BANGUÊ

O BANGUÊ ou DANÇAdos ENGENHOS, teve origem após a abolição da escravatura, através dos descendentes de escravos africanos,que habitavam a ilha do Marajó, no município de Cametá, onde formaram  um quilombo para a proteção dos negros fugitivos, que conseguiam escapar do domínio Português, dos trabalhos forçados e da vida de amargura e sofrimentos.

As apresentações das manifestações artísticas, eram realizadas no Banguê (Engenho de Açucar no dialeto Africano), deixando os brancos maravilhados, especialmente quando foi apresentada a dança do Banguê, com uma desenvoltura e uma coreografia extraordinária e brilhante que, desde o primeiro momento, despertou um grande entusiamo por parte de todos.

Nas explicações dadas por ocasião do levantamento da dança no município de Cametá, os movimentos exagerados dos corpos, tanto feminino como masculino, se deve à imitação das ondulações feitas pela espuma descida do "tacho" (caldeirão), onde se preparava o mel de cana. Em dado momento, entretanto, a dança se apresenta com ritmo desdobrado, mais acelerado. Isso, segundo as explicações, se deve ao sinal de parada dos trabalhos diários que sempre despertava grandes alegrias entre os negros.





INDUMENTÁRIA

Todos dançam descalços, trajes coloridos, as mulheres com saias bem franzidas, enfeites na cabeça enquanto os homens usam calças compridas, camisas coloridas, de preferência combinando com os trajes femininos.
 


1