PARÁ DAS ÁGUAS

O estado do Pará faz parte da grande Amazônia, cheio de riquezas exuberantes e magníficas, dividida em uma área de 1.253.164 km2, desses quilômetros 562 são de costa atlântica e 40% das águas brasileiras estão aqui. segundo as características hidrográficas da Amazônia, o Pará é um estado entrecortado por dezenas de rios e outros cursos d`água, como lagos, furos e igarapés. A água para o "Amazônida", em especial o Paraense é um verdadeiro sinônimo de vida, pois é o caminho natural e principal fonte de alimento de grande parte da população. Ao possuir todo essa quantidade de água ocorrem alguns fenômenos como:

1) INVERNADA MARAJOARA

A Invernada Marajoara, que acontece na ilha do marajó onde nos meses de fevereiro a maio dois terços da ilha ficam completamente alagados, facilitando a vida do caboclo na hora da pesca.
 



2) POROROCA

Outro fenômeno de nossa região e a Poroc Poroc que no dialeto indígena das tribos do Baixo Amazonas quer dizer Pororoca, que é o encontro das águas do Oceano Atlântico com os rios da Bacia Amazônica, este fenômeno da natureza provoca um grande estrondo ensurdecedor que se ouve até com duas horas de antecedência e por onde passa causa destruição.


3)ESSE RIO E MINHA RUA

O Pará com todo essa imensidão de água transforma as suas Ruas em Rios que levam seus caboclos Rio a baixo, Rio a cima, enchendo-os de encantos e magias.


 
 

Nesta dança é possível apreciar este três fenômenos, os quais foram coreografados por nossa coreógrafa Nazaré Azevedo.