Sacrificando Vacas Sagradas – Parte 1

Deus me disse”

Título original em inglês: Slaughtering Sacred Cows - Part 1

"God Told Me"

By Frank Viola



Deus me disse

Em certos movimentos da fé cristã, o povo de Deus baseia muitas das suas decisões com as palavras “Deus me disse”

Deus me disse para freqüentar essa igreja.”

Deus me disse para me casar com Billy Bob.”

Deus me disse para comprar esse carro.”

Deus me disse que eu sou um profeta.”

Deus me disse para terminar com Felícia.

Deus falou comigo e me disse para repreender minha tia Harriet.”

Isso é um chavão de um grande número de tradições cristãs.”

Nos 30 anos que eu sou cristão, eu tenho feito uma observação cautelosa sobre esse tipo de linguagem, e pelo menos na metade das vezes nas quais eu ouvi alguém usar essa frase “Deus me disse”, o que eles disseram ter ouvido de deus se tornou na última coisa que eles próprios queriam para suas vidas, e Deus levou a culpa por isso.

Permita-me ilustrar isso com uma mulher a qual já conhecia há anos. Ela representa o que eu tenho observado inúmeras vezes em inúmeras pessoas. A chamaremos de Sally. Ela rotineiramente baseava as suas decisões dessa forma: “Deus está me dizendo para dar aulas para as minhas crianças em casa”, “Deus está me dizendo para eu dar essa quantia de dinheiro para o pastor”, “Deus está me dizendo para eu comprar esse carro”.

Em virtualmente toda situação, Sally acabaria seguindo aquilo que Deus tinha falado para ela.

Ela parou de dar aulas para os seus filhos em casa. Quando ela foi questionada a respeito disso, ela respondeu que “aquilo não era para ela e que ela achava que Deus queria que ela os levasse para uma escola.”

Hummm….Deus mudou de idéia assim tão rapidamente?

Quando questionada por não ter comprado o carro que “Deus tinha falado para ela”, ela disse que o carro tinha alguns problemas, além dela n ter dinheiro para comprá-lo, e que ela estava pensando em fazer um consórcio ao invés de comprar o dito carro.

Hummm….Deus mudou de idéia de novo.

Aqui vai outra das “Deus me disse”

Eu estou tão doente, e não consigo mais agüentar essa dor. Por que Deus está me fazendo sofrer?”

Hummm… Deus está fazendo você sofrer porque você está doente? A sua dor é realmente culpa de Deus?

Que tal essa aqui…

Pastor Billy anunciou no último domingo que como resultado do nosso voto de oferta do ano passado, Deus mandou dinheiro para construir um prédio de um milhão de dólares. Deus não é bom!?”

Hummm… será?

Obs.: Eu tenho assistido frequentemente Deus levar o crédito por coisas que Ele nunca fez, e culpa por outra que Ele nunca imaginou!

Eu me pergunto como o Senhor se sente quando isso acontece.

Isso me levou a perguntar, “Por que tantas pessoas sentem a necessidade de transmitir aos outros o que ‘Deus disse a elas’.”

Eu detesto julgar os motivos dos outros. De fato, julgar os outros é uma das coisas mais destrutivas que um cristão pode fazer. Simplesmente destrói relacionamentos. Por esse motivo que o Senhor deixou alguns pensamentos bem fortes registrados sobre esse assunto. (Mat 7:1-5; Cor 4:3-5)

Todavia, considerando a sincera confissão de alguns cristãos que eu conheço, aqui vão cinco motivos pelos quais algumas pessoas preferem falar dessa forma.

Cinco confissões:

1. Se eu dissesse que Deus me mandou fazer tal coisa, então eu n seria responsável por ela, e sim Deus.

2. Soava mais espiritual ter a certeza de que as pessoas sabiam que Deus falava comigo.

3. Eu tinha medo de não dizer que Deus tinha me falado e as pessoas não aceitarem o que eu tinha dito, ou então quererem questionar a minha decisão.

4. Eu tinha o desejo de liderar outras pessoas. Se eu os convencesse que Deus me disse algo, eu percebia que poderia manipulá-los.

5. Eu desejava tanto ouvir a voz de Deus que eu pensava que se eu dissesse que Ele sempre falou comigo em tudo, isso se tornaria realidade.

Por favor, reflita no que está acima, e note que essas pessoas estavam grandemente inconscientes do que estavam fazendo.

Eu não duvido de que há muitos cristãos que não agem por tais meios. Nestes casos, eu creio que seja uma questão de falta de senso crítico na qual tal vício de linguagem no meio cristão é absorvido. “Todo mundo fala isso na minha igreja, então eu vou falar também, o que ocorre naturalmente e inconscientemente.”

Pelo que eu li no novo testamento, eu nunca vi nenhum cristão falando dessa forma. Paulo vai citar o Senhor Jesus algumas vezes. Mas nessas situações, ele está citando o que o Senhor ensinou enquanto esteve na Terra (ex. I Cor 7). Ele disse a Lucas (ou alguém mais que conhecia Paulo disse a Lucas) sobre várias visões sobrenaturais que ele teve nas quais o Senhor aparecia a ele e falava com ele. Mas nestes casos eram claramente sobrenaturais e tinham a ver com a direção do ministério apostólico de Paulo. (ex. Atos 22:10; 23:11)

Há um caso no qual Ágabo, um profeta de Jerusalém, citou o Espírito Santo que o tinha dado uma revelação sobrenatural a respeito de um evento futuro (Atos 21:10). Aqui, Ágabo estava falando as mesmas palavras do Espírito. Ágabo foi apenas um instrumento verbal. O que Ágabo previu veio acontecer exatamente como o dito pelo Espírito.

Quando nós lemos as cartas de Paulo percebemos que ele não diz as igrejas “Deus me disse” isso e aquilo. Ele diz apenas o que ele vê como sendo à vontade de Deus numa linguagem normal, usando o seu próprio vocabulário, e ainda, tudo o que ele escreveu foi inspirado pelo espírito Santo de Deus. O mesmo ocorre para os outros apóstolos que escreveram cartas no novo testamento.

Onde quero chegar?

É simples. Eu acredito que usar a frase “Deus me disse” é um hábito aprendido. Não é a forma natural que os cristãos falam. Mesmo que você diga que Deus te disse algo, na maioria dos casos é extremamente desnecessário transmitir aos outros para que eles saibam que o Deus todo poderoso criador do universo falou diretamente com você. Não apenas isso, mas ainda é antiprodutivo e acaba depreciando o que foi dito.

Para mim, é muito mais natural e poderoso simplesmente dizer o que você sente que Deus tem te falado ou mostrado sem ter que dar notoriedade a isso fazendo Deus o responsável.

Eu tenho observado que se Deus colocar as Suas palavras em sua boca é porque Ele te deu uma visão dos Seus pensamentos e a maioria das pessoas vai notar isso quando você se expressar. Não há a necessidade de ornamentar dizendo que Deus te disse algo.

Claro que se você é um Ágabo e você vai citar o Espírito Santo a respeito de algo que você apenas poderia saber de forma sobrenatural, então vá em frente. Mas eu gostaria de acrescentar que a maioria das coisas que o Espírito nos fala não é para ser transmitido a outros. Elas são para nosso uso em particular e em como poder inteligentemente orar e ajudar alguém.

Mas se você sente que deve citar o Senhor no estilo de Ágabo, eu te precaveria de duas coisas: 1 – use a sua forma de falar natural. 2- Se você está falando em nome do Senhor fique atento ao que você diz, pois será responsável por isso... não Deus. Neste momento você é um instrumento verbal nas mãos de Deus.

Se for mesmo Deus que está falando, isso será provado.

Se não for, bem… melhor dizer apenas com suas próprias palavras, sem adicionar um caráter divino a isso, fazendo de Deus o responsável.

Assim isso parece a mim…