo funcionando como um relógio, graças a Deus! Atingi o cume da montanha. Agora é alargar os conhecimentos, manter a posição, ensinar os que estão subindo e melhorar os procedimentos. Manter tudo organizado e estar sempre pronto para passar desta para melhor. Tudo para a maior glória dde Deus!

23/08/92 – domingo – Tempo chuvoso e frio. A Dayse está com dores no corpo. Ontem colocamos mais alguns azulejos. Fui à lavanderia (2 x 9.000,00).  Família de miseráveis na calçada (“Larga o bagulho!”). Voltei por outra rua. Mataram duas mulheres em São Paulo, uma moça no ônibus e outra ao voltar para casa de madrugada. No Rio o Comando Vermelho soltou um balão com tiros e rajadas de metralhadora. A CPI do PCFarias descobrindo “cobras e lagartos”. Que flores do pântano! Na sexta-feira vi TV até 02:00. Vou tentar sempre dormir às 22:00 pois terei um dia seguinte melhor. Na CFG estou melhorando as Propostas Técnicas da Fepasa e de Itaboraí. Sem poder usar os micros fiz os cálculos na “unha”. O Engº Joaquim dizendo que fez um muro de fechamento com uma equipe de 17 homens e não com 34 como está fazendo a CFG em Carapicuíba. O ambiente está difícil na Firma onde a Dayse trabalha. Reli este histórico desde o ano passado. Tudo passa rápido! Procurar fazer tudo bem feito, com planejamento e ordem! Evitar a pressa, a preguiça, a perda de tempo, o sufoco. Cuidar do peso. Rezar. Comungar. Dormir cedo. Ser organizado. Planejar a longo  prazo. Trabalhos com profundidade. Rever sempre o planejamento. E a Dayse desmaiou! Estava desidratada. Fiquei assustado. Liguei para os parentes: Maria Helena do Gilberto, Regina às 09:00, Raul e Risoleta. O Raul deu carona na ida e na volta do Hospital da Beneficiência Portuguesa, onde ficamos o dia todo. Foi atendida pela Dra. Luciana Camacho (achei parecida com a professora Egelzira que tive quando menino). A Dayse estava com diarréia virótica infecciosa grave. Ela tomou soro e fez exames de sangue e fezes. Ela gastou quase um milhão com o atendimento. Eu não fui à feira nem à missa. Fui comprar remédios e um termômetro na rua Brigadeiro Luiz Antonio. Fui esperar a Regina na Rodoviária. Ela chegou às 23:15 pela Itapemirim. Que sufoco! Mas graças a Deus tudo correu bem!

30/08/92 – domingo – Graças a Deus, a Dayse ficou boa. A Regina veio domingo à noite e cuidou dela durante a semana. Foi embora na sexta-feira às 17:00 pela Itapemirim. Senti a partida dela. Acho que não vou poder viver mais muitos anos longe dela. Aguardo um sinal de Deus para voltar para junto dela. Ela até já admite ver como funciona um microcomputador. Na CFG fiquei sem microcomputador, mas evitei maiores prejuízos. No apartamento consegui imprimir os meus desenhos do Mousepaint. Viva! Só falta tirar um risco branco. Usei a minha impressora Lady 90. Ontem acabei de recolocar os azulejos usando uma torquês e um cortador de vidro. Colocamos a cortina no meu quarto. Hoje arrumei os livros no armário.

13/09/92 – domingo – Domingo de sol fraco. Ontem o tempo foi de chuva fina o dia todo. Durante a noite eu senti frio apesar de estar com cobertor. Vi um filme com a Dayse na TV até 01:30. No feriado de 7 de setembro a Dayse e eu fomos para Curitiba. O Fabrício tomou banho de sol no jardim. Fiquei satisfeito vendo a família reunida no almoço do dia 7, segunda-feira. A Dona Lycia havia ido a Guaratuba para ver o telhado da casa e o Alberto estava no computador. Voltamos para São Paulo a Dayse, a Marina e eu no ônibus das 16:00. A Lycia e a Cláudia foram até a Rodoviária. A Lycia já está dirigindo bem. No sábado passado o Guilherme fez 27 anos e ontem a Lycia completou 20 anos. Graças a Deus! Dei 180 mil para ele e 200 mil para ela. Na CFG voltei a lidar com o micro. Aprontamos Itaboraí e seis da Fepasa. Deu vazamento no banheiro do apartamento. Tenho tomado banho com caneco.

20/09/92 – dominingo – O Guilherme esteve em São Paulo. Ele e a Dayse foram à Comdex South America. Ele almoçou ontem conosco tendo a Dayse tratado bem do irmão. Ele me ajudou no Pinpoint. À tarde consegui fazer um desenho. Viva! Liguei ontem para a minha irmã Risoleta. O Padre José Maria já saiu do hospital. Na sexta-feira houve uma grande manifestação no Vale do Anhangabaú pelo impeachment do Presidente Collor. A mãe dele estava nas últimas. Na CFG tudo funcionando como um relógio.

27/9/92 – domingo – Tempo frio e chuvoso após dias quentes durante a semana. Ontem recoloquei o armário do banheiro e rejuntei os azulejos. Na CFG melhorei a segurança do meu programa de medição da obra de São Miguel, dando oportunidade ao digitador de consertar uma entrada de dados errada. Consegui acessar com macro um programa em ASCII. Consegui lançar um pert/com no PC1500 mas só aguenta 12 atividades. Estamos numa fase sem licitações na CFG. Aproveito para arrumar a casa. Na Livraria achei um livro de programação em alemão custando 500 mil! A Regina me disse que a Maria José esteve em Curitiba para o aniversário dos 9 anos da neta Carina. Que o Padre José Maria teve uma dor mas os médicos não souberam dizer a causa. Que o Luiz continua tratando a Dináh com ervas e remédios especiais naturais. Que a Anna está com uma cruz pesada devido à doença de um filho. A Regina disse que o Fabrício fica todo contente quando volta para o quarto dele. Acha que será mais um a gostar de ficar na toca. Que a Maria José achou o Fabrício pareceido com o Guilherme e com a Sônia.

18/10/92 – domingo – Estive em dois finais de semana seguidos em Curitiba. No primeiro votei no Rafael Grecca de Macedo para Prefeito de Curitiba e que foi eleito. No segundo era para ser o batizado do Fabrício, mas não aconteceu. Ele está cada dia mais esperto e bonito. A Regina estava com dores no tornozelo. A Lycia foi à Oktoberfest e dormiu no ônibus. A Dona Lycia comprou uma televisão nova Philco-Hitachi com garantia até o ano 2.000! O Guilherme com seis namoradas. O Elídio, amigo da Dayse, trouxe uma secretária-eletrônica Panasonic para ela. A Sônia vivendo em função do filho Fabrício. No dia da Criança dei uma vaquinha de brinquedo para o Fabrício. Achava que era um porquinho. Dei duas canetas para o Maurício e a Carina. Já estou com 5.000 dls,uns 37 milhões de cruzeiros para comprar um carro novo no final do ano, se Deus quiser! Caiu um helicóptero matando o Dr. Ulisses Guimarães e esposa Mora, o senador Severo Gomes e esposa Henriqueta e o piloto perto de Angra dos Reis. Que Deus lhes dê o descanso eterno! Tenho melhorado nas macros. Ontem comprei um ótimo livro: Macros, Menus e Milagres, de Lunsford e mais cinco livros de engenharia . Ao todo gastei 750 mil. (uns 100 dls). Espero ter retorno deste gasto.

25/10/92 – domingo ensolarado – Horário de verão. A Regina foi a Lages como supervisora por uma semana, mas ainda não deu notícias. Ainda não acharam o corpo do Dr. Ulisses. Houve uma chacina na Casa de Detenção, na Febem e um arrastão nas praias do Rio. Está havendo muita violência! O Presidente Itamar Franco está preocupado. O custo de vida está aumentando. Liguei para o meu primo Gilberto no dia 21 pela passagem dos seus 69 anos. Que Deus lhe dê ainda muitos anos de vida! Tenho melhorado os meus macrinhos e ficado na CFG todos os dias até as 19:00. Com a ajuda de Deus espero usar e abusar de macros no Lotus 1-2-3 para aumentar a minha eficiência profissional em todos os setores possíveis. Na sexta-feira usei a macro /N para relacionar os insumos da próxima licitação do DNER. Colocando o código do insumo na coluna A a macro após pesquisar o arquivo insumos.wk1 coloca o nome do insumo correspondente. Viva! Achei essa macro o máximo!

15/11/.92 – domingo ensolarado – A minha querida cunhada Dináh veio a falecer na sexta-feira passada. Que Deus a acolha nas moradas eternas! Foi um câncer no pâncreas igual ao papai em 1954. O Felippe deu todo o apoio ao mano Luiz. O meu neto Fabrício foi batisado no domingo passado, dia 8. A Dayse e o André Puppi foram os padrinhos. Conversei bastante com o Sr. Ubaldo avô paterno do Fabrício. Tudo correu bem graças à dedicação da Regina, sempre muito preocupada com tudo. Andei no nosso novo carro, um Monza 85 que custou 44 milhões. Graças a Deus parece que está bom de máquina. A Lycia está praticando com o editor de textos Fácil  

  nos Correios. Tenho chegado mais cedo na CFG. Usei o comando /Data Parse com a Tânia e deu certo. Viva! Continuo estudando o 1-2-3. Ontem comecei a desenhar o São José puxando o burrinho com Nossa Senhora para o aerograma de Natal. Vi três filmes na TV. O Guilherme está em Montreal no Canadá estudando Virtual Prototypes (Realidade Virtual). Ontem não fui ao jantar da Dayse com a Marina. Hoje é a votação do segundo turno entre Maluf e Suplicy para Prefeito de São Paulo. Continúa a violência nas grandes cidades. A Maria José comprou uma casa em Paquetá. É a volta ao passado!

22/11/92 – Tempo chuvoso após semana de muito sol e calor. Venceu o Maluf para Prefeito. O Guilherme chegou na sexta-feira de Montreal, graças a Deus! Vai hoje de avião para Curitiba. Ontem ele saiu com a Dayse e com o Gelson. Na CFG ficamos até 24:30 preparando as Propostas do DNER, o Armando, a Marineuza, o Francisco, a Tânia (noiva do Júnior), o Delmino, o Rogério e eu. O 1-2-3 me ajudou na listagem dos equipamentos e na conferência da equipe técnica das futuras obras. O Diretor Dr. Wilson todo afobado, parecia um cpmandante em manobra no Exército. Vou tentar me organizar no 1-2-3 para cobrir todos os possíveis furos em propostas. O Guilherme me disse que o Virtual Prototype vai ser útil para as Forças Armadas e para o Edifício Inteligente. Ontem fui à CFG e passei nas Lojas Americanas. Enviei dois telegramas de casamento, um para o Rodolfo, filho da Anna e outro para o Paulo, filho do Gilfredo.

29/11/92 – domingo – Dia de sol. Ontem fiz uma hora santa das 02:00 às 03:00 da madrugada como via minha mãe fazer quando criança, em frente ao quadro de Jesus na sala de visitas da casa da rua Desembargador Isidro 46, na Tijuca, Rio de Janeiro. Ontem também me confessei, graças a Deus! A Dayse foi ao casamento da amiga Paula. A CFG ganhou a concorrência do DNER. Continuo melhorando os programas no Lotus 1-2-3, para correção monetária por atraso de pagamento na Fepasa e no DER-SP. O monitor do micro está com luminosidade baixa. No próximo sábado deverei ir com a Regina e a Lycia à comemoração dos 35 anos da Turma Antônio João, na AMAN. Espero que tudo corra bem! A Regina continua indo a Lages como Supervisora das instrumentadoras cirúrgicas. Lá ela encontrou o Cel Bopp, Comandante do 1º Batalhão Ferroviário, com a esposa do Tarragô e outros conhecidos do nosso tempo de Batalhão no final da década de sessenta e início da de setenta.

13/12/92 – domingo – Estivemos na AMAN, a Regina, a Lycia e eu. Elas chegaram em São Paulo vindo de Curitiba às 17:15 e me esperaram para irmos no ônibus da Viação Resendense das 19:30 que levou quatro horas para chegar em Resende. Lá tomamos um táxi e fomos para o Hotel da AMAN ficando no apartamento 209. A Lycia dormiu em um colchão entre as nossas camas. Gastei 200 mil nas passagens, 125 mil no hotel e 25 mil no táxi. No café da manhã já revimuitos colegas: Gen Sombra, Gen Sérgio, Gen Fabiano e outros. Fomos de ônibus verde até o Conjunto Principal onde havia mais colegas: Gen Taveira, atual Comandante da AMAN, Gen Sodré, Bethlem, ChicoSantos, Maurício fazendo um vídeo, Mack (bom de conversa), Moura da Artilharia, e muitos outros. O Joélcio não apareceu. O Sérgio não levou a farda. Visitamos as novas instalações e tiramos fotografias. Não consegui reunir os ex-colegas da Escola Preparatória de São Paulo. Revi o Theberge, o Ligneul (bem organizado), o Tourinho, o Copelo que foi do meu apartamento, o Darzan com a sua esposa (nossos contemporâneos de Bento Gonçalves). Soube e senti os falecimentos do Valim, do Delamare, do Rupp e do Novais ex-colegas da Preparatória. O Frota, orador da Turma, falou contra a situação do Brasil. Avançamos para o refeitório como nos tempos de cadetes. Ficamos na mesma mesa: o Postiga e esposa (moraram na mesma casa que nós moramos em Araguari e conheceram o Ten Marcelo de Aquidauana quando ele serviu em Bento Gonçalves), o Fabiano e esposa, o Sérgio e a Helenie, e nós. O Chico Santos nos levou até o hotel. Comprei as passagens de volta na Churrascaria Presidente, indo a pé. O Rubens, primo da Regina e sua esposa Ângela (pais da Malu Mader) nos levaram até Penedo, onde dormimos. A Lycia aproveitou a piscina e eu li o jornal O Globo. Almoçamos e a Ângela nos levou a Resende de onde voltamos às 17:15 para São Paulo. A Dayse se atrasou um pouco em São Paulo. A Lycia seguiu para Curitiba e a Regina dormiu em São Paulo, indo para Curitiba no dia seguinte. Graças a Deus, tudo correu bem. Valeu! Liguei ontem para a minha irmã Risoleta pela passagem dos seus 74 anos. Ele me disse que o Oscarzinho teve que fazer a retirada de um rim exigindo muito dela durante a noite. Na sexta-feira houve a festa de final de ano na CFG. Muita chuva em São Paulo. O São Paulo F.C. ganhou do Barcelona em Tóquio. Hoje é um dia de sol. A Regina vai a Antonina com colegas do hospital. A Dayse está em Santos com a Paula. A amiga dela, Karina, ligou. Vai casar no ano que vem. Na sexta-feira fiz a hora-santa de deste mês.

31/12/92 – Passei o Natal em Curitiba. Voltyei a São Paulo e regressei a Curitiba para a Passagem do Ano. Tudo transcorreu bem, graças a Deus!. No primeiro Natal com o neto Fabrício, estivemos todos reunidos. Muitos presentes. O meu presente para a Regina e para a família foi o Monza85. Como complemento dei perfumes. Em São Paulo dei panetones. Na Passagem do Ano só a Regina, eu, a Sônia, o Alberto, o Fabrício e a Rosângela amiga da Sônia, estávamos juntos no apartamento da Sônia. Os outros passaram em Guaratuba indo com o Monza.

ANO DE 1993

10/01/93 – A Regina e eu completamos 32 anos de casados. Graças a Deus!

17/01/93 – domingo – Transferi 2 milhões para a conta-corrente da Regina para ela pagar os novos óculos. É o meu presente pelo aniversário de casamento. A Lycia veio passar o fim-de-semana em São Paulo. Anteontem foi ao Holywood Rock  e ontem ao cinema com a Dayse. Ela denunciou um trocador de ônibus e eu aconselhei a ela pesar antes a importância da denúncia tendo em vista a imprevisão da reação das pessoas. Na CFG junto com o Engenheiro Erich estou vencendo muitos desafios com o 1-2-3. Ontem usei de novo a Grafix e tirei umas trinta etiquetas para a Lycia. Devido ao calor intenso em São Paulo tenho ido sem paletó para o trabalho. Tenho almoçado em um restaurante por quilo de um pontagrossense (Joel) na rua Santa Ifigênia. Tenho tomado limonada e comido arroz com salsicha ou frango. Uma piada do Erich: Como o MacGivel saiu do deserto com uma laranja? Fez uma vitaMINA, pegou a MINA, explodiu fazendo um terreMOTO. Pegou a MOTO e saiu do deserto”. A Dona Lycia, o Alberto, a Sônia e o Fabrício com 6 meses passaram a semana em Guaratuba. Ontem fui trabalhar de manhã na CFG. Na lavanderia os 2.500,00 de fevereiro de 1992 já são 29.000,00! A inflação foi de 12 vezes o valor . A Dona Nair está recebendo 70 mil. Em fevereiro do ano passsado recebia 10 mil! Acho que ficou defasado. À tarde reli este histórico desde 1956. Não consegui realizar todos os sonhos mas valeu ter um ideal. Considero a minha missão cumprida. Os filhos já estão criados e a minha esposa já cuidando do neto. Arrependo-me das falhas cometidas e agradeço a Deus as vitórias. Confirmo a veracidade das frases: Olhai os lírios do campo. Não vos preocupeis com o dia de amanhã. Pedi e recebereis.

31/01/93 – domingo – Hoje a Sônia completou 29 anos de vida. Graças a Deus está com saúde e já é mamãe. Que Deus lhe dê muitos anos de vida bem vividos. Ela já está em Curitiba com o Fabrício. A Dayse me disse que vai dar 3 milhões de presente para ela. Estou pensando em dar 1,5. Ontem fiquei vendo TV com a Dayse até tarde. À meia-noite o horário recuou 1 hora, terminando o horário de verão. Estou procurando uma distração diferente da TV mas ainda não encontrei. Ontem malhei durante 4 horas no micro da CFG. Sempre vou aumentando as macros tiradas do livro do Lunsford. Apareceu uma ferida na minha língua devido a uma mordida errada, mas uma pomada à base de cortisona resolveu. Graças a Deus! Tem feito muito calor neste verão. O Eng. Joaquim Brandão de Marti foi embora da CFG. Ele chegou a morar neste mesmo prédio no apartamento 1510. No fim-de-semana passado teve o feriado do dia 25 e eu fui a Curitiba. O Monza está na praia com a Sônia. A Regina andou com o Gol. O Opala 72 continua com problema na troca de marcha com defeito no trambulador. Li sobre a morte do Carlos Imperial aos 56 anos de idade e meditei sobre os valores deste mundo. Dizia ser o representante do Rio Pilantra. “Sic transit gloria mundi!”.

07/02/93 – domingo de sol – Ontem a Dayse foi para Curitiba em férias. Malhei das 07:30 às 14:00 na CFG e terminei o cronograma de mão-de-obra e equipamento para a licitação da RFFSA-MG. Cada vez descubro novos macetes. Agora quero automatizar a busca dos serviços pelo número deles ao lado de cada item da planilha. Depois tenho que agilizar os serviços auxiliares. Fiquei todo contente. Na CFG o esforço conjunto do Dr Dirceu, Dr João Carlos e do Armando para melhorar o custo dos serviços é exemplar. Espero que a CFG ganhe! Ontem ainda vi filmes na TV até tarde. Preciso descobrir uma atividade alternativa.

14/02/93 – domingo de sol fraco – Consegui passar a semana sem ver televisão. Viva! Ontem fiz a hora santa. Na sexta-feira o Armando, a Marineuza, o Francisco e o Delmino ficaram até 02:30 da madrugada tirando cópias e numerando as planilhas de composição de custos unitários da CBTU – Santo André-São Caetano. Ontem fui assinar. Tenho ouvido as minhas fitas gravadas e ouvido o Heródoto Barbeiro na Rádio CBN. Na CFG ainda errei uns índices Io. Aumentei os itens a verificar nas medições para conseguir resultados “error free”.

28/02/93 – domingo de sol fraco – Voltei a ver televisão na praia e continuei a ver até ontem. Hoje pretendo deixar de ver de novo até a Dayse voltar. Em Guaratuba só peguei chuva. Mergulhei no sábado e nos outros dias copiei macros na caderneta e cuidei do neto Fabrício, que quebrou um vaso de plantas. O Guilherme ficou doente todos os dias. A Cláudia, a Lycia e a Dayse aproveitaram mais. O Alberto aparecia à noite. A Tia Eleonora apareceu e relembrou a vida no Rio Grande do Sul. Fui para a praia de Monza e voltei de ônibus. Quase perco o ônibus para São Paulo pois estava com a passagem para a terça-feira e não para quarta-feira. Graças a Deus fui ao caixa do Bradesco e com o auxílio de um rapaz ttirei 200 mil e comprei nova passagem. Que sufoco! Agora levo sempre um calendário no bolso para conferir o dia da passagem. Tenho rezado para a Regina ter sempre disposição para viver, consiga baixar a pressão e consiga emagrecer. Na ida para Curitiba o ônibus da Cometa das 23:43 só saiu às 02:10. A rodoviária estava cheia! Viajei ao lado de uma moça de nome Rose, da cidade de Imbitiba que trabalha no Bamerindus, agência Consolação. Ela ia pela primeira vez a Curitiba mas não teve sorte pois a chuva não parou no Carnaval. Ontem cortei o cabelo e comprei a passagem de volta para o dia 07/03, comprei Novomilk, recebi a Dona Nair, malhei na HP95LX e vi TV. Na CFG algumas concorrências à vista. Aos poucos vou tirando proveito das macros no XT. Pretendo ficar todos os dias até mais tarde para ir melhorando tudo, se Deus quiser.

14/03/93 – domingo de sol fraco – A Dayse ainda está dormindo. Ontem arrumou o armário no quarto, ouviu fitas e viu TV. Estive na CFG onde malhei das 09:00 às 14:00 lançando macros no XT. O cronograma de pessoal e equipamento saiu muito bom pelas mãos do Erich. Estive em Curitiba para a Formatura da Lycia. Foi bem diferente e com muita movimentação. Ã noite apareceram: o João, a Patrícia, a Carina, Dona Lycia, Vera Maranhãoe o Lucas, Sr. Ubaldo, Dona Edi, amigas da Dayse e Lycia. Ajudei a Dayse a apanhar o bolo (700 mil) lá perto do Cemitério da Agua Verde, as bebidas no Parati e as champagnes no Mercadorama do Juivevê (já bem informatizado). Notei duas falhas: carrinho em fila de cestinha e pagamento com cheque em fila de pagamento a dinheiro. Pela manhã conversei com o Boldan que afirmou que já dá para competir com os importados do Paraguai. Ele está rebobinando fitas. Levei roupa para consertar em casa. Vi o 486 do Guilherme. Confessei-me e comunguei. Na volta por coincidência na poltrona correspondente  do corredor viajava a Rose. Voltara a Curitiba para comprar confecções de uma prima. Em Registro ela reclamou do calor e da mulher que viajava ao lado dela que não abria a janela. Ela saltou antes de chegar à rodoviária. Conversei também com o Gilberto Meirelles que viajava no ônibus das 16:05. Disse-me que a situação de pagamento está difícil na Figueiredo Ferraz onde trabalha. Vão recebendo aos poucos ao longo do mês. O Platt continua com ele. Aos 65 anos teve uma segunda aposentadoria. A Sônia está tentando comprar novo carro. Já vendeu o Gol por 66 milhões. A Regina gastou 5 milhões na Formatura da Lycia. Vou mandar dinheiro para a Regina comprar ações BB-ON. A Cometa me devolveu o dinheiro da passagem. Viva! Tenho conseguido não ver TV. Ontem vi um pouco para fazer companhia à Dayse.

21/03/93 – Acabei de falar com a Regina pelo telefone. A Dayse ainda está falando sobre um novo trabalho para a Sônia e a Regina diz que a Sônia está mais preocupada com a creche para o Fabrício doque em um novo trabalho. Enviei 10 milhões para a Sônia pagar uma prestação da Quantum cor de vinho que comprou com a venda do Gol e com o apoio da Dona Lycia. Enviei 700 mil para a Unimed da Sônia. Na CFG um diretor foi mandado embora. Nunca tinha visto algo parecido. Ninguém tem segurança em um emprego! Perdemos duas concorrências em seguida, RFFSA-MG e CBTU-SP. Coisas normais. Na vida não temos sempre vitórias!

28/03/93 – A Dayse ficou desempregada! A Paula, amiga dela, também. Estão tentando novo emprego. Que situação! Hoje a amiga Solange, de Curitiba, está com ela. Vão a Santos com a Telma e vão visitar a Paula. Hoje é o dia da corrida de Fórmula I em Interlagos. O Dr Sílvio melhorou os programas de índices e de reajustes. Ele dá muito valor a índices e à limpeza dos computadores. Amanhã chega um pessoal da Firma M. Martins de Belo Horizonte para um consórcio no DNER: BR-040, Rio-Petrópolis, no dia 02/04/93-sexta-feira. Na sexta-feira houve uma festinha no Grêmio e eu joguei sinuca com o Sr. Duca, o Walter e um outro rapaz. Ganhei uma vez do Sr. Duca e do Walter. Perdi as outras. Comi salgadinhos e bebi guaraná. Às 20:30 fui embora. O Dr. Sílvio e o Dida em dupla no pebolim e o Manoel e o Zoro no truco. Outros na sinuca, violão e cavaquinho. Tenho conseguido dormir às 22:30 e levantar às 05:50. Na CFG tenho ido aos sábados até 14:30 e durante a semana até as 19:00. O Lotus 1-2-3 continua me ajudando bastante.

03/04/93 – Domingo de Ramos – Ganhamos a concorrência do DNER. Viva! Graças a Deus! Assim o pessoal fica mais motivado. Ontem fui à CFG e arrumei os meus livros e pastas. Espero agora controlar permanentemente no computador. No apartamento estou fazendo um levantamento no AW-2 de todos os salários recebidos no EB e na CFG desde 1990. Espero arrumar os disquetes. Enviei 5 milhões para a Lycia pela Formatura. Espero que tenha ficado satisfeita. Faltam os presentes para a Dona Lycia e Regina pelos seus aniversários dias 7 e 8 de abril. Comprei quatro ovos Sonho de Valsa 19 por 149 no Grêmio para pagar no dia 30. Comprei dez caixas de bombons Lacta para dar para o pessoal por 48 mil cada, no Bondinho na subida após a passarela. No Mappin tudo em duas vezes sem acréscimo, sem vantagem para quem comprar à vista.

18/04/93 – Primeiro Domingo após a Páscoa – Estivemos a Dayse e eu em Curitiba na Páscoa. Graças a Deus tudo correu bem. O Fabrício está cada vez mais esperto. Já toca piano com um dedinho. Visitamos o Escritório B do Guilherme. Na feira um italiano disse: “Si Pietro (irmão do Collor) non haveva parlato, nessuno sapeva niente!”. Uma amiga da Regina, uruguaia, Isabel, disse que deixou de fumar rezando com muita fé a Jesús. Estamos com três carros na família: o Opala 72, o Monza 85 e o Quantum. A Sônia fez um quadro com o rosto do Fabrício e deu para a Regina. Ela está pensando em agenciar por micro e telefone os remédios usados para ter alguma renda a mais. A Dayse continua desempregada. A Dona Lycia fez o empadão às 03:00 da madrugada e não sente sono. Ela, a Regina, o Guilherme e a Lycia estão pensando em ir aos Estados Unidos em maio. O dólar não para de subir! 1 dólar vale 28.000 cruzeiros!  A inflação está perto dos 30% ao mês! No dia 21 será o plebiscito sobre o tipo de governo.

25/04/93 – domingo de sol – A Dayse ficou boa de uma gripe, graças a Deus! Ontem saiu à noite para dançar. Estive no sábado na CFG para fazer a folha de produção das equipes mecânicas para a CBTU. Estou lidando com a Declaração do Imposto de Renda. Está dando 66 milhões de imposto. Acho que vou ter que parcelar em 6 vezes. Passei o feriado do dia 21 fazendo a declaração na HP95. Assisti a três filmes na TV. Em Curitiba a Regina está às voltas com a falta de dinheiro para a planejada viagem em maio. A Dayse e a Sônia continuam desempregadas. 

02/05/93 – Estou na sala tomando banho de sol nas costas esperando que os filés de frengo fiquem assados no forno. Estou escrevendo este histórico. A Dayse acabou de sair. Vai ao Memorial da América Latina e depois ao Maksoud como Recepcionista Bi-língue (francês e inglês). Está bem bonita com o cabelo puxado com gel, saia preta e blusa branca. Ontem vi o filme A Dália Negra. Não quis assistir à novela Mapa da Mina.A Dayse tem pago os telefonemas que ela dá. Acho alta a despesa em telefonemas.

16/05/93 – Amanhã a Dayse vai completar 31 anos. Como o tempo passa rápido. Parece que foi no outro dia que eu estava na Maternidade dizendo: Vém neném,  vem neném! Lá na Maternidade recém inaugurada do Hospital das Clínicas em Curitiba. Que Deus abençoe a sua vida e conceda a ela a verdadeira felicidade! Hoje fiz umas contas referentes aos antepassados. A minha irmã mais velha Violeta morreu com 23 anos. A minha tia Martha nasceu em 1906, dois anos antes que a tia da Regina, Annecy. Quando o papai casou tinha 27 anos e a mamãe 20. O tio Françu morreu com uns 80 anos. Se morrermos com as idades dos nossos pais, será o seguinte: em 1995 morre o José Maria, em 1997 o Luiz, em 1998 a Risoleta, em 2002 o Felippe, em 2003 a Heloísa, em 2004 eu, em 2010 a Maria José e em 2012 a Maria Helena. “Estote parati!”. Ontem fiz nova listagem da Declaração do Imposto de Renda. Enviei a cópia anterior para a Sônia examinar. A Dayse e eu estivemos em Curitiba no Dia das Mães. Depois ela foi a Blumenau para uma entrevista de emprego. Na CFG o Lotus 1-2-3 continua me ajudando muito. Graças a Deus tenho resolvido todos os problemas que me aparecem. Em Curitiba a Dona Lycia, a Regina, o Guilherme e a Lycia estão se preparando para uma viagem aos Estados Unidos no dia 26. Que tudo dê certo! Que São Cristovão e os Santos Reis Magos os protejam! Em São Paulo tenho visto muito filme na TV. Tentarei diminuir para sobrar mais tempo para coisas mais úteis. A Dayse e eu fomos almoçar no Shopping Morumbi. Comemos comida chinesa.

23/05/93 – Ontem fui à CFG onde melhorei a Folha de Produção de Equipe Mecânica para a licitação do DNER. Durante a semana enviei dinheiro para a Lycia e para a Regina, para a viagem. Na CFG concluimos a Proposta para a Fepasa às 23:30. Acho o Grupo dos 11 do Departamento Técnico, formidável! A Dayse vai trabalhar em Blumenau. Agradeço a Deus por tudo!

30/05/93 – A Dona Lycia, a Regina, o Guilherme e a Lycia passaram pelo Aeroporto de Cumbica em direção aos Estados Unidos. Que aproveitem bastante! A Dayse e eu fomos até lá. Voltei antes para trabalhar. O tempo está frio e chuvoso. Estou com dor no lado direito da cintura. Na CFG concluimos a Proposta de um Viaduto em Ibiá, para o DER-MG. Na CFG o reajuste salarial foi de 100%.

06/06/93 – No dia 3 completei 57 anos, graças a Deus! A Maria José deixou os Parabéns na secretária eletrônica. Ia para Curitiba. A Regina ligou da Virginia, nos Estados Unidos. Continua com uma tosse. No dia 4 comemos uma torta na CFG e ganhei uma caneta e uma lapiseira do pessoal. Na CFG, junto com o Serginho lançamos a 30ª medição da Obra de São Miguel em 17 minutos, ficando a impressão em 47 minutos. O programa funcionou muito bem e vou tentar melhorá-lo ainda mais. Hoje é o primeiro jogo da Final entre o Coríntians e o Palmeiras. Tirei uma foto dos ônibus sobre o viaduto da Praça da Bandeira, aguardando os torcedores corintianos. Falei com a Sônia e com a Dayse. Todos vão indo bem, graças a Deus! A Regina ligou da casa do Clark. Ela e a Dona Lycia continuam tossindo. A Lycia está gostando mas ainda não resolveu se fica por lá perdendo a passagem de volta. O Guilherme está comprando um micro para a Dayse. Mataram aqui em São Paulo um paide 47 anos que esperava a filha na porta da escola de balé. Que tristeza! No prédio da CFG estão colocando postas corta-fogo. Tenho conseguido não ver TV. Na sexta-feira fiz uma hora de oração às 02:00 da madrugada como a minha mãe fazia.

20/06/93 – domingo – Estive em Curitiba onde encontrei a Dayse, a Sônia e o Fabrício. Chuva e frio na quinta-feira de Corpus Christi. Mandei consertar o Opala 72. Andei com o Monza 85. Cuidei do Fabrício que já encaixa a ponta da mamadeira sozinho, toca piano com o dedo indicador esticado, já engatinha e fica de pé encostado. Achei a vida da Sônia muito corrida. É muita coisa para ela cuidar ao mesmo tempo. Vi a amiga dela Elisa com o marido Genésio e o filho Eduardo. Não pude me apresentar na SIP5 na sexta-feira. Estou com tosse e catarro no peito. Tenho inalado Yatropan e tomado Melagrião. A Dayse está satisfeita no novo emprego mas Blumenau só tem 1 cinema. Na CFG melhorei o banco de dados de equipamentos. Estamos na pré-qualificação da CBTU-RJ e vamos preparar a proposta para a duplicação da Fernão Dias. Estamos sem notícias do pessoal nos Estados Unidos. Em um cartão postal a Regina diz que tudo está correndo às mil maravilhas, graças a Deus!

04/07/93 – domingo de sol e calor nem parecendo inverno. Liguei para a Regina. Continua tossindo e vai ao médico. Muitas despesas com ligações telefônicas internacionais que cairam rapidamente. A Dona Lycia com gasto de 11 milhões só em juros. Ela também foi ao médico devido à tosse. A Lycia nos Estados Unidos não deu notícias. A Dayse ficou neste final de semana em Blumenau. O Opala ficou bom. O gasto total foi de 36 milhões. Espero que tenha compensado. Nada ainda do Imposto de Renda. Fiquei bom da gripe graças às injeções eucaliptine + vitamina C . Tenho que evitar o xarope expectorante se só quero parar a tosse.  Mandei consertar o cabeçote da Grafix e comprei fita nova. Mandei consertar o relógio de pulso. A inflação no Brasil está na faixa dos 30% ao mês! O dólar já está em 56.000,00. Paguei 400.000,00 à diarista Dona Nair. Na CFG aprontamos as 5 pré-qualificações da CBTU e fizemos a 31ª Medição de São Miguel. Tudo OK, viva! Relí desde 1987 até 1990 a minha caminhada pela programação. Vejo que valeu a pena estar sempre malhando. Pretendo continuar sempre melhorando cada vez mais, com a graça de Deus! Como estou com 102,85 kg vou tentar emagrecer de novo na base da dieta do Atkins. Peço a Desu que dê tudo certo de novo e que eu tenha perseverança. Continuo sem ver TV, viva! Estou aplicando no Itaú, Bradesco e Bamerindus, principalmente na Poupança. Cheguei aos 220 milhões mas tive muitos gastos: Opala, cabeçote, fitas, carro da Sônia e viagem aos Estados Unidos.

 18/07/93 – Estive no dia 10- sábado em Curitiba para o aniversário de 1 ano do neto Fabrício, graças a Deus! A Lycia ligou dos Estados Unidos. Ela está com o Clark, a Diane e o filho Andrew. Vai se mudar para outra cidade. Que ela tenha forças para aguentar a solidão e a terra estranha, melhorando o seu inglês e abrindo novas oportunidades de emprego. A Dayse está em São Paulo neste final de semana. Saiu às 20:00 de Blumenau e chegou às 06:00 em São Paulo. Ontem almoçou com a Paula, o Carlos e a Marina. Ontem trabalhei na CFG com a Suely e o Delmino, das 08:00 às 17:00, pois teremos seis concorrências entre 26/7 e 4/8. Amanhã vamos fazer a defesa do uso do rolo TH10 no lugar do CG11. A Dayse deu um perfume de 500 mil para a Dona Nair. A Polícia Federal está em greve. O Guilherme e o Cláudio montaram o 486-66MHz da Dayse. O Opala não está mais encavalando as marchas. Parei de comer pão, bolacha, arroz, feijão, bolo, doces, etc. Estou só nas azeitonas, castanha-do-Pará, iogurte natural, gelatina, abacate, carnes, ovo, queijo-de-minas, seguindo o Dr Atkins, sem vitaminas pois cada cápsula custa 20 mil. Já baixei para 101,40kg com roupa. Acho que o Novomilk contém carboidrato e dificulta o emagrecimento. Tenho que parar com ele.

 25/07/93 – Dia frio e sem sol. O Guilherme está em Curitiba. Amanhã vai pedir demissão da ECS, mas já tem outras coisas em mente. Ofereci o apartamento se vier trabalhar em São Paulo, mas ele me falou que em Santa Catarina estão querendo fazer um novo Silicon Valley. Liguei para Guaratuba. A Regina estava lá com a Dona Lycia, Dayse, Sônia e Fabrício. Muito frio. A Lycia não deu notícias. Na CFG muito trabalho e as faltas da Marineusa que ganhou um bebê de 10 dias, chamado Gabriel e do Armando, papai da Adriana. O Dr Wilson sempre nervoso. Espero que com um esforço extra nesta semana, tudo tenha um final feliz. Ainda bem que eu posso contar com a boa vontade do Delmino e da Suely. O Guilherme, o Cláudio, o Rafael, e o Antônio estiveram no apartamento. Vieram ver a Fanasoft. O Ivanzinho e o Marcelo da Anna também, mas não me encontraram e voltaram para o Rio. Ontem foi instalado um interfone no apartamento. Hoje comprei tinta e acessórios para pintar o banheiro e a porta de entrada. Já estou com 99,5 kg. Escrevi uma carta para a Lycia usando a HP95, macro editor e a impressora Lady 90, e etiquetas na impressora Grafix. Esta noite fiz a hora de oração às 02:00 da manhã. Hoje tive que comer carboidratos que comprei para o Ivanzinho e Marcelo: leite, pão e salsicha. A Regina e a Dona Lycia continuam com tosse. Ontem trabalhei na CFG até as 18:30. Comi duas deliciosas peras a 25,00 cada. Hoje na feira comprei abacate e limão.

01/08/93 – domingo – Nova moeda: Cruzeiro Real igual a Cruzeiro sem três zeros. Ontem trabalhei das 08:00 às 17:40 na CFG fazendo Folhas de Produção de Equipes Mecânicas para no DER da Bahia. O tempo esfriou e tive que dormir com agasalho. Hoje vou ligar para a Regina em Blumenau onde ela está passando o fim-de-semana com a Dayse. Na CFG o mês de julho foi um sufoco! Duplicação da Fernão Dias lotes 8 e 9 no dia 28, Serla lotes 6,7 e 10  no dia 10, DER-MG-Manga  nos dias 30/07 e 02/08, DER-BA no dia 04/08. Ufa! Que canseira! Foram três sábados em seguida. O Armando ainda foi papai da Adriana e a Marineuza adotou um bebê de 10 dias chamado Gabriel. Ainda bem que o Erich, o Miragaia, o Dr Odilon e o Dr. Dirceu ajudaram. A dupla Sueli e Delmino foi bem constante. A Alessandra organizada. A Tânia quando foi preciso ficou até às 2 da manhã com a Marineuza e a Alessandra. É importante ler e interpretar bem os Editais e as respostas recebidas. Estou pesando 100 kg. O Guilherme esteve de novo aqui em São Paulo com o Cláudio.

15/08/93 – Nossa Senhora da Glória, rogai por nós! Estive em Curitiba no dia dos Pais. Ganhei roupas e chinelos. Vi o 486 da Dayse funcionando no Quattro Pro com o meu programa de Folha de Produção de Equipe Mecânica. Achei interessante. O Fabrício vai bem. A Lycia me escreveu dos Estados Unidos. Está em Sicklerville, New Jersey, na nova casa do Clark. Liguei para a minha irmã Maria Helena no dia 12 pela passagem dos seus 61 anos. Ela vai à Palestina. É bisavó de um menino em Brasília. Falei com a Margarida. Os banheiros do apartamento da Risoleta estão em reforma. Na CFG estou me organizando para futuras licitações e melhorando as macros. O Erich melhora a Folha de Produção das Equipes Mecânicas. Limpei os arquivos do IBM-XT passando quase tudo para três conjuntos de disquetes. O Guilherme continua trabalhando com CAD em plantas de rodovias do DER/SP para o CNEC. A Dona Lycia neste sábado deve ter ido ao Rio de Janeiro para passar uns dias  com a sua irmã Tia Eleonora. Já estoui com 99,05 kg, tendo chegado a 98,45kg na base de abacate, mate com limão, iogurte natural, castanhas do Pará, azeitonas, carnes e verduras.

22/08/93 – Ontem a minha mãe Umbelina se viva estaria completando 100 anos! Que Deus a tenha no céu! Dia de sol e noites frias. Ontem fiquei na CFG das 09:00 às 14:50 entre o XT e o 386. Que diferença! Fiz a limpeza final do winchester do XT e melhorei as macros no 386 para a medição da obra 139 e correção monetária da obra 103. O que eu considero importante para mim está guardado em disquete para me precaver das radicais limpezas que o Dr Sílvio costuma fazer. Ontem li o livro sobre a planilha do Quattro Pro. Achei interessante mas estou acostumado com o Lotus 1-2-3. Vou tentar aos poucos ir mudando, mas na minha HP95LX só existe o Lótus. Acabei ficando em São Paulo. A Risoleta me disse que os banheiros estão em obra e que a neta Ingrid estava lá. Em Curitiba a Regina achou que eu ir só para tentar consertar o forno elétrico que havia pifado não compensava. O Guilherme deve aparecer por aqui de novo esta noite. Na CFG ganhamos dois lotes na Bahia. Viva! Graças a Deus! Continuo pesando cerca de 100 kg com roupa.

29/08/93 – Já pesei 97,75 kg. Ontem malhei no 386 após cortar o cabelo com o Sr Geraldo com o qual conversei o tempo todo. Paguei 200,00 mais 50,00 de gorjeta. Como referência de preço, duas fitas k7 custam 500,00 aproximadamente 5 dólares. Comprei a passagem de volta para o dia 7, um livro sobre o QuattroPro por 1.300,00 na Livraria Triângulo com cheque para o dia 31, do Bancesa, e queijo na Sulmineira, castanha do Pará e azeitona verde no Godinho. Na CFG descobri que não havia calculado a correção monetária para três faturas recebidas da Fepasa. Foi rápido no 386 e na Epson 1100. Durante a semana fiz um índice dos Planos de Obras e suas metodologias, pretendendo melhorar sempre. A Sueli fez um quadro dos Atestados – CREA. O Dr. Sílvio com o Armando e o0 Erich melhorando os Serviços catalogando os insumos. O Junior e o Sr. Mário viajaraam pela Varig para a Europa em férias. Ficamos em segundo lugar na licitação da Conserva de Capim Grosso na Bahia. A primeira colocada mergulhou no preço. Na Serla perdemos todas. Faltam os resultados das outras licitações. Novas licitações à vista na Fepasa, CBTU, Petrobrás e DNER. Na quinta-feira graças às cópias feitas consegui atender ao Dr. Wilson quantos aos saldos da Carpizza no DER. Preciso me organizar cada vez mais para vencer esses desafios inesperados. Comprei uma calça na loja J. Silva. Mandei 25 dls para a festa da Faculdade de Engenharia do Paraná. Emprestei 10 mil para a minha irmã Risoleta até o dia 2. A Lycia está querendo comprar um carro nos Estados Unidos. O Guilherme quer um livro sobre AutoCad de presente. Ontem a Dayse chegou com a Solange para visitar a 2ª Bienal de Arquitetura. O Ilídio também veio e ficou no Hotel Othon. O Guilherme dormiu aqui na semana passada.

12/09/93 – domingo – 21 anos da Lycia! Ela continua nos Estados Unidos. Pretendo ligar para ela. Ontem o sábado foi friorento e molhado. Mesmo saindo de uma gripe consegui ir à dentista Dra. Jacira e depois das 10:30 às 16:30 malhar no 386 + 4Pro e XT + 1-2-3. Fui à Lavanderia (480,00) e no Jumbo. Estive em Curitiba, gripado. Revi a Regina, a Dayse, a Sônia, O Guilherme e o Fabrício. Falei com a Dona Lycia por telefone. Ela continua no Rio. Tirei o Opala de uma oficina. A Regina me deu duas injeções. O Guilherme foi à missa comigo. Pratiquei o 4Pro for Windows com mouse no 486 da Dayse. Vi colocarem a estátua de Nossa Senhora da Luz em cima de um obelisco no centro da cidade, com a presença do Prefeito. No dia 5, o Guilherme completou 28 anos. Coloquei 5 mil para ele e dei um livro sobre CAD12. Graças a Deus e que ele nuca se afaste do Bem! A Dayse, a Sônia e o Fabrício foram para Guaratuba e a Regina os foi buscar depois. Ela continua tossindo. Na CFG teremos concorrências na Fepasa, CBTU e DNER. Li para a Regina e o Guilherme uma carta da minha irmã Maria Helena em que ela comentava a vida após 10 anos de uma carta anterior. No dia 12 a Lycia completou 21 anos. Parabéns e muitas felicidades!

19/09/93 – domingo – Ontem foi um sábado ensolarado. Que diferença do anterior. Fui à dentista e depois à CFG onde fiz uma macro que me dá o valor da UFESP quando entro com a data. Comprei abacate, limão, queijo, frango, azeitona e castanha do Pará. Estou quase bom da gripe, graças a Deus! Fiz uma hora de oração na madrugada de sábado para domingo. Na CFG estou na preparação das próximas Propostas e controlando os sub-empreiteiros da obra de São Miguel. O Guilherme não apareceu. A folha de composição de custo unitário foi errada numa documentação complementar. Ela foi com BDI. Foram remetidas novas, havendo atraso. Preciso evitar que isso se repita, atuando nos pontos fracos. Estou controlando bem as minhas finanças com um programinha na HP95. Ontem recordei o uso do VIP. Gostei. Vou usar mais.

26/09/93 – domingo friorento – Ontem malhei na CFG descobrindo novas possibilidades no 4Pro. Gostei de poder usar duas janelas abertas ao mesmo tempo. O Guilherme esteve com o Cláudio na quinta-feira. Parece que tudo deu certo no DER e no CNEC. Na CFG ficamos até 22:10 na sexta-feira preparando uma proposta para Duques-Rio Bonito. Tenho almoçado por kg no restaurante Matipó, na rua Riachuelo. A semana foi chuvosa, mas graças a Deus fiquei bom da gripe. O Guilherme levou para o Fabrício um vaporizador que comprei na Casa Fretin por 2.900,00. Recebi um cartão do meu amigo Brás Defilippo que mora em Juiz de Fora. Comprei vitaminas C e Triatec para a Regina. Continuo com 97 kg com roupa. Mandei 4.000,00 para a Sônia (Unimed) e 3.500,00 para o conserto do Monza. Paguei 1.200,00 à Dona Nair (=10dls) . Comprei um novo caderno para ir escrevendo a minha vida. Acho que será o último. Na capa aparece o Dedo de Deus lá em Teresópolis, apontando para o céu. Que coincidência! O atual caderno durou de 1967 a setembro de 1993, 26 anos e 9 meses, dos 31 aos 57 anos, o tempo em sou formado engenheiro pelo IME.

03/10/93 – domingo de sol! Fiquei em São Paulo esperando o fim-de-semana prolongado que vem aí. Continuo malhando no 386, XT, HP95, TK3000, PC1500 e HP41CV. Às vezes eu paro para redefinir os objetivos. A minha sobrinha Margarida ligou do Rio de Janeiro dizendo que a Risoleta estava doente, tendo desmaiado na igreja. Um dos banheiros já está pronto. A Maria Helena viajou para a Palestina e a Maria José para Pernambuco. A Dona Lycia já voltou para Curitiba. A Lycia vai voltar doas Estados Unidos no fim do mês.  O Guilherme deve vir nesta segunda-feira. Já comprei pão, becel e Nescau. Falta o leite. Ontem houve um show no Anhangabaú com muitos jovens. Na CFG entregamos as Propostas. Comemorei com o pessoal esta entrega e também o Dia da Secretária. Só a Alessandra não quis receber. Dei fitas de vídeo para a Sueli, Marineuza, Delmino, Tânia e para a Sônia a que era para a Alessandra. Para o Francisco dei duas fitas k7. A Marineuza continua cuidando do Gabriel e da Ana Carolina, sozinha. O Armando comentou que não devia ter feito operação nas vistas. O Júnior já voltou da Europa. O Dr. Sílvio colocou o Dicionário do Aurélio no computador. A 34ª medição de São Miguel saiu em 1 hora e 30 minutos com o Erich, Delmino e Márcio. Ajudei na impressora e no quadro de reajuste. Continuo pesando 97 kg.

14/10/93 – quinta – Estive em Curitiba de sábado a terça-feira ayé 16:00. Brinquei bastante com o Fabrício que está bem esperto. A Dayse voltou domingo para Blumenau para trabalhar na segunda-feira. Fui à missa no dia 12 às 07:00, em homenagem a Nossa Senhora Apareceida e cantei as músicas “Com minha Mãe estarei”, “Daí-nos a benção” e “Viva a Mãe de Deus e nossa”, lembrando-me de minha saudosa mãe Bila. No sábado à noite nós íamos ao Pizza Hut, mas havia muita fila. Fomos ao Scavolo, Dona Lycia, Regina, Dayse, Sônia, Fabrício e eu. O Guilherme tem virado a noite trabalhando na proposta da fábrica da Brahma em Lages. Comprei o presente do Fabrício nas Lojas Americanas, por indicação da Sônia, por Cr$3.750,00, correspondendo a 20 dólares. A Dayse vai entrar com 1.800,00. Brinquei de esconde esconde com o Fabrício.

17/10/93 – domingo – Graças a Deus a documentação complementar da Concorrência de Duques-Rio Bonito. Saiu às 13:10 e chegou ao Rio às 17:30 de sexta-feira. Revisei as Folhas de Produção de Equipes Mecânicas. Ficaram ótimas. O Plano também ficou muito bom, graças a Deus!

29/10/93 – sexta – O Guilherme está vendo televisão. Ele vai para Curitiba e eu vou para o Rio rever os parentes, se Deus quiser. Ele resolveu problemas indo ao CNEC e DER-SP. Está com nova Firma: CG Design. Na CFG tudo está ok. Terminamos mais uma proposta do DNER, Rio Bonito-Casimiro de Abreu. Estive em Curitiba no fim de semana passado para rever a Lycia. O Fabrício está bem esperto. A Dayse continua em Blumenau. A Regina preocupada com o Guilherme e seus negócios. Usei o 486 da Dayse para melhorar uma Folha de Produção.

02/11/93 – terça – Estive no Rio de Janeiro. Dias ensolarados! Caminhei duas vezes pelo calçadão da praia com a Risoleta. Revi o José Maria, a Maria Helena, o Josué, a Margarida, o Beto, o Ivanzinho, o Paulinho, o Oscarzinho, a Cristina e seu filho Júnior (conversamos sobre a insegurança no Rio), e  a Hilda. Telefonei para a Tia Martha (ela é de 1906!). O Oscarzinho me contou a história dos nossos antepassados no Acre, desde 1904. A Risoleta me contou o tempo da sua mocidade no Instituto Lafayete, o Corso em Copacabana e leu uma bela carta que ela escreveu para o nosso primo Padre Ricardo. Os banheiros do apartamento estão em reforma, mas deu para usar um deles. Dei os 10 mil que havia emprestado e mais 2 mil para a Risoleta, 1 mil para a Margarida, 500 para o Paulinho, 500 para o Júnior e 200 para o Porteiro. Comprei frutas, coca-cola, pão e frango. O dólar está a 170,00. Para a próxima vez espero trazer o flash, um calção de banho e um gravador. A minha prima Nair está no Chalé da Vovó, no Rio Comprido. A Hilda acha que lá é ruim mas a Risoleta discorda dela. A minha irmã Maria Helena está bonita! Está fazendo Pastoral na igreja. A Hilda comentou que o encontro entre a Nair e a Marieta, já sem visão, foi emocionante! A Tia Martha nos seus 87 anos de vida está com medo de morrer! Ela está bem lúcida. O Felippe curtindo os netos em casa. A Anna com um filho e uma cunhada doentes. Vejo que as cruzes são diferentes para as pessoas. A Hilda em sua conversa lembrou o Didi (Gilfredo) irmão do Gilberto. O Oscarzinho fez uma reunião sobre uma empresa de caminhões. O Ivanzinho e o Beto foram para Caraguatatuba. A Ingrid vai casar no dia 19/12/93 em São José dos Campos. A Vera e o Rolando vão passar um ano na Inglaterra. A Maria José foi a Paquetá. Falei com a Regina por telefone. Mandei 8.500,00 para os pneus do carro, 5.000,00 como mesada para a Lycia e 8.500,00 por engano para o Guilherme. Todos bem, graças a deus! A Dayse vem neste fim-de-semana a São Paulo. A revista Veja publicou um artigo de capa sobre a Corrupção nas Empreiteiras. Prossegue a CPI do Orçamento.

06/11/93 – sábado – A Dayse chegou de Blumenau, mas ainda dorme. Ontem a Regina ligou para confirmar a vinda dela. Todos bem, graças a Deus! Na CFG consegui fazer os Quadros de fim de mês, sendo que o da fepasa me deu mais trabalho devido à correção da correção da correção. Tenho me organizado melhor usando disquetes no XT. O 386 não está aceitando alguns disquetes.

17/11/93 – quarta – Estive em Curitiba com a Regina e o Guilherme. A Dona Lycia, a Sônia, o Fabrício e a Dayse foram para Guaratuba. A Lycia e a Cláudia estão em São Paulo para o show do grupo Bom Jovi. Tirei férias de computador e vi uma fita de vídeo com a Regina, Gran Canyon. Visitamos a Dona  Érica e a irmã, visitamos o escritório  da CG Design, do Guilherme e do Cláudio. Muito calor e dias de sol. A Regina ainda está preocupada com o Guilherme.

28/11/93 – Dia lindo, sol e céu azul! Brisa agradável. Ontem da sofá apreciei a lua cheia em um céu sem nuvens e pensei no Universo e em Deus. Hoje cedo comecei a lançar na HP95 as composições e folha de produção da revista Informador. Estou procurando um cartão para aumentar a memória da HP. Falei com o Vendedor Rubens na Fotóptica mas são muito caros, compreços de uma TV a cores  de 20”. Haja coragem para comprar! O Guilherme e o Cláudio estiveram aqui. Foram no CNEC, DER/SP e também na CFG para me visitar. Na CFG ganhamos na licitação da Fepasa mas perdemos na Fernão Dias e CBTU-RJ. Tenho perdido arquivos no computador, vou agir com mais cuidado. Ganhei um rádio-gravador usado em uma rifa. Ontem ouvi a FM Scala com músicas agradáveis. Nesta semana a Regina foi de novo a Blumenau visitar a Dayse. Ontem andei vendo os preços das TVs a cores. Estão na faixa de 365 dólares.

12/12/93 – Estive em Curitiba. Vi a nova TV a cores Philips. Graças a Deus! O Fabrício está bem esperto e já diz: Dayse, manga, vovô e outras palavras. Fui à feira com a Regina e conversei com o Sr. Romano. A Regina foi a um churrasco. A Lycia, a Cláudia, a Dayse, a Andréa e o Guilherme estavaam em casa. A Dona Lycia estava em Guaratuba trocando o madeiramento da casa. O Guilherme está dando aulas de CAD v12. A Dayse perdeu o emprego em Blumenau. Que logo arranje um outro em Curitiba. No almoço de domingo a Regina fez uma macarronada gostosa. A Dayse, a Sônia, o Fabrício e eu fomos passear de trem até Pinhais. O Fabrício chorou com o apito do trem tuiú-tuiú.... A Dayse tirou fotografias. Na CFG estamos em fase sem concorrências. Tenho aproveitado para melhorar as planilhas de controle das correções monetárias e a metodologia dos planos. A medição da obra de São Miguel atrasou. Estou usando agora uma HP100LX que adquiri na J.Heger com o Vendedor Ricardo, entrando com a HP95 e pagando a diferença. Ela está imprimindo lentamente. Parece que tem muitos recursos. Nesta semana a Regina foi de novo a Blumenau. A Maria Helena (do Gilberto) ligou oferecendo carona para o casamento da Ingrid em São José dos Campos. No dia 9 liguei para a Risoleta pela passagem dos seus 75 anos. Graças a Deus todos vão bem. Prossegue a CPI da corrupção. Ontem malhei na CFG. Listei os serviços já com metodologia em ordem alfabética e fiz cópias de programas importantes. Fiz um macarrão rápido com salsicha e mandei para a Feira da Pechincha (de Informática) no Ibirapuera usando o ônibus Jardim Miriam que sai da Praça da Bandeira. Às 19:00 retornei em um ônibus que me deixou no Largo de São Francisco. Após pechinchar bastante adquiri um 386 e um 4Pro v.4. Devo receber o micro no dia 22, quarta. Pretendo me desfazer da linha Apple. Bye, bye TK3.000! Graças a Deus, deu tudo certo! Espero aumentar a minha eficiência profissional com essas aquisições! A Regina pelo telefone me disse que já havia chegado a Notificação do Imposto de Renda confirmando as 4.000 UFIRs. Espero poder pagar em seis vezes durante o ano de 1994.

18/12/93 – Fui ao casamento da Ingrid, filha da minha sobrinha Vera lá em São José dos Campos. Fui de ônibus com a Regina, a Maria Helena e o Gilberto. A festa foi muito bonita, apesar do tempo chuvoso. O Padre falou bem. O Hélcio, filho da minha sobrinha Anna foi muito prestativo nos dando carona com o seu carro. O Josué discordava do Gilberto sobra a vantagem de ter 28 poupanças diárias. A Regina voltou direto para Curitiba, tendo esquecido o talão de cheques no hotel. A Maria Helena minha irmã com o salto de um sapato quebrado. O Paulinho, filho da Margarida querendo sair do Rio. Voltei na segunda-feira com o Gilberto e a Maria Helena chegando às 09:10 no serviço.

24/12/93 – Véspera de Natal em Curitiba. Dei uma Arca de Noé de brinquedo para o Fabrício e 10 mil para cada um. O Alberto, pai do Fabrício deu presentes para todos. Em São Paulo no dia 22 recebi do Laertes o 386, graças a Deus.

31/12/93 – Passei o ano em casa vendo o Reveillon do Faustão. Neste final de ano fui a quatro missas: dia 25-sáb, dia 26-dom, dia 1/1-sáb e dia 2/1 domingo, tendo comungado, graças a Deus!

ANO DE 1994

02/01/94 – domingo – Retornei no ônibus das 16:05 a São Paulo para malhar no 386 e HP100LX, ficando no apartamento à disposição da CFG para algum apoio necesssário na medição da obra de São Miguel. Liguei para lá dando o número do meu telefone. Comecei a desvendar o 4Pro-v.4 e consegui ligar a HP100LX ao 386, graças a Deus!

25/01/94 – terça – 440 anos da Cidade de São Paulo. Há 40 anos eu estava na Avenida 9 de Julho ao lado da Karin vendo o Desfile do 4º Centenário. Como passa o tempo! Ontem na CFG coloquei o serviço em dia. Na volta comprei salsicha, pão e requeijão. A Regina ligou pedindo 25 mil. Vi televisão e dormi tarde. Acho que foi conseqüência das duas semanas em que vi televisão em Guaratuba e Curitiba. Não quero pegar o costume aqui. Na semana que fiquei no apartamento fui chamado duas vezes para dar apoio ao Professor Marfará e na medição. Depois fui para Curitiba e em seguida a Guaratuba com a Regina. Foram dias muito agradáveis quando puder brincar com o Fabrício, conversar com a família e tomar banho de mar! Melhorei uma macro na HP100LX. No dia 10 de janeiro a Regina e eu completamos 33 anos de casados, graças a Deus! O Guilherme vai ter que usar lentes e ainda não renovou a carteira de motorista. A Dayse continua desempregada e aproveita Guaratuba fazendo ginástica na praia. A Dona Lycia na cozinha, sempre alegre e bem disposta, apesar de uma dor no braço. O Guilherme tocando a Firma CG sempre com dificuldades financeiras. A Lycia foi aprovada no Vestibular, graças a Deus! No dia 17 houve um grande terremoto em Los Angeles. Morreu o ex-patrão do Guilherme, o Engenheiro Adauto Loures Rocha, de câncer. Que Deus lhe dê o céu! Fomos ao aniversário da Vanessa, neta da Beatriz, prima da Regina. Revi a casa dela na praia, objeto do meu último cálculo estrutural em 1986. Graças a Deus tudo em ordem. Fui à missa das 08:30 na Vila de Guaratuba, no domingo. O Padre é americano e fala muito depressa em português não dando para eu entender. Um dia encontramos na Praça a bisavó do Fabrício com uma sobrinha chamada Priscila. Também apareceram em Guaratuba os avós do Fabrício, Sr. Ubaldo e Dona Edi, o Tio André com a namorada Sandra e o pai Alberto. O Fabrício foi ao Parquinho e gostou de andar de automóvel. Cada brincadeira custava 1 dólar, uns 400 cruzeiros. O Tio Néri, a Tia Emy e a Elyane também estiveram em Guaratuba. O Tio Ernani e a Tia Nine fizeram uma visita ao Tio Néri. Os dias foram praticamente de céu azul. Em Curitiba tirei a pressão no Hospital Militar e deu 16x10. Levei um susto. Vou começar a controlar. A Regina parou de tomar o Triatec e a tosse que tem desde abril do ano passado diminuiu. Em Guaratuba fui com a Sônia até a Vila para trocar duas correias do Quantum. Terminou em Brasília a CPI da corrupção. Vários parlamentares foram indicados para serem cassados. Vai começar a CPI das Empreiteiras. Na CFG o Dr. Sílvio está em férias desdde o final de dezembro. O Sr. Antonino e o Júnior trocaram de salas. Ainda estamos sem licitações. O meu irmão Mons. José Maria com nova paróquia, a de São Judas Tadeu, no Cosme Velho. Que Deus o abençoe! No Vale do Anhangabaú houve um show de 12 horas com Jorge Bem Jor, Mangueira, Chico Buarque, e outros. Dia quente. Reli a minha vida desde 1970. Tudo passsa mesmo, a gente queira ou não. Os prazeres são efêmeros. As pessoas envelhecem e morrem. No fundo sempre a necessidade do dinheiro que é assegurado pelo trabalho que depende da saúde, da competência e da força de vontade. Devemos evitar o excesso de peso que cansa mais.

30/01/94 – domingo – Ontem malhei na CFG até as 15:00 aprontando as planilhas de correção monetária do DER, da Fepasa e a fatura da Fepasa, para apresentar aos Diretores na segunda-feira. Graças a Deus tudo deu certo. Temos um estagiário chamado Paulo que já tem um 386, Lótus para Windows e uma HP 28S em casa. Ele está no 3º ano da FAAP. No apartamento passei o aspirador de pó e melhorei uma planilha adaptando para o 4Pro no meu 386. À noite ainda vi um filme na TV mas espero aproveitar melhor o tempo em algo mais produtivo. Gostei de ter conseguido ficar desde abril até dezembro em 1993 sem ver filmes na TV. Valeu, graças a Deus! Se consegui uma vez posso conseguir de novo. Nesta semana vim sempre almoçar no apartamento. Acho que estou economizando. Na CFG tenho mantido a mesa limpa. A Alessandra continua a recusar tudo o que eu ofereço nas comemorações e que todos os outros aceitam. Não tenho idéia do motivo. Dei para o Fernando um CD de presente nos seus 18 anos. Custou-me dois cheques de 2.700,00 no Mappin da rua São Bento. O Professor Marfará se recuperou de uma enfermidade. O cadastro da CFG no DER-SP venceu em 31/12/93!

06/02/94 – Revi mais uma vez a minha vida, quantas recordações! O interessante é ir sempre fazendo aquilo que achamos que é melhor. Não desanimar com os fracassos. Confiar na Divina Providência e estar sempre preparado para a morte, a última convidada de nossa vida. Ontem sábado malhei na CFG e no apartamento. Aos poucos vou me adaptando ao 4Pro que faz bonitos gráficos. O estagiário Paulo me tem ajudado nas planilhas de correção monetária. Ele está com 24 anos e no 3º ano de Engenharia. Agora são 10:00 e vou ligar para a Regina que está em Guaratuba com a Dona Lycia, Dayse, Sônia, Fabrício e Lycia. Quem atendeu foi a Sônia. Está chovendo lá e o Fabrício brinca com a Arca de Noé. A Dayse se saiu bem na ginástica aeróbica. A Dona Lycia e o Alberto também foram para lá. Houve um acidente da estrada em que houve até resgate por helicóptero, atrasando a viagem. A Lycia deve ir hoje e a Regina na quinta-feira com o Alberto. Liguei para a Regina. O Guilherme foi a outro oftalmologista e foi confirmada um problema de fundo genético que aparece na puberdade e se não regredir pode exigir um transplante de córnea.  A consulta custou 15 mil a as lentes custaram 100 mil. Peço a Deus que regrida. A Regina também vai amanhã ao médico pagando 20 mil a consulta. A Lycia e a Cláudia foram a um baile  e chegaram com fome. A minha passagem está na rodoviária para as 08:00 de sábado.

21/02/94 – segunda – Passei o Carnaval em Guaratuba. No dia da Guaratubanda a chuva atrapalhou. Muito calor nos dois últimos dias de praia. A Regina teve que usar um ventilador barulhento. O Fabrício já vai no fundo com o patinho inflado. A Dona Lycia mandou colocar uma antena no telhado e a televisão ficou ótima. O Eduardo, filho da Elyane, prima da Regina, completou 22 anos. Em Curitiba fomos à comemoração dos 80 anos do Tio Ernani no Buffet Ilha do Mel. Conversei mais com Neto, primo da Regina. Dancei com a Regina e com a Lycia. O Guilherme dançou com a Dona Lycia. A Terezinha, amiga da Regina e o seu marido Gen Camargo estiveram na nossa casa. Vão viajar aos Estados Unidos  no próximo dia 4 e vão ficar lá por 3 meses. Ele sentiu e ainda sente muito a passagem para a Reserva. Comprei um livro sobre o DOA 6.2, do Ramalho e já apliquei algo na HP100LX. Fui ao Hospital Militar e fiz uma consulta com o Clínico Geral Cap Kovalski. A pressão está em 14x10. Fui  ao Instituto Graefe e me consultei com o oftalmologista Westfalen, de Cruz Alta. Já precisaria usar óculos para longe. A consulta custou 18.000,00.

27/02/94 – domingo – Ontem a Regina ligou de Guaratuba, onde está com a Dona Lycia. Pediu 10 mil para o IPTU do nosso terreno em Pontal do Sul. Todos bem em casa. O Guilherme já está usando as lentes para a ceratocone. Na CFG, pela primeira vez tivemos que ir duas vezes para alterar uma proposta da Serla, Bota Montante. Havíamos almoçado no Churrasqueto, da 24 de maio, o Delmino, o Francisco, o Armando, eu, a Sueli, a Alessandra e a Marineuza. O Fernando não quis ir almoçar. O Dr. Sílvio já sabe que eu tenho um 386 e o 4Pro v.4 em português. O Dr. José Sérgio veio do Rio para ajudar na montagem do Plano de Obra. Na noite da sexta-feira comemos pizza. No sábado fomos almoçar 1as 15:00. Acho que todos trabalharam muito bem, graças a Deus! Até o Delmino fez a Lista de Equipamentos usando o Lótus 1-2-3.

06/03/94 – domingo – Já estou dormindo com pijama de inverno. Nesta semana o acerto das medições da obra de São Miguel foi um sufoco. Graças a Deus ontem fiquei das 08:30 às 15:00 na CFG e acertei as medições e as correções monetárias da Fepasa. A planilhas já saem em novo estilo do 4Pro. Começaram as URV (Unidade Real de Valor) diárias! O Delmino listou os cartões em ordem alfabética e eu os assuntos da metodologia. Vejo que aos poucos vou conseguindo realizar todos os objetivos a que me propus. Graças a Deus! Voltei a melhorar um novo programa. Na CFG com o Paulo aprendi a usar o “preview ” antes de imprimir, possibilitando correções. O Guilherme já tem um telefone celular! Parece que as lentes incomodam um pouco. Que Deus lhe dê paciência e resignação. Na CFG a macro \Q de acesso às UFESPs está funcionando perfeitamente. O meu 386 está com problemas na memória alta. Estou tentando falar com o Laertes para trocar. A minha impressora Grafix continua parada devido ao cabeçote. Levei umas das HP41CV para o Guilherme vender sentindo um pouco ter que me desfazer dela. A gente se apega.

20/03/94 – Já levei também o Digital Cassete Driver, a Leitora de Cartões, a impressora e o PC1500. Aos poucos vou me desligando das coisas, ficando mais leve. Na CFG fiz a Lista e Equipamentos no 4Pro para o cadastro no DNER. A Sueli fez os seus Quadros usando o Lettrix. Agora vou tentar com o Paulo fazer o Curriculum Vitae no 4 Pro. O Cláudio passou por aqui e tirou uma mensagem de erro que aparecia no 386. Viva! Troquei a fita da Grafix e ela funcionou. Tenho feito etiquetas com ela. Ontem descobri o Quickbasic do DOS 6.2. Quanta coisa ainda para aprender. A Lycia, a Patrícia e a Andréia passaram por São Paulo como um vento! Consegui arrumar e limpar o apartamento e comprar leite B, pão fatiado, geléia e requeijão. Regulei o chuveiro para esquentar mais. Estive em Curitiba. Todos bem, graças a Deus! Visitamos o Guilherme na Firma dele aprontando o programa do DER/SP. Roubaram o Opala 72 mas felizmente o encontraram. A Regina pediu ao Guilherme que procurasse desenvolver mais responsabilidade.

27/03/94 – Domingo de Ramos – Dia nublado. Grande Prêmio Brasil. Ontem comprei um livro sobre Quickbasic  e não fui à Feira da Pechincha. Como é mais fácil programar no Quickbasic! Hoje acordei às 06:20 como se fosse segunda-feira. Coloquei um protetor de colchão que a Regina me deu. Até de longe ela se preocupa com o meu bem-estar! Que esposa boa! Que Deus lhe dê saúde e paz! Voltei a usar a HP41CV e acho muito boa a macrinho de controle das contas nos Bancos. Vejo que tudo o que programei desde 1974 com a HP25 há 20 anos, tem sido útil até hoje. Fico querendo chegar a uma síntese do conhecimento e ao aproveitamento de tudo o que aprendi desde os meus 6 anos no Colégio Dom Vital, em 1942. 

10/04/94 – domingo – Passei a Páscoa em Curitiba, graças a Deus! A Regina, a Lycia e o Fabrício adoentados. Comprei chocolates na Icab do Edifício ASA. Comprei roda e pneus para o Opala72. Nesta semana a Dona Lycia completou 75 anos e a Regina 52. Que Deus lhes dê muitos anos de vida e muita paz! Na CFG enfrento desafios de cálculos de correções monetárias. Ontem comecei a lançar a minha Declaração do IRPF-94 no micro.

17/04/94 – domingo de sol – Ontem comprei na Litec um livro de QBasic. Ouvi a missa de Aparecida na Rádio Nova Eldorado, usando um radinho que a Dayse me emprestou. Na CFG com a ajuda do estagiário Paulo consegui vencer os desafios, graças a Deus! O Lótus 1-2-3 sempre me ajudando. Fiz a última medição da obra de São Miguel com o Márcio (40ª) A impressora antiga é que resolveu. No dia 15 recebi o vale em URV. No Rio e em São Paulo estão fazendo uma guerra aos bicheiros. Tenho geralmente almoçado no apartamento: arroz, salsicha e molho de galinha. Ontem errei um cheque das Lojas Americanas. Já recebi o cartão da Fenasoft para julho de 1994. Tenho me sentido bem, graças a Deus!

01/05/94 – domingo de sol – Estou pensando na tomografia computadorizada que a Regina vai fazer na terça-feira. Que Deus a ajude a vencer o seu trauma e que os médicos consigam curá-la da sua tosse e do fígado. Hoje terminei a minha declaração de Imposto de Renda, graças a Deus! Espero entregar o disquete amanhã. Estive em Curitiba no feriado de Tiradentes. Usei o micro da Dayse para a relação de equipamentos para o DNER/MG. Todos bem. O Fabrício muito esperto. No CFG muito sufoco com a falta de Fichas de Registro de Encarregados. Na Fórmula 1 houve um acidente com o Rubinho Barrichelo e morte de um austríaco, e um acidente grave com o Airton Sana que veio a falecer!

15/05/94 – domingo já um pouco frio – Ascensão do Senhor. Estive domingo passado em Curitiba para o Dia das Mães, 8 de maio. Depositei 30 mil para as mães Lycia e Regina e 20 mil para a mãe Sônia, como presentes. No sábado à tarde fomos com o Fabrício à apresentação de bandas na Praça Osvaldo Cruz, a Regina, sua amiga Isabel, a Dona Lycia e eu. O Guilherme foi a um casamento com a namorada Márcia em São Bento do Sul. A Dayse passou no concurso para o Banestado e vai tentar o Banco Central. A Regina fez a ressonância magnética e graças a Deus nada de grave no fígado. Na CFG tenho feito cálculos financeiros devido à URV. Hoje li num livro do Dr. Aléxis Carrel que o ideal é o envelhecimento uniforme de todos os órgãos ao mesmo tempo. Por exemplo, não é bom músculos bons e coração ruim. No enterro do Sena compareceu uma grande multidão. O Brasil inteiro sentiu muito! A entrega da Declaração de Imposto de Renda foi adiada para 31/05/94. O Exército interveio na greve da Polícia Federal. Nas viagens tenho ouvido fitas e rádio com fones de ouvido. O som é muito bom. Foi a Dayse que me emprestou. No aniversário dela no próximo dia 17 (32 anos) vou dar um Dicionário do Aurélio que consegui com desconto de 50% na Livraria Saraiva da rua José Bonifácio. A vendedora manteve o preço do dia anterior.

22/05/94 – Dia de sol. Melhorei programas da HP41CV. Ontem folheei diversos livros tentando ter uma síntes do conhecimento humano. Nesta semana estou com uma dor nos músculos. Acho que é devido a uso de extensor. Ontem consegui trocar a luva do vaso sanitário.

29/05/94 – Ontem pintei o banheiro e comprei as passagens de ônibus para Curitiba, 15 mil cada. Tive que tirar dinheiro no caixa eletrônico do Bradesco pois o do Itaú estava sem dinheiro. Melhorei uma macro para comparar velocidades de processamento. Deu para cansar! Fui almoçar às 15:00. Durante a semana preparei os palnos para a Linha Amarela, lotes 1 e 3, do Rio de Janeiro. O estagiário Paulo cuida da parte dos equipamentos e a Sueli dos atestados, equipamentos e currículos, a Marineuza do Plano e o Erich dos cronogramas. Tenho conseguido não ver televisão.

12/06/94 – Estive na passagem dos meus 58 anos de idade, em Curitiba. Todos vão bem, graças a Deus! Na ida o motorista do ônibus teve uma discussão com um motoqueiro em Registro. Fui à missa de Corpus Christi à tarde mas é melhor ir de manhã. A Maria José me ligou lá de Paquetá. Ganhei disquetes da Regina e dos filhos com um cartão feito pela Dayse no micro. A Dona Lycia me deu um pijama. Comprei uma lapiseira de presente para o Maurício. Consertei a torradeira. O Guilherme almoçou com a namorada Márcia que também foi à missa domingo. A Dayse também. O meu amigo Arno apareceu à noite. Ele perdeu a sogra e um cunhado que fumava muito. Ele trabalha da Ferroeste duas vezes por semana fazendo a ligação entre o Exército e o Governo da Paraná. Disse-me que pensaram no meu nome para essa função mas eu já estava trabalhando e o General Gomes precisava de alguém “para ontem!”.  Ele também trabalha no Clube Santa Mônica sem remuneração. Eu trouxe para São Paulo quatro conjuntos de 10 docinhos para comemorar o aniversário. Os da Alessandra eu dei para o Delmino. Na CFG estamos com muito serviço para as licitações de Ressaquinha e Metrô de São Paulo. Casou um filho do Sr. Antonino. Demos um liquidificador de presente. Não fui devido ao frio, à distância (Tatuapé) e ser de noite.  Arrumei a apartamento para receber a Regina, a Dayse e a Lycia na próxima semana para o casamento do Ricardo, filho do meu primo Gilberto. Hoje ao telefone a Regina me disse que teve uma grande despesa com o Guilherme que machucou o olho (600 mil). Lancei uma musiquinha no micro. Quando tiver tempo pretendo lançar outras. Nas viagens uso um walkman para ouvir músicas e línguas. Continuo com uma pequena dor, intermitente, no lado direito da barriga. O Dr Sílvio passou a semana sem aparecer no escritório devido a ida ao Rio de Janeiro e visitas às obras. Na CFG muitas demissões! Não está entrando dinheiro de obras. Em Curitiba a Dayse tem usado o 486 e a nova impressora HP a jato de tinta para fazer os convites para a exposição de quadros que a Sônia vai apresentar. O Fabrício continua muito esperto. Assisti um filme triste em fita de vídeo com o título de “Em Nome  de Deus”.

26/06/94 – domingo de céu azul de inverno – De madrugada, após uns sonhos acordei às 03:00 e na cama rezando para Deus pedi as luzes do Espírito Santo para organizar a minha vida  de modo a concluir o que ainda não consegui acabar. Neste domingo continuei no auto-aprendizado do QuickBasic esperando até o final do ano passar os meus programas de composição de custos.  Na CFG lidei com índices contando com a ajuda do estagiário. Estive em Curitiba após o casamento do Ricardo em São Paulo. A Regina e a Dayse vieram. Revi a Maria José, a minha prima Maria Lúcia e seu marido Jorge, o seu filho Cláudio e esposa, a Patrícia, com o João, a Gilda e seus filhos, a Renata com o marido e filho, o Reinaldo e esposa, e filhos, o Gilberto e a Maria Helena, e o Gilfredo. A festa no Paulistano foi muito bonita. O presente foram pratos portugueses ( 70 mil). Dancei com a Regina e com a Maria José. O João e a Patrícia estavam muito animados. Fomos e voltamos de táxi (12mil e 15 mil) . Fomos para Curitiba no sábado pela Cometa às 16:00, a Regina, a Dayse e eu. A Regina não gosta da parada da Cometa em Registro no Restaurante Buenos Aires. Ela acha que a da Itapemirim é melhor. Em Curitiba a Lycia vou nos buscar de Monza. No domingo após a missa a Dayse e eu fomos levar o almoço ao “professor” Guilherme. Gostei de ver  sala de aulas com as mesinhas compradas e os micros alugados. De tarde brinquei de esconce-esconde com o Fabrício. Na segunda-feira caminhando fui à Copel, ao Itaú, ao Bradesco, ao Bamerindus, à RFFSA, e ao DER/PR. O tempo estava chuvoso. Às 16:00 voltei para São Paulo. Graças Deus tudo correu bem! No casamento do Ricardo soube que a minha prima Nair havia falecido. Que Deus a tenha no céu! A Maria Helena e o Josué estavam viajando pela Europa. Na quarta-feira paguei 20 mil para a diarista Dona Nair fazer a limpeza do apartamento, ficando muito bom. O Brasil já venceu dois jogos na Copa do Mundo, da Rússia e dos Camarões. Em Curitiba a Dayse e a Sônia estão fazendo no computador o convite para o aniversário de 2 anos do Fabrício no dia 10 de julho. Venderam o Opala72! Muito obrigado, Senhor, pelas inúmeras viagens nestes 22 anos sem acidentes! Menos uma ligação com este mundo e o passado! Fui reprovado no exame de vista no Detran. Preciso fazer óculos para longe ao chegar aos 58 anos de vida. C’est l aVie!

03/07/94 – Amanhã o Brasil vai jogar com os Estados Unidos. No último jogo ele empatou com a Suécia em 1x1. Os jornais e a torcida estão chamando o técnico Parreira de burro. A nova moeda do Brasil é o Real! Ontem na rodoviária comprei as passagens para o aniversário do Fabrício. Tive que sacar reais no caixa-eletrônico. A passagem está a R$6,17. A banana e a laranja nas Lojas Americanas estão a 0,66/kg. O pãozinho francês está a R$0,08. A passagem de ônibus urbano a R$0,50. O feijão está a R$1,03/kg. O dólar está igual ao real. O meu salário de engenheiro  na CFG é de R$1.500,00. Hoje vou levar 1 kg de feijão, l kg de arroz, caldo Maggi e roupas usadas para a missa do kg. O tempo neste final de semana esquentou um pouco. Ontem a Alemanha venceu a Bélgica por 3x1. Vi 2 gols no telão do Anhangabaú. Na CFG aprontei quadros da CBTU, Fepasa e DER. Há duas concorrências à vista para os dias 11 e 12. A Dona Nair voltou na quarta-feira deixando o apartamento bem limpo. Nasceu a Ana Júlia, filha da Liliany. Que seja muito feliz! O presente de casamento do filho do Sr. Antonino (um liquidificador) saiu 15 mil para cada um. Usamos o cartão da Sueli.

17/07/94 – domingo de sol e céu azul. Decisão da Copa do Mundo nos Estados Unidos entre Brasil e Itália. E os foguetes já estão estourando: tá-tá-ra-ra-ra-tá – pum! Acabei de falar com a Regina pelo telefone. Ela está em Guaratuba. Passamos dos 10 minutos normais pois ela discorreu sobre as suas preocupações excessivas. Não havia dormido direito pensando no jogo do Brasil. Domingo passado estive em Curitiba. Muito frio! Foi o aniversário de 2 anos do Fabrício. A festa foi na casa do outro avô, Sr. Ubaldo. O pai Alberto fez uma linguiçada. A Regina fez o bolo com um enfeite de avião pousando. Fiquei devendo o presente. O Guilherme está com uma camionete Volks usada. A Dayse fez no micro um cartão muito bonito para a amiga dela Lílian que mora em São Paulo. Ela perdeu o marido que estava com 33 anos! Toquei a musiquinha de parabéns para o Fabrício usando o quickbasic. O Guilherme continua dando aulas de AutoCad aos domingos. Na CFG mais um computador 486 só para o Departamento Técnico. Hoje me levantei às 05:00 e já malhei no 4Pro. Graças a Deus, ontem após tentar toda a tarde consegui novo setup no cmos-bios e o 386 voltou a funcionar! As duas HP41CV estão funcionando bem. Imprimi um programa calculado na HP100LX através do 386 usando a Lady 90. Agradeço a Deus a todo por tudo! No dia 15 recebi o vale de R$586,00.

24/07/94 – domingo cinzento e frio. Li na Imitação de Cristo: Negar-se a si próprio e tendo feito o seu dever, achar que nadaq fez! Na semana passada com o Dr. Dirceu usei um programa no computador da CFG. Na quinta-feira o Guilherme  e o Cláudio apareceram e foram à Fenasoft após um almoço no Maradó comigo. Eu também fui à noite mas não os encontrei. Comprei uma fita para a Lady 90 e ganhei uma caneta. Após pesquisa comprei um Windows 3.1 com o Sidekick por R$177,00. À noite o Guilherme e o Cláudio comeram pão, com margarina, leite e Nescau. Dei chocolates para a viagem e R$10,00 para o Guilherme. A Regina me pediu R$1.000,00 no dia 29 para inteirar o pagamento do Monza! Hoje ela me disse que todos já andaram no carro. Que o alarme disparou por 10 minutos e até os cachorros da vizinhança uivaram! Que o Guilherme e a Márcia foram ontem de pickup para Guaratuba, apesar do frio. Ontem passei o dia malhando quase conseguindo instalar o Win 3.1. Que canseira! Mas vou me familiarizando com o MSDos. Achei bem interessante o Windows só usando o mouse, clicando e a tela abaixando. Os disquetes de emergência têm me ajudado. Limpei ao máximo o drive C: para dar espaço para o Windows. É pena que o meu PC, o monitor e a impressora não constam da lista do livro. Na Fenasoft havia muita gente. Até pessoas sobre cadeira de rodas. Fui de metrô, super cheio, até Tietê e depois fui de ônibus da CMTC até o Anhembi, dando uma volta bem grande (0,50). Devido ao calor fui de sandálias e camisa bem leve. Desta vez não me cansei tanto como das outras vezes. Vi um 386 Vectra da HP por 2.200,00 ou 7x400,00. Achei caro. O Dr. Dirceu comprou uma Epson-80 por 6x51,00. Na volta usei um ônibus clandestino. Graças a Deus correu tudo bem. O cartão da Fanasoft facilitaou bastante a entrada.

01/08/94 – A semana passada foi cansativa, mas graças a Deus, às 19:00 da sexta-feira saiu a Proposta para a Cedae. Hoje devem sair outra Proposta da Cedae e uma da Funderj, se Deus quiser! O Paulinho e o Erich ajudaram muito nos micros fazendo cronogramas e planilhas. Neste final de semana malhei no micro tentando instalar corretamente o Windows, estudei QuickBasic, HP100LX e 4 Pro. Quanta coisa interessante! Comprei laranja, banana e limão na feira. Ao telefone a Regina me disse que teve fortes dores de cabeça e que está tentando falar com o médico. Parou de tomar um remédio vaso-dilatador com receio de um rompimento de aneurisma igual ao pai dela, Dr. Armando em 1963. Que Deus a proteja e lhe dê saúde!

08/08/94 – Tempo úmido e frio! Ontem a minha sobrinha Margarida me ligou do Rio dizendo que a Risoleta melhorou após um sábado indo continuamente ao banheiro. Pensou em mudar de médico. Que o Luiz está com uma nova namorada. Fiz uma proposta que fosse celebrada uma missa no dia 21 pela passagem dos 101 anos do nascimento da mamãe. Que a Dona Lycia vai na quarta-feira com a irmã Tia Eleonora para o Rio. Que a Maria José está em Gramado. Nosábado fui ao enterro do Sr. Marcelino, pai do Serginho, da CFG aproveitando uma carona do Sr. Antonino. Foi longe, lá em Interlagos. Não consegui trocar idéias com o Guilherme sobre os problemas com softwares que estou tendo nos micros. Na sexta-feira a Regina me disse que bateram no carro da Sônia e quebraram um vidro do Monza. Continuo malhando e espero usar um programa na licitação da Codevasf no dia 31, se Deus quiser! Tenho levado a HP100LX para a CFG mas ainda não a usei em público. No enterro conversei muito com o Sr. Sérgio Guedes que tem a minha idade e já perdeu dois irmãos, um mais velho e outro mais moço. Contou do tempo em que era o motorista do Dr. Pinheiro na época da construção da Itapeva - Ponta Grossa. Conversei também com a Dona Regina, viúva do Sr. Guedes e com o Dr. Sílvio. Os túmulos aqui são diferentes, tendo uma portinhola na frente, não precisando levantar uma laje superior. Achei a Avenida Interlagos pequena para tanto movimento em um sábado.

21/08/94 – domingo – A mamãe se viva estaria com 101 anos! O Mons. José Maria celebrou a missa das 10:00. Achei o Padre Nosso cantado, muito bonito! Estava ao lado da Dona Lycia e Tia Eleonora. Estavam lá entre outros os seguintes parentes: Tia Martha, Tia Dolores, a Conceição, a Helena, a Terezinha, o Henriquinho, a Risoleta bem fraca, a Margarida, a Maria José, a Maria Helena, o Josué, o Ronaldo, a Helena, o Renato, a Amélia, com os filhos  Fátima e  Fabrício, o Reinaldo com a namorada Áurea Mercedes, filha do meu primo  Ivan Piedras, a Anna, o Marcelo, o Hélcio (aquele sobrinho prestativo no casamento da Ingrid!) e sua esposa Betty, o Oscarzinho, a Cristina e o Júnior. Fui de táxi com a Dona Lycia e Tia Eleonora, pagando 5,00. O Renato me disse que o meu colega do IME, Gil Fasano dá aulas na Gama Filho com ele. Elogiou a organização dele. Eu havia saído de São Paulo à meia-noite da sexta-feira. Tomei café na Rodoviária Novo Rio e peguei o Frescão. O Ivanzinho me recebeu no apartamento da Risoleta. Conversamos sobre computador. Em seguida apareceu a Margarida que havia dormido muito mal por ter cuidado da mãe Risoleta doente que não parou de ir ao banheiro e amanheceu exausta! Que Deus a cure! Visitei também a Tia Martha. Peguei o ônibus Usina – Leblon, (onde o Pedro Afonso é gerente) e saltei na Praça Campos Sales, onde fica a Sede do América F.C., almocei em um restaurante na Rua Hadock Lobo, em frete ao Clube Municipal. Subi com a Helena. A Tia Martha estava na rede. Gravei a nossa conversa. A Terezinha estava lá e depois chegou a Conceição. Levei para a Tia Martha um quilo de uva italiana e tomei guaraná e comi bolo. Esqueci lá o meu porta-óculos. No Leblon encontrei a Tia Eleonora e a Dona Lycia olhando as lojas. Tirei dinheiro no caixa do Itaú. Dormi na cama da Risoleta. Apareceram o Oscarzinho, a Cristina e o Júnior. Conversei com a Heloísa e o Felippe pelo telefone. Ela me disse que não esquecew da gente. Ele me disse que devido a ter que cuidar da esposa, dos filhos e netos não tem dado tempo para os outros parentes. O Luiz está namorando uma mulher chamada Dirce. Eu fiquei tão impressionado com a aparência da minha irmã Risoleta que achei que a estava vendo pela última vez! Peço a Deus que a cure! O Paulinho, filho da Margarida estava com a mão engessada. Disse-me que aquele namoro que teve, durou três anos. Fiquei impressionado com as declarações da Conceição, filha da Tia Dolores, sobre a sua infância pobre. Ele me disse que o Tio Adrião escolheu a Dolores e não a Raymunda para casar por achá-la mais bonita e mais moça. Que ela Conceição cuidou do nosso Tio Moyses devido à deficiência física dele. Eu gostei muito desta ida ao Rio e agradeço a Deus ter me dado esta oportunidade. Voltei no 410- Leblon – Rodoviária. Troquei a passagem para São Paulo para as 15:30 chegando às 21:15. Tudo correu bem, graças a Deus!

28/08/94 – Nesta semana a Margarida me disse que a Risoleta está com câncer, confirmando o que a Regina já me havia dito. Se ela não fizer uma operação vai durar de 15 a 30 dias. Fiquei impressionado durante toda a semana, sempre pedindo a Deus por ela. Ontem a Margarida me disse que ela está melhor. Fará exames na segunda e terca-feira. A Lycia esteve aqui na quinta, sexta, sábado e domingo até 10:00. Viu o show do Grupo Kiss no Pacaembu com a amiga Cláudia de São Paulo. Em setembro ela vai trabalhar em outra Firma, em Curitiba. Que Deus a proteja! No sábado fiquei das 08:30 às 19:30 no micro 386 da CFG para obter o cronograma de mão-de-obra e equipamento para a licitação da Codevasf. Que trabalheira! Saíram quatro Propostas: Dr Wilson no Rio com a CVRD- Carajás; Dr. Eric em Brasília com a BR-040 do DNER; Armando em Campo Grande com o DNER-MS e Dr. João em Montes Claros com Mocambinho da Codevasf saindo às 07:00 amanhã. Graças aos céus! Eu tive que levar nova Proposta da Codevasf em Montes Claros. Fui de avião da TAM até Belo Horizonte que vim a conhecer pela primeira vez e depois de avião Brasília até Montes Claros. Achei o clima de serrado igual ao de Araguari. Encontrei lá o Edson e o João Carlos. O Zelito tem amigos em Araguari e o filho dele está servindo num Batalhão de Infantaria. Voltei de ônibus pela Fernão Dias. Na parada em Oliveira comi pão de queijo e me lembrei que Oliveira era a cidade do meu colega de Seminário, o Padre Nereu.

11/09/94 – Amanhã a Lycia vai completar 22 anos! Que Deus a protege e guie! Hoje assisti a uma missa muito bonita dos Sofredores de Rua. Sinto-me melhor em ambientes mais simples e menos formais. Espero poder colaborar muito com esse movimento que surge no Centro de São Paulo, onde moro e trabalho. De repente comecei a me questionar sobre o lado comercial da Engenharia e deixar até de comungar! Estive em Curitiba para o casamento do Arakén, filho do Raul e da Nylzamira. Dancei com a Regina e a Sônia no jantar oferecido em Santa Felicidade. Ri bastante com as brincadeiras da Sônia! Na segunda-feira o Guilherme completou 29 anos. Graças a Deus e que tenha a proteção divina! Liguei para a Patrícia, o Arno e o Oliveira falando sobre a possibilidade de sair da CFG. Ontem comprei 4 mega de memória no Farah, com o César, 212,00 para o dia 15. Agora o 386 está com 8 Mb de memória Ram. Graças a Deus! Ainda não consegui carregar direito o Windows e o Sidekick. Ontem por acaso encontrei o Ó de Almeida que havia servido junto comigo na 5ª Cia de Comunicações em Curitiba. Recordamos o passado! Ele estava engraxando os sapatos com um engraxate bem na calçada do prédio onde eu moro.  É conferencista e passou para a Reserva em 1990, com 40 anos de serviço. Ele comandou o 9º BEC em Cuiabá. Disse-me que o Joélcio é aluno da ESG onde ele também dá conferências. A Risoleta fez uma operação e extraiu dois tumores grandes, malignos e está no quarto 515 com a Margarida. Que Deus a proteja! O Ministro Recupero pediu demissão. A Dayse tem feito belos trabalhos no micro. A Lycia também. A Sônia, o Fabrício, o Alberto, o Guilherme e a Márcia  passaram os feriados de 7 e 8 em Guaratuba. Eu no dia 7 malhei na HP100LX.

24/09/94 – Estive no Rio para visitar a Risoleta. Fiquei no quarto do Newtinho de onde se vê a Favela Dona Marta. Fui com a Maria José a pé até a Casa de Saúde São José, quarto 515. Achei a minha querida irmã Risoleta bem acabada! Achei que era o final da vida dela. Que Deus a proteja! No sábado e domingo revi a Áurea, filha da irmã do papai, Tia Neném (Anna), a Dalila, a Anna, a Margarida, a Violeta, o Luiz Fernando, o Márcio, o Marcelo, o Helcinho, a Betty, a Maria Helena, a Helena do Ronaldo, a Maria José, o Edison, o Newtinho, o Edinho, a Cecília, a Virgínia, a Beatriz, o Oscar, a Crsitina, a Heloísa, a Regina Helena, o Ivanzinho, o Carlos Alberto e a Ingrid. Falei por telefone com o Luiz ( em São Paulo), o Mons. José Maria, a Dona Lycia, a Regina e a Tia Eleonora. O meu irmão Monsenhor José Maria tendo em vida os meus questionamentos sobre a parte comercial da Engenharia me mandou sair da CFG. A minhas irmãs Maria José e Maria Helena  também me mandaram voltar para junto da família considerando que eu já estava muito tempo longe. A Maria Helena me deu um livrinho sobre a Família. Ela levou muitas fitas de músicas religiosas para a Risoleta ouvir. A Maria Helena do Gilberto também apareceu. Voltamos junto de carona com a Ingrid, o Carlos Alberto e o Marquinhos até São José dos CVampos onde pegamos o ônibus para São Paulo. Pegamos o metrô e ela ficou na Estação Santa Cruz e eu voltei para o Centro. Nesta semana dei o Aviso Prévio ao Diretor Dr Wilson pedindo a minha saída da CFG. Houve muita reação mas confio em Deus que tudo vai dar certo! A Regina não gostou muito da idéia preocupada com a falta de dinheiro no futuro. Eu me lembrei da frase de Jesus: “Olhai os lírios do campo e as aves do céu!”.  No Rio fiquei impressionado com as declarações da Tia Dalila sobre a sua vida. Ela disse que pensa muito no meu tio, Cap Eng Augusto de Assis Vasconcellos, assassinado na Revolta em Belém do Pará, em 1924! No sábado à noite vi pela TV a cabo o filme do General Custer, de Cavalaria, na guerra dos Estados Unidos. No domingo fomos à missa no Colégio de Freiras com a Virgínia, neta da Maria José que me perguntou por que eu não havia entrado na fila da comunhão. Eu respondi que não podia até resolver um problema.

25/09/94 – domingo – Hoje vi o Mons. José Maria na TV. Ele pediu orações por nossa irmã Risoleta Vasconcellos de Almeida que está em uma UTI entre esta e a outra vida. Ontem ouvi diversas fitas k7 em que havia gravado conversa com a família. Fiquei bastante saudoso do passado. Gostei de ouvir a fita com as irmãs em Curitiba nas minhas Bodas de Prata em janeiro de 1986 e a carta do José Maria lida pleo Guilherme. A Regina me ligou a cobrar do apartamento da Sônia dizendo que estavam indo para a chácara de Beatriz às 09:25. Desejei bons momentos e lembranças a todos.

16/10/94 – Horário de Verão. Adiantei 1 hora nos relógios. Ontem liguei para a Maria José perguntando pela Risoleta. Ela está no HCE e as visitas são só de meia hora. Ela às vezes abre os olhos. Acham que houve uma falha médica na última operação com o corte do duodeno. Só a Margarida e a Violeta estão visitando. Devemos continuar rezando. Perguntou-me quando eu ia de vez para Curitiba. Respondi que um Diretor me pediu para ficar até 30 de novembro. Estou esperando o Engº Miragaia que está em Minas, para passar as coisas do computador para ele, quando ele terminar uma obra lá. Hoje na TV vi de novo o José Maria  falando sobre a humildade e o serviço aos necessitados. O Cardeal Dom Eugênio Sales falou sobre o Congresso do Cairo sobre a população do Planeta Terra, defendendo a posição da Igreja a favor dos “não nascidos”e das nações pobres. Diariamente tenho trazido os meus livros da CFG para o apartamento. Ontem pela rádio Eldorado ouvi as estórias de um Vilasboas sobre a expedição ao Xingu em 1943. Quantas dificuldades e situações diferentes! No edifício Planalto só está funcionando o elevador de serviço. O Sr. Antonino me ligou dizendo estar com dores na coluna. Enviei 150,00 para a Regina, para as despesas de médico e remédios. Também enviei 30,00 para a Sônia para presente ao Fabrício pelo Dia da Criança e ida ao médico de garganta. Na última ida a Curitiba, em 03/10/94, confessei-me e comunguei. Votei no Jaime Lerner para Governador. Ele ganhou. A Dona Lycia já voltou do Rio com a Tia Eleonora. A Dayse me ensinou um pouco de AutoCad. No dia 5 de outubro o Alberto completou 37 anos. Que Deus o ilumine! Na volta da missa uma moradora do bairro, chamada Juliana me emprestou 1,00 para comprar o jornal. A Lycia depois devolveu a ela. Ela havia ido à missa na Igreja do Cristo Rei e também estava voltando a pé. Tem 29 anos e mora há 20 anos no bairro. Ela conhece o meu colega Cel Correa de Infantaria que é Professor no Colégio Militar e mora na casa em frente à dela. O caixa eletrônico do Bamerindus me deixou na mão e eu não pude sacar dinheiro da Poupança. Na volta cheguei às 01:30 em São Paulo. Houve duas batidas na rodovia. O ônibus da Cometa bateu em um automóvel. Conversei com a passageira do lado de nome Sueli. Ela nasceu em Mafra e trabalha em uma Firma de aquecimento solar. Graças a Deus os passageiros aguardaram com paciência a solução. Uns embarcaram em outros ônibus. Nesta fase da minha vida eu me sinto meio que “no ar”. Os acontecimentos recentes: a Risoleta morrendo, a minha saída da CFG, demissões também na CFG, as incertezas do futuro, a criminalidade no Rio e em São Paulo, me deixam meio atordoado! Peço a Deus que não me abandone nesta fase! Na sexta-feira fiz uma hora de oração à noite. Na CFG estamos trabalhando na Proposta da CESP. Recordei que a pressão= a pressão neutra + a pressão efetiva, com o Prof. Marfará. Temos dificuldade em orçar manta de bidim e gabião tipo Reno, embaixo d’água.

 23/10/94 – Ficou definida a minha partida da CFG no dia 30/10/94. Agradeço a Deus pelo que consegui fazer nestes quase 10 anos e peço perdão pelas falhas. Nesta semana continuei na revisão da Proposta da CESP, acertei os índices da FGV e FIPE com o Dr. Sílvio e o Sr. Júnior. Já trouxe quase tudo o que ;e meu para o apartamento. Ganhei uma calculadora numa rifa de nomes escolhendo Fátima. Voltei a ver filmes na TV na sexta e no sábado. Uma notícia triste é que o Sr. Antonino vai ter que fazer uma operação muito difícil para tirar um tumor da coluna. Que Deus o proteja! Uma boa notícia é que o estado da Risoleta deixou de ser gravíssimo sendo agora considerado grave. Ela continua no HCE com melhor assistência. Devido a uma traqueotomia ainda não está falando. Está lúcida e abre os olhos.

30/10/94 – Ontem vi um filme pela TV e também melhorei o programa de custos. Foi adiada mais uma vez a entrega da Proposta da CESP. Parece que eu vou ficar até o dia 11 de novembro. Estão havendo outras demissões na CFG. Como é instável a nossa vida. Hoje consegui guardar toda a papelada nos armários e deixar o quarto em condições de receber a Regina e a Dayse. Na CFG o Dr. Sílvio comprou mais um 486 para o DTec. Como é mais tranqüilo trabalhar sem a pressão de cima e o peso da responsabilidade de chefia. De Curitiba a Regina me disse que não está completamente curada daquela tosse que começou em abril do ano passado. Que Deus a cure!

06/11/94 – domingo – A Dayse esteve aqui no feriado de Finados. A sua amiga Lílian veio visitá-la. A Dayse visitou a Bienal. Ontem telefonei para a Margarida. Ela me disse que a Risoleta está bem melhor e se alimentando pela boca. Ainda está no CTI de pois vai para outro CTI e finalmente para um quarto. O Sr. Antonino em São Paulo também já se sentou na cama e se alimentou. Graças a Deus pela boas notícias! O Neto, amigo do Guilherme veio buscar os disquetes que este mandou pela Dayse. Está trabalhando em Sorocaba, na NCR e se levanta todos os dias às 05:00. Na CFG já estou com a mesa e os armários limpos. Espero poder participar de uma visita à Ferroeste no Paraná nos dias 9 e 10, se Deus quiser. Continuo malhando no 386. Na CFG tenho melhorado a Proposta Técnica da CESP para o dia 06/12.

11/11/94 – Estive no Paraná e percorri a Ferroeste em construção. Revi as seguintes pessoas: Ayrton Tourinho, Alípio, Walbach, Phanor, Edson, Pitombo, Hallo, Portela, Arno, Marques, Luiz Cavalcanti, Santa Cruz, Almeida, Schmadecke,  Pereira, Goeths, Bianchini, Paula Freitas, Morais, Terra, Lopes, o motorista Jovair, Peters, Montrucchio, Hof, Gil,  Haroldo, Hiran, Hermínio, Heraldo. Nas conversas foram lembrados: o Tibiletti, o Dechamps, o Almeida, o Abritta, o Lerco, o Carula, o Jaime, o Dirceu, o Sérgio Tavares, o Joélcio, o Ferrúcio, o Lybio King, o Félix, o Cecílio, o Lerner, o Álvaro Dias, o Requião, o David Freitas, o Deba, o Calazans, o genro do Pitombo, o Schlemm, o Pinho, o Galvani, o Tielet, os dois Brasil, Stephanes, Duarte, Medeiros, Morgado, Galileu, Ferreira, Amaro, Moreira, Horst, Tibério, e Fortuna. O Gen Walter Gomes prestigiou a nossa presença vindo de Brasília. No dia 9 faleceu um primo da Regina, o Renato Moritz aos 66 anos! Que Deus dê a ele o descanso eterno!

16/11/94 – Dormi no colchonete. Estive no Rio. Despedi-me da Regina na Rodoviária à meia-noite do domingo após um dia cansativo de mudança com o Gerson e o Veiga da Firma Pietruk. Na segunda-feira às 15:20 revi a Risoleta no HCE. Fomos Margarida, Ivan, Beto e eu. Ela estava sonolenta e só me disse : “Vai com Deus meu filho!”Achei-a parecida com o papai quando ele estava doente no quarto da casa da rua Desembargador Izidro, antes de morrer, em 1954. Todos estão com muita esperança de que ela já esteja de volta em casa no Natal. Falei por telefone com o Felippe, o Luiz, a Maria José, a Maria Helena e a Anna. O Oscarzinho esteve lá e fumou três cigarros devido à expectativa de bons negócios. Agradeço a Deus esta minha mudança estar se desenvolvendo sem incidentes dentro do planejado.

20/11/94 – domingo em Curitiba! – Aos poucos as coisas vão ficando no lugar. A Regina vai planejando tudo nos mínimos detalhes. Hoje o Guilherme e a Dayse estão fazendo umas pranchas para a CRO5 no AutoCad. “O Eletrônico e a Arquiteta trabalhando juntos!”.  

28/11/94 – segunda – Levantei às 04:30 e fui malhar no micro. Ontem fui almoçar com a Regina e o Fabrício na casa da Patrícia. Lá encontrei a Maria José, o João, sua irmã Amélia com o marido Sérgio, o Maurício e a Carina que tinham feito a Primeira Comunhão. O Reinaldo da Maria Helena casou ontem com a Áurea Mercedes lá no Rio. O Ruy Carlos, filho da Élia, prima da Regina, também se casou.

03/12/94 – Levantei às 05:00 e montei o 386. Graças a Deus tudo funcionou bem.  Lancei 678 composições da Pini. Aguardo um serviço para poder aplicar. Ontem visitei o Almeida na Firma que ele tem com o Santa Cruz. Fui ao HGe para um exame geral e da vista. A Regina continua arrumando o nosso lar. Ontem falei com a Violeta. A Risoleta está melhor. A Margarida foi à missa do Padre Motinha (meu colega de Seminário) pedir por ela. No casamento do Reinaldo e Luiz e o Felippe estavam muito animados. Ontem adquiri na Compute, do Baldan e Luciano, o MSDOS-6.22, graças a Deus!

04/12/94 – domingo de sol – Levantei às 08:00. Ontem continuei a montar o TK3000 no apartamento da Sônia. Faltou um cabo. Fomos de camionete o Guilherme , o Fabrício e eu. A música do dia é: “Sabe quem perguntou por você? – Ninguém! “. Fui à feira com a Sônia e o Fabrício. A Dayse imprimiu 50 cartões de Natal. Ficaram ótimos! A Regina continua melhorando o nosso lar. A Andréa veio visitar a Lycia e ficaram vendo fitas de vídeo. O Sr. Romano da feira me deu duas mangas que me lembraram as mangas espadas que eu comia quando criança na Tijuca e tirava direto do pé de manga. Liguei para a Margarida. Ela está contente porque a Risoleta está melhorando, graças a Deus! Eu continuo aguardando uma oportunidade de voltar a trabalhar confiando na Providência Divina. “Olhai os lírios do campo!”.

18/12/94 – domingo nublado – Amanhã, se Deus quiser, começarei a trabalhar na obra do novo Aeroporto de Curitiba em São José dos Pinhais como contratado pela Construtora Andrade Gutierrez. O contrato será por três meses, renovável.  Espero corresponder e agradeço a Deus mais esta etapa da minha vida. “Olhai os lírios do campo!”. Ontem falei com a Risoleta pelo telefone. Está com a voz fraquinha, e me disse: “Quanto sofrimento, meu irmão!”.

24/12/94 – sábado – E passou a primeira semana na Andrade Gutierrez. Graças a Deus, tudo bem! Programa MOB – Manutenção dos Projetos. Engº s  João Marcos, Mário Botinha, Fernando, Erthos, Funcionáros Nourival, Walber, Jéferson, Cel Pecci, José Maria, Vani, Arq. Túlio, e outros. Acho que vou me dar bem. Vou e volto de ônibus, sendo o retorno mais complicado. Os computadores estão em um sistema de rede Novell. Preciso me atualizar bastante para acompanhar o progresso da técnica. Em casa a Regina continua enfeitando a nossa casa para o Natal. A Dayse trabalhando no AutoCad. A Lycia lidando com “picaretas” na Firma. O Guilherme e o Cláudio voltaram para o prédio da CCI. O Fabrício vem muito para a casa da vovó. A Sônia está se virando como pode. Ainda não recebi o software AmiPro e já estou pensando em evoluir para outros como Excel e Word.  E assim cheguei ao final de mais um ano de minha vida, graças a Deus!

ANO DE 1995

01/01/95 – Acordei às 09:11. O telefone tocou e a Regina me chamou. Era a Margarida. A Risoleta está internada no HCE em estado terminal com hemorragia interna. Teve uma parada cardíaca no apartamento do Leblon e o Dr. Luiz Fernando a ressuscitou. Quando a Margarida a ia levando da sala de jantar para o quarto, no corredor ela começou a escorregar. A Margarida gritou pedindo socorro. O Dr. Luiz Fernando a deitou no chão do quarto e com socos fez o coração voltar a bater. À noite, enquanto muitos se divertiam  no reveillon a Margarida levava a mãe para um hospital! Lembrei-me da letra da música: “Para uns é doce de coco, para outros é de amargar!”. Que Deus gerencie segundo a Sua vontade todas essas fases das nossa vidas! Que alivie as dores da Risoleta nesta passagem para a outra vida e dê a ela o céu como recompensa! Passamos ontem a Dona Lycia, a Regina e eu o ano no apartamento dela. Vimos os fogos da cidade e pela TV os do Rio, pelo programa do Faustão. O Alberto, a Sônia, o Fabrício, a Dayse, a Lycia, o Guilherme e a Márcia estão em Guaratuba. A Maria Helena ligou do Rio desejando um Feliz 95. Disse que a Vera já está no Brasil. Nesta segunda semana de trabalho consegui listar os arquivos do DBase. Ontem uma surpresa: o 4Pro combinou os arquivos sem problema! Já imprimi pela HP100LX na Lady 90. Já participei da reunião de Qualidade Total. Acho que poderei fazer um bom trabalho, se Deus quiser! Durante a semana fomos a Regina e eu ao aniversário da Márcia, onde recordei com o pai dela, Sr. Norberto, o futebol do passado. Foi um churrasco. A mãe dela chama-se Dona Marlene. Também foram: Dayse, Sônia, Alberto, Fabrício, Lycia, Guilherme e Dona Lycia. Na noite seguinte fomos ao casamento da irmã e do irmão do Alberto. Achei as famílias muito distintas. Foi numa casa do Clube Curitibano. O Fabrício era o centro das atenções. O Natal transcorreu tranqüilo. Hoje assumiu o novo Presidente Fernando Henrique Cardoso. No Paraná também tomou posse o novo Governador Jaime Lerner. O ano de 1994 foi um ano de uma decisão radical em minha vida. Agradeço a Deus a força que me deu. Que continue me ajudando no final da minha vida. Quando eu nasci Senhor, todos sorriam e só eu chorava. Que quando eu morrer todos continuem sorrindo inclusive eu!

08/01/95 – domingo de muita chuva. Aliás sexta e sábado também de chuva. O Alberto, a Sônia e o Fabrício estão em Guaratuba. Nesta semana melhorei a listagem dos projetos da grande obra, visitei as obras e planejei com o Engº Fernando. Aprendi com a Simone a preparar as margens e imprimir com o Excel em uma HP a laser. A Ângela também ajudou. O psicólogo Roberto me explicou a Firma, o CQT e os 5S. Já tenho uma mesa para trabalhar. O 5S controla até a arrumação das gavetas e os arquivos do computador! O Guilherme ainda não acertou o Windows no 386.

22/01/95 – domingo de sol – Ontem vi um filme com a Regina e a Lycia. Foi sobre um pai que morre de câncer aos 34 anos mas antes de morrer conseguiu gravar em vídeo para o filho muitos conselhos e recordações para o filho que conseguiu ainda ver nascer. No dia 19 recebi o primeiro pagamento na AG, graças a Deus! O programador Sr. Morgan esteve dois dias conosco e melhorou o seu programa MOB. Estou satisfeito e espero ser bem sucedido nas missões que me forem confiadas. Tenho aprendido bastante! A Dayse desistiu de trabalhar na TopTech e foi para Guaratuba. O Guilherme esteve em São Paulo. O Gen Camargo e a Terezinha fizeram uma visita em casa. A Regina está preocupada com a construção de uma grande casa no terreno ao lado e que vai demorar dois anos. A Risoleta continua no HCE.

29/01/95 – domingo – Ontem caiu um prédio de 6 pavimentos em Guaratuba e morreram 29 pessoas! Ontem o Alberto fez um churrasco na casa dos pais dele em homenagem aos 31 anos da Sônia. Dei 150,00 de presente para a Sônia. Estavam lá: o Sr. Ubaldo e Dona Edi, o André e a Sandra, a Irmã Tereza. O Guilherme foi com a Márcia. A Dayse e a Dona Lycia estavam em Guaratuba. Foram momentos agradáveis e descontraídos. A carne do churrasco estava muito gostosa. Durante a semana apareceram a Tiana, a Natália, o Gustavo, a Patrícia, o Maurício e a Carina para nos visitar. A Patrícia está fazendo tratamento de psicanálise para poder lidar com os clientes. A Risoleta está melhorando! A Lycia se despediu do emprego em Curitiba. A Sônia me ajudando nos pagamentos do Crea e outros. A Regina tem alugado fitas de vídeo para ver. O Fabrício gosta das estórias do Walt Disney. Na AG estou cada vez mais por dentro da obra e do controle dos projetos. O Guilherme já acertou o Windows e o AmiPro no 386. Falta acertar as memórias.

05/02/95 – domingo nublado – O Guilherme e a Márcia apareceram na missa das 11:30 no Cristo Rei. O Padre falou que hoje faz 25 anos da morte de Dom Manoel da Silveira d’Elboux, que foi Arcebispo de Curitiba de 1950 a 1970 e realizou muito! Nesta semana a Lycia foi duas vezes a São Paulo  e voltará hoje para receber o Visto de entrada nos Estados Unidos. Os Generais Bergamaschi, Pinheiro e Camargo estão ajudando nesta tentativa dela. A Dayse e um arquiteto argentino ganharam uma licitação para levantamento de prédios antigos em Curitiba para o IPPUC. Ela o conheceu na TopTtech. A AG acabou de lançar as revisões nos micros. Agora quero aprender Clipper, Dbase, Excel e Word.

12/02/95 – domingo cinzento – Infelizmente a Lycia não conseguiu o Visto para os Estados Unidos. Que Deus a ilumine! A Dayse e o arquiteto Bernardo trabalhando em andaimes. O Guilherme e a Márcia foram a São Paulo. As estradas estão ruins devido às chuvas. Na AG estou conseguindo organizar tudo no Excel e imprimir. Estou fazendo os contratos no Word. Em casa amo o AmiPro. Nos sábados vou ao Parati com a Regina e uso a HP41CV com o programinha que vai registrando as compras.

19/02/95 – domingo chuvoso e frio. A Dona Lycia, a Regina, o Alberto, a Sônia e o Fabrício estão em Guaratuba. A Dayse e o Bernardo nas fachadas antigas. O Guilherme virando a noite em seu trabalho. Espero fazer umas macros usando o Visual Basic for Applications do Excel 5.0, na AG. Chegou mais um auxiliar chamado Erivelto. A Lycia voltou a trabalhar e mantém as suas antigas amizades com a Andréa, com a Cláudia, com a Patrícia Russo e outras.

05/03/95 – Passei o Carnaval em Guaratuba. Fomos a Dayse e eu de carona com a Celiane de Londrina e voltamos de ônibus da Lapeana na terça-feira. A Lycia passou em Ilhabela – SP com a Patrícia Russo e a Andréa. Alugaram uma casa e disse que foi ótimo. Na Caiobanda a Dayse pegou muita chuva  e os trios elétricos paravam devido aos fios das ruas. O Guilherme levou a Márcia a Guaratuba. A Dayse dormia com a Dona Lycia na caminha. A Sônia e o Fabrício ficaram no apartamento do Alberto em Guaratuba. O Tio Ernani apareceu para visitar o irmão Tio Néri e a cunhada Tia Emy. A Luciane estava com o namorado. A Dona Lycia e a Regina só voltam amanhã pois gostam de deixar a casa impecavelmente limpa. No banho de mar de domingo furei uma onda com o Fabrício. Não fui ver a Banda de Guaratuba. A Dayse ontem me disse que o IPPUC já pagou as primeiras fachadas apresentadas e que gostou do serviço. O Guilherme e o Cláudio pintaram o antigo escritório para poder devolver à Imobiliária. Ele comemorou ontem com a Márcia o primeiro ano de namoro. Na AG tenho usado o Excel 5.0 (comprei um) e o Word 6.0 para os mapas de coleta de preço, junto com o Lúcio, que ontem faltou. O Carnaval atrapalhou a minha rotina de vida e espero logo voltar à normalidade, se Deus quiser!

19/03/95 – domingo – Dia de São José. A Regina está em Guaratuba, sozinha, sem televisão e sem rádio. Ela vê televisão na casa da amiga Vera Amaral. Ontem o amigo da Dayse, de Londres, Alfredo foi para Porto Alegre. A Dona Lycia está em Santa Catarina. Telefonei para a Margarida para saber o telefone do Luiz ( 66 anos – 17/03/95) em Miguel Pereira. A Risoleta vai bem. Fiquei de mandar R$100,00 para ajudar nas despesas decorrentes da operação. Telefonei para o Luiz. Está tranqüilo, graças a Deus! Chegou o meu programa do Excel e eu já fiz a primeira macro. Espero programar em VBA. Na obra do aeroporto tenho o Word para contratos, cartas-convites, cartas e o Excel para planilhas. Graças a Deus vão renovar mais três meses do meu contrato.  Viva!

02/04/95 - domingo de sol - Ontem fui ao Mercadorama com a Regina. Muita gente. Gastamos mais de R$70,00! Comprei o chá inglês que a Regina gosta. Ela comprou pão em uma padaria de portugueses onde há muito não compara. À noite vimos o filme “Príncipe das Marés”. Foi muito interessante. A Dayse saiu com a Sônia, o Alberto e o Fabrício para jantarem fora. A Lycia saiu à noite com a Andréa e outras amigas. O Guilherme fez os pagamentos de final de mês p – segunda - ara mim. Parece que a minha vida está organizada.

09/04/95 – domingo – A casa em construção ao lado j;a está fazendo sombra na nossa. Ontem a Regina completou 53 anos, graças a Deus! Apareceram : Dona Érica, Tia Eleonora, Élia, Tia Lourdes, Beatriz, Tia Emy, Tio Néri, Elyane, Célia, o meu amigo Brás Defilipo, sua esposa Ana Maria, filho Eduardo e Márcia. A Regina tomando comprimidos para dor de cabeça. Conversamos bastante. O Brás lembrou que havia ido a Aquidauana e no Rio em 1955 no Congresso Eucarístico ficando lá em casa. Ontem no aeroporto terminei o contrato da Otis. A Dayse recebeu pelo micro um bonito fax do Clark, da Diana, do Andrew e do Patrick. Como aperitivo comprei biscoito dinamarquês para a Regina e para a Dona Lycia e uma fita de vídeo para a Regina. Comprei uma nova calça para mim. Mostrei ao Fabrício a arca de noé e o Sansão comentando que naquela época não havia automóvel e que o Sansão ficou fraco depois que a Dalila cortou os cabelos dele.

01/05/95 – segunda – Dia do Trabalho. Ontem a Regina e eu almoçamos na Casa Cor com a Maria José, a Patrícia, o João, o Maurício e a Carina. Paguei o almoço da Maria José. Saiu cerca de R$15,00 por pessoa. Ela recordou o nosso almoço quando crianças: meio guaraná, macarrão, arroz, galinha e carne assada. No domingo passado o Alberto fez um churrasco em casa. A Márcia veio. No domingo passado a Dona Lycia escorregou em um tapete e a Regina já providenciou um tapete que não escorrega. O Fabrício só vive pulando. A Risoleta vai bem, graças a Deus! Tenho visto fitas de vídeo. Em uma missa na Igreja de Cristo Rei encontrei o Bianchini, esposa e sogra. Trabalhamos juntos em Araguari em 1977. Na Andrade Gutierrez recebi um aumento de 10%, graças a Deus!

17/05/95 – Aniversário da Dayse. Parabéns! Dei R$140,00 de presente para ela. Ela continua naquele trabalho das fachadas, usando o Auto Cad.

28/05/95 – domingo um pouco mais quente – Ontem a Sônia terminou no 386 a Declaração de Renda da Dona Lycia. Espero terminar a minha hoje. Dsta vez a Dayse e a Sônia entraram como dependentes. A Regina não para de arrumar o nosso lar. Diz que é para aproveitar enquanto está viva para fazer algo. Na AG tenho cuidado das licitações e contratos. A AG contratou também o Engº Emerson como consultor. Ela faz a ligaçãocom a Infraero, a TopTech e controla os projetos. Encomendei um MSWord esperando que me seja útil e eu melhore no que faço. O Guilherme ainda não conseguiu devolver o escritório alugado à Imobiliária 2.000. A Lycia abriu uma sociedade com a Patrícia Russo, chamada Speech, ligada à promoção de eventos. Que Deus as proteja!  O Papa João Paulo II completou 75 anos  A Sônia está tendo aulas de computador com o Guilherme. O Fabrício está muito esperto. A Dayse vê muita televisão a cabo. Tem visto a série do 007 com Sean Connery. Rimos bastante com o humor do Mr. Beans. Nesta noite fiz uma hora de oração. A Dona Edi e o Prof. Ubaldo chegam hoje dos estados Unidos. A Regina conversou com o Dr. Dirceu da CFG e enviou documentos de uma licitação do DNER para ele. Ele comentou que o Sr. Antonino continua com problema na coluna. Que Deus o proteja e sare! O Armando também mandou lembranças. Ontem no Parati gastamos R$48,00 e eu controlei as despesas com a HP41CV. São 10:50 e eu tenho que me apressar para ir à missa das 11:30!

03/06/95 – Completei 59 anos de vida, graças a Deus!A Maria José apareceu com a Patrícia. Ganhei cuecas das filhas e uma carteira da Maria José. Apaghuei as velinhas com o Fabrício. A Regina, eu e o Fabrício (que dormiu) fomos ao Mercadorama do Juvevê.Muitos carros e pessoas. O Guilherme foi a Itapeva para dar aulas. Melhorei de uma gripe, graças a Deus! Nesta semana falei com a Risoleta e a Margarida. Todas bem. A Risoleta tem lido a Bíblia sem problemas. A Dayse está terminando o trabalho para o IPPUC.

11/06/95 – domingo de sol e céu azul – Na sexta-feira a Regina e eu fomos ao casamento da Adriana, filha da amiga dela Vera Maranhão e do Lucas. Foi numa Igreja Evangélica perto do Thalia. A recepção foi na Hípica. A Dayse nos levou e voltamos de táxi. A festa foi muito animada e os noivos dançaram bastante. Ontem a Dona Lycia, a Regina, eu, a Dayse, a Sônia, o Alberto, o Guilherme, a Márcia e a Lycia fomos ao casamento do Ricardo Todeschini com a Mônica. Foi na Igreja de Santa Terezinha. A recepção foi no Clube Curitibano e foi muito bonita. Dançamos bastante. Guardei uma frase do padre: “Nada é pequeno quando é feito por amor!”. Na AG vou indo bem. O Emerson me dá carona na volta em sua Caravan hidramatic 87. O Guilherme foi de novo dar aulas em Itapeva. Na primeira vez ficou na estrada de noite sem combustível. O Alberto vai dar aulas em Belo Horizonte e Manaus. Na obra do aeroporto já foram coloca - dos dois conjuntos de torres de iluminação.

25/06/95 – Estou com os dias contados na AG. Só renovaram por mais um mês. Seja o que Deus quiser! Continuo usando o Word e o Excel nos mapas comparativos, contratos e ordens de serviço. O Erivelto lançou todos os cabides com as pranchas no programa MOB e está lançando as caixas no Excel. Em casa a Regina continua melhorando o nosso lar: mandou trocar o filtro de água na cozinha e  consertar a lâmpada do jardim, arrumou o quarto do Guilherme, mudou as posições dos móveis na casa, comprou roupa de cama para o inverno, etc... A Sônia está fazendo uma exposição de quadros na PUC. O Guilherme continua indo a Itapeva para dar aulas aos domingos. A Dayse continua nas fachadas antigas, a Lycia estudando e trabalhando, o Fabrício crescendo e usando roupas  do Superman e do Batman e vendo estórias no vídeo ( o rei leão, Bambi, e outros). A Dayse gosta de ver o Mr. Beans às 21:00 sábado pela TV a cabo NET.

02/07/95 – Dia de céu azul e sol. O Guilherme foi a Itapeva-SP, dar aulas. A Dayse está terminando as fachadas no CAD. A Regina, a Sônia e o Fabrício se preparando para passar dois dias em Antonina. A Lycia lidando com a sua empresa Speech. Eu não estou achando a minha carteira de identidade, o cartão do Fusex e a de motorista. Continuo aguardando o término do contrato e com uns problemas de saúde. Nos dias de muito frio tenho usado uma japona muito boa que a Regina me deu. No dia  30 fiz a minha apresentação anual na SIP/5. Hoje fiz uma hora de oração das 02:00 às 03:00 da madrugada.

16/07/95 – Manhã quente tipo de verão. Ontem foi a comemoração dos 3 anos do Fabrício no apartamento da Sônia. Dei R$100,00 de presente para colocar na poupança. A meninada gostou da piscina de bolas. Brinquei de lutar Box com ele. Ontem nem almocei devido a um erro na planilha de esquadrias. O micro da AG com 8 Mb está ótimo. Passo rapidamente do Excel para o Word com vários arquivos abertos. O meu contrato foi renovado até 19/08/95! Graças a Deus! No dia 10 houve a comemoração dos 80 anos da Tia Eleonora. Que Deus lhe dê ainda o máximo de vida! Foi perto do Clube Curitibano em um buffet de nome alemão. O Guilherme continua indo a Itapeva e a Dayse já terminou o trabalho do IPPUC. A Regina foi ao médico e está com um problema de gastrite. O meu problema intestinal não está me incomodando mais, graças a Deus! Na missa pedi a Deus para ficar bom.

23/07/95 – domingo de manhã fria mas com sol. O programador Morgan esteve na AG melhorando os seus programas. Ontem percorri a obra. Vai indo bem. Já colocaram uma ponte fixa. O granito também vai indo. O canal 01 prossegue. A ETE pintada e cercada. Houve um incêndio no apartamento do Engº Eduardo  da NA-Sul. Um eletricista que tinha sido despedido da obra, apareceu bêbado. Que Deus o proteja! Organizei os arquivos Excel e Word. O Guilherme esteve na Fenasoft em São Paulo. A Dona Lycia em Guaratuba. A Dayse instalou o Win95. A Lycia imprimindo bastante na HP. A Regina fazendo uma limpeza geral nas coisas. A Lycia pensando em um carro novo devido às promoções. Li um artigo interessante sobre o fim da máquina de escrever.

28/08/95 – segunda – Ainda estou na AG até 19/10/95, se Deus quiser! Ontem o Guilherme melhorou o 386. Fomos visitar a casa construída ao lado, ainda vazia: Dona Lycia, Regina, eu, Dayse e Fabrício. Já estava escuro e o Fabrício segurou com força a minha camisa ao descermos a escada. Em casa o Regina mandou fazer um novo armário e arruma as coisas.

17/09/95 – domingo – A Lycia apareceu com o Toffy, um cachorrinho que ganhou de presente de aniversário (R$140,00). Ela até dormiu no escritório para poder cuidar melhor dele à noite. Nesta semana liguei para o Rio de Janeiro e falei com a Margarida, o Felippe e a Violeta. Graças a Deus vão todos bem! Na obra do aeroporto zerei os contratos pendentes e estou mais na obra, aprendendo muito! Fiz um curso de qualidade total. Apareceu uma dor no joelho direito no dia 12, aniversário da Lycia (ela completou 23 anos). O Guilherme no dia 5 completou 30 anos! A dor já passou. Acho que foi o frio e o fato de eu ficar parado na frente do computador. A Regina mandou fazer um quartinho nos fundos do terreno para guardar coisas. A casa em construção no terreno ao lado já está em revestimento de azulejos. O Engº Fernando, da AG, me disse que está com pedra nos rins. A AG sempre está em contínua mudança! Um japonês visitou a obra.

24/09/95 – domingo chuvoso e frio. Ontem a Regina e eu fomos ao aniversário da Sara e da Giovana (1 ano). Revi o Tio Ernani, a Tia Nine, a Tia Eleonora, o Rosaldo, a Elyane, a Sara e filhos. Foi servido “boi ao rolete”feito por uma equipe de Cândido Rondon. São 4 homens  e trabalharam das 20:00 às 12:00. Cobram R$1.000,00 para distâncias até 600km da cidade deles. Devido ao tempo chuvoso foi armada uma cobertura de circo. O grupo J. Malucelli em expansão. O Rosaldo me falou de um consórcio entre a Senpar, J. Malucelli e  SA.Paulista (onde está agora o Dr. Wilson, que era da CFG), para a privatização da Rodovia Bandeirantes. Quando estávamos indo o motor do Monza afogou bem na esquina entre a Itupava e a José de Alencar. Ainda bem que o Genésio, gerente do Posto Ipiranga apareceu e resolveu o problema, graças a Deus! À tarde a Regina, eu e o Fabrício fomos fazer as compras no Parati. O Fabrício tropeçou em um desses obstáculos que existem nas calçadas e caiu com o nariz no chão. O cachorrinho Toffy fazendo muita bagunça e chorando às vezes. A Lycia está estudando Estatística com uma amiga na cozinha. A Paula, amiga da Dayse, apareceu em Curitiba para vender roupas em uma Feira. A Dayse pensando em passar um ano no Japão. Ela foi ao Paraguai com o Guilherme e o Cláudio e trouxe um aparelho de Fax. Na AG estou meio perdido na transição de contratos para a obra. Que Deus me ajude, ilumine e guie! No final do mês tem faltado dinheiro. Temos que poupar! A Regina mandou trocar o chuveiro elétrico. Ficou muito bom! A Lycia parece uma executiva com uma pasta preta. A lâmpada de cabeceira dela funciona com toque de dedo.

02/10/95 – segunda – A Maria José apareceu no sábado com a Patrícia  e a Carina. Falou das viagens, da família e dos tempos em que foi aluna nos Colégios de Freiras, Regina Coeli e Santa Dorotéa, no Rio de Janeiro. O Guilherme e a Márcia foram ao Paraguai. Usei a impressora HP da Dayse. Ela está pensando em ir morar sozinha. Que Deus a ilumine! A Dona Lycia sempre nos ajudando. Deixou um cheque para as dívidas da Lycia na Speech. A fase está difícil para todos! A Sônia está dando aulas na Federal, graças a Deus!

08/10/95 – domingo sem chuva. Nesta semana fiz mais um curso na AG. Finalmente os contra-marcos das esquadrias foram sendo colocados com todo o apoio topográfico com um corte de 10cm. Parece que agora vai. Comecei a estudar MS Project v.4. Estou tentando fazer uma macro para o Erivelton imprimir a relação dos projetos da obra. O Alberto faz aniversário um mês depois do Guilherme, no dia 5 de outubro. A Regina fez um chili no jantar do dia 6. O André, irmão do Alberto se casou ontem com a Sandra. O Fabrício levou as alianças. O Papa em viagem pelos Estados Unidos, condenou a pornografia e defendeu a família. Foi inaugurado pelo Maluf em São Paulo o Túnel do Complexo Airton Sena. A AG recebeu um prêmio nos Estados Unidos por entregar uma obra antes do prazo. Ela está fazendo o Metrô em Copacabana e vendendo tijolitos na África. Recebi palmas na palestra matinal do 5-S, no dia 5, usando uma reportagem do Stefen Kanitz da Veja.

22/10/95 – Ainda não renovei o contrato na AG. Na obra controlo: Torres (Sergen), Cobertura (Brafer e Panisol), Esquadrias ( Cartril, GradFer e Ônix), Ar condicionado (Cetesul). Ontem faltaram 4 e o serviço na Torre de Iluminação atrasou.  O Guilherme me disse que está admirado com o avanço técnico nos Estados Unidos. 

29/10/95 – O meu contrato com a AG vai até o dia 19/12/95. Fiz um curso de Qualidade muito bom. Cheguei à conclusão que a religião me fez agir certo desde os tempos de Tenente respeitando as pessoas , sendo um gerente democrático e não autoritário. Um livro “Chefe que é Chefe não diz Obrigado”, está por fora. As obras do aeroporto vão indo bem. Já chegaram as quatro escadas rolantes da Otis. Paguei este ano o Imposto de Renda com uma multa pesada. Fiquei esperando a Notificação como nos anos anteriores, mas neste ano modificaram a regra. Fica de ensinamento para nunca mais deixar de ler bem as instruções. Não dá para cochilar com o Leão!

02/11/95 – Ontem não fui trabalhar devido a problemas intestinais durante toda a noite. Tive uma intoxicação. Agora vou cuidar do que coloco na boca evitando muito doce, gorduras e verduras mal lavadas. A Regina fez um soro caseiro e a Dayse me acompanhou até o HGeC, onde o Asp Médico Eduardo me receitou e aplicou Plazil  na veia. Fui de carro com a Sônia e o Fabrício. Voltamos de táxi. Hoje amanheci melhor. Espero amanhã voltar a trabalhar, se Deus quiser! A Sônia me disse no almoço de domingo passado junto com o Alberto que está grávida! Que Deus a abençoe! Ao quitar a dívida com a Receita Federal zerei as minhas economias. Começar de novo! Só sobraram R$1.500,00 aplicados no BD Seguros. Lembrei-me do “There she blows!” do livro Moby Dick e do “Se és capaz...” do R. Kipling.

19/11/95 – domingo de sol fraco – Hoje completei 11 meses na AG, graças a Deus! Já estão no lugar seis das oito escadas rolantes. Ontem comprei uma nova botina preta na C&A por R$29,00 usando o último dinheirinho da Poupança Bamerindus. A Regina queria me dar um novo relógio de R$35,00 mas eu disse que tínhamos que fazer economia. O Guilherme tem ajudado a Dayse e viraram a noite trabalhando.

26/11/95 – domingo de sol fraco – Faz 1 ano que voltei de São Paulo. Graças a deus tudo correu bem! Continuo trabalhando na AG onde voltei da obra para os contratos e licitações. Ontem cometi uma falha de atenção e tive que voltar de táxi até em casa para apanhar dois disquetes que tinham caído da sacola na cadeira sem eu perceber. Era o meu trabalho no 386 feito em casa referente aos contratos com a Eucatex. Tenho que ser mais atento! O Guilherme e a Márcia passaram uma semana em Natal – RN. A Lycia está de férias da Faculdade de Comércio Exterior, mas trabalha em uma Firma de Leilões com a Cláudia. Ela encerrou a Firma Speech que tinha com a Patrícia Russo. A Dayse trabalha continuamente no computador usando o CAD em projetos do Arquiteto Elídio, amigo dela. O cachorro Toffy dá muito trabalho à Regina, à dayse e à Lycia. O Fabrício continua muito esperto. A Regina continua mandando fazer pequenas obrinhas em casa. O portão está sendo pintado de verde. Quando recebo no dia 19 na AG metade do dinheiro é para pagar dívidas. Nem acabou o mês e eu só estou com R$300,00 na minha conta do Itaú. Como é difícil controlar as despesas!

03/12/95 – domingo nublado – Ontem fui almoçar às 14:00 devido às correções nos contratos da Eucatex com a Arq. Ana Maria e Eng. Elizabeth. . Visitei a obra. Já chegaram as esquadrias. Parece que tudo está caminhando bem! Fiquei admirado em presenciar o Médico da AG, no encerramento do curso de Prevenção de Acidentes de Trabalho afirmando perante os encarregados e trabalhadores da obra reunidos no refeitório que a cura da AIDS é pela abstinência antes do casamento e pela fidelidade após o casamento! Exatamente a doutrina da Igreja Católica!

24/12/95 – domingo – Ontem trabalhei até as 16:00. Muita chuva. Visitei a obra. Estão colocando a esteira rolante e muitos serviços em andamento. A Regina mandou pintar a casa por fora e está arrumando para o Natal. Não dei presentes próprios por falta de dinheiro. O Toffy fazendo muita sujeira. A Dayse está fazendo exames de saúde e o Guilherme está mudando de escritório. No dia 16, sábado passado, a Regina e eu fomos à festa na AG (jantar com bailão) onde conhecemos as famílias do Norival, do Gerson, do Jorge, do Pacheco, do Pedro Navegantes, do José Carlos, do Jacinto e do Emerson. O Guilherme esteve em Guaratuba com a Márcia (foram no carro dela). Ficou pronta a reforma do banheiro do apartamento da Dona Lycia projetada pela Dayse, mas eu ainda não fui ver. O Botafogo foi Campeão Brasileiro ao empatar com o Santos por 1x1. Pela TV houve dois gols irregulares e o que daria a vitória ao Santos, que foi regular, foi anulado! A Dayse às vezes vira a noite trabalhando no computador para o Elídio. No dia 09/12/95 falei com a Risoleta nos seus 77 anos, graças a Deus! Espero estar presente nos 80 anos e se tiver oportunidade nos 78 e 79 também. Na AG o meu contrato foi renovado até 19/02/96, graças a Deus! Espero corresponder!

31/12/95 – Domingo da Sagrada Família – Dia de sol. O Guilherme e a Cláudia foram à missa das 11:30 e comungaram, graças a Deus! De manhã o Guilherme passeou com o Toffy e eu passeei à tarde. Na sexta-feira ajudei a Regina a dar banho nele. À noite passamos o ano a Dona Lycia, a Regina e eu vendo o Faustão na TV, com cenas dos fogos em Copacabana. A champagne estourou antes e molhou o vestido da Dona Lycia. A Dayse e a Lycia ligaram da praia. A Sônia, o Alberto e o Fabrício também foram para Guaratuba. O Pedro Todeschini e a Beatriz com os filhos e noras  também estavam com a casa da praia cheia. A Tia Lourdes ficou em Curitiba com a Lúcia. A Tia Emy e o Tio Néri também não foram para a praia. A Patrícia e o João foram para o Rio. Na AG estou lidando com novas licitações, ordens de serviço e contratos. Considero ter alcançado os meus objetivos em 1995, graças a Deus!