BATUQUE AMAZÔNICO

O batuque é de origem Africana, manifestação que se ramificou do candomblé Africano. Foi implantado na nossa região na era colonial da mesma forma como o foi nas demais províncias e regiões Brasileiras.

Batuque é a denominação genérica dada pelos portugueses para toda e qualquer dança de negros da África ou qualquer dança de tambor de caráter religioso ou não. No Pará e no Amazonas é a denominação comum para os cultos Afro-Brasileiros. O Batuque Amazônico é uma homenagem prestada a uma entidade encantada, a cabocla JUREMA, a qual, segundo as lendas, mora um uma cidade que fica no fundo de uma lagoa. De acordo com os umbandistas, essa entidade reina no tempo da lua nova.
 
 

O Batuque Amazônico se inicia com uma invocação à Jurema que pertence a linha de São Jorge, com a repetição feita pelo coro, seguindo-se outros temas que invocam a proteção para a grande Amazônia. É dançado por homens e mulheres e pode ser encontrado nos terreiros de umbanda ou ainda em praças públicas da região metropolitana.

INDUMENTÁRIA

As damas usam blusa de cambraia, saia branca com pala bem rodada com detalhes amarelos e um turbante branco na cabeça. Os cavalheiros usam calça branca, tórax nu, colares de fio de contas, ambos dançam descalços.
 
 

1 1