CARIMBÓ
 

A dança mais conhecida de nossa região, originada da mistura de três raças : Os Índios, Os escravos e de Imigrantes Europeus, mas precisamente os protugueses.

A dança do carimbó foi originada na ilha do Marajó, em alguns municípios como Marapanin, Cametá .......O ritmo acentuado e envolvente do Carimbó adveio das danças indígenas, porém, teve uma leve mudança quando houve o contato com os ritmos mais agitados, de andamentos rápidos e movimentados dos escravos africanos.

O nome Carimbó é de origem Tupi Guarani , seu nome se deve principalmente aos principais instrumentos usados para dar ritmo e marcação à dança : o "CURIMBÓ". São usados dois tambores, um menor e estreito, de sonoridade mais aguda, e outro maior em comprimento e em largura, que é de sonoridade mais grave. Ao serem tocados juntos, encantam pela batida agitada e empolgante resultante do contraste sonoro.

O nome Curimbó é formado por duas palavras da lingua Tupi, ( curi = pau ôco ) e ( m'bó = escavado ), assim, "o pau que conduz som", e do CURIMBÓ denominou-se CARIMBÓ a dança desenvolvida pelo ritmo oferecido. Além dos Curimbós, a dança do carimbó é acompanhada por outros instrumentos, afim de que fosse melhorado a parte rítmica : um ganzá, um banjo, um pandeiro, duas maracás, e uma flauta.
 


 
 

A coreografia da dança inicia-se com fileiras de casais, onde os homens aproximam-se das mulheres e batem palmas de modo a convida-las para a dança. Elas aceitam o convite e iniciam um movimento circular, formando ao mesmo tempo, uma grande roda, e fazendo movimentos com a saia, com o único intuito de atira-la sobre a cabeça de seu par. O homem dança o tempo todo, tentando se livrar da saia da mulher, pois se ela conseguir tal façanha, é a desmoralização total para ele, onde então é vaiado pelos companheiros. Depois de muitos volteios, a mulher atira um lenço no chão e o homem é obrigado a apanhar esse lenço usando apenas a boca, mais conhecido como a dança do Peru do Atalaia. Trata-se se um autêntico teste de equilíbrio. Se o homem conseguir, é aplaudido. Caso contrário, novamente é vaiado é posto para fora da dança. A parte mais importante da dança é a marcação coreográfica de um dos pés sempre à frente do corpo.
 


 
 
 

INDUMENTARIA

A indumentária original é muito simples. As mulheres usam um vestido de gola quadrada e saia franzida, de tecido estampado, o mais colorido possível. Nos cabelos, uma rosa. Pulseiras coloridas e no pescoço, vários enfeites a gosto da dançarina. Os homens, calças claras e camisas de gola colorida, mangas compridas, sendo que a ponta da camisa é amarrada na cintura.