* * * RADIOAMADORISMO * * *



PXPY CLUBE DE CAXIAS DO SUL


PY3PXY

           Em uma reunião no velho Restaurante Gianella, a 25 de abril de 1980, com a presença de 23 colegas, foi fundado o PX CLUBE DE CAXIAS DO SUL. com a finalidade de congregar os radioperadores e simpatizantes da Faixa do Cidadão da cidade e região. Nesta reunião, além da fundação do Clube, também foram aprovados os estatutos da entidade, que haviam sido elaborados por uma comissão escolhida na data de 28 de março do mesmo ano.

           Esta comissão foi composta dos seguintes radioperadores: Lauro Luiz de Medeiros, Pedrinho Ferrarini, Ernani Vieira Stradiotto, Waldomiro Pacheco dos Passos, Sérgio Eulálio Schumacher, Romeu Modesto Favero e Pedro Bina De Lamare. Nesta reunião, no Restaurante Gianella, o Senhor Pedrinho Ferrarini leu na íntegra o projeto para os estatutos sociais que logo após foram aprovados por aclamação.

           A primeira diretoria foi composta pelos seguintes radioperadores: Presidente - Lauro Luiz de Medeiros; Vice-Presidente - Sérgio Eulálio Schumacher.

           Passados alguns dias, o Clube já tinha uma sede provisória localizada na Rua Marechal Floriano, 1.221. A 8 de maio de 1980, no Diário Oficial da Indústria e do Comércio, trazia na página 14, o Extrato do Estatuto do PX CLUBE DE CAXIAS DO SUL, que havia sido registrado no Cartório de Títulos e Protestos de Caxias do Sul, sob o nº. 695, tendo como folhas as de números 55 e 56 daquele Cartório.

           No mês de junho de 1980 surge "O CORUJA", boletim de cunho informativo, onde o associado tinha notícias referentes a faixa dos 11 metros, informações técnicas, legislação, portarias do DENTEL, passatempo e assuntos diversos.

           Este informativo surgiu em grande estilo, pois era impresso em gráfica off-set, com fotografias e excelente qualidade de papel. Em seu interior encontramos vários anúncios de colegas radioperadores, que tinham ali um público alvo e seus reclames atingiriam, com certeza, os interessados.

           Em setembro de 1980 o Clube passou a ter sua sede na Rua Coronel Flores, 585, no bairro São Pelegrino.

           Em maio de 1981 o Clube mudou a sua sede para a Av. Júlio de Castilhos, 3012, também no bairro São Pelegrino.

           A 21 de setembro de 1981, o Ministro das Comunicações, Sr. Haroldo Correa de Mattos, inaugurava as instalações da sede provisória do PX CLUBE DE CAXIAS DO SUL, na Av. Júlio de Castilhos, 3012.

           A 6 de abril de 1982, por iniciativa do associado Dr. Adílcio Cadorin, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou, por unanimidade, a declaração de utilidade pública do Clube e, em 12 de abril de 1982, pela Lei nº. 2.716, assinada pelo Sr. Mansueto de Castro Serafini Filho, Prefeito Municipal, concretizou-se mais uma etapa nas metas do PX Clube.

           A 18 e 19 de setembro de 1982, o PX Clube de Caxias do Sul sediou o I Encontro Estadual de Diretorias PX, com a presença das seguintes cidades: Bagé, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Ijuí, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santana do Livramento, Santa Rosa, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Uruguaiana, Vacaria, Marau, Passo Fundo, Rio Pardo, São Borja e São Gabriel.

           A 16 de abril de 1983 foi apresentada oficialmente, pelas mãos do Eng. Yapir Marotta, Diretor Regional do DENTEL, e do Dr. Henrique Hervis Filho, redator do Jornal Folha da Tarde, de Porto Alegre, a bandeira do PX Clube de Caxias do Sul.

           A 4 de dezembro de 1983, o PX Clube acolhia os radioamadores em seu quadro social.

           Em janeiro de 1984 a sede do PX Clube passa a ser na casa XV da Réplica de Caxias do Sul.

           A 9 de fevereiro de 1984 era expedido na DR/PAE/DENTEL, em Porto Alegre, a licença da estação de radioamador do PX Clube com o indicativo de chamada PY3PXY.

           Em março de 1984 era anunciada a criação da categoria de Sócio Remido, sendo os primeiros a adquirir tal título: Vitor Mário Scipione Chiesa, Paulo Edilon Padilha, Wilson Turella, Romeu Modesto Favero, Nédio Mário Chiaradia Argenta, Vilmar de Souza, Eugênio Otto Raimann, Ivan Christóvão Randon, Roberto Festugatto, José Paim, Luiz Alberto Franceschini, Rubino Bérgamo, Osmar Paim, Dante Maccari e Ely Scalabrim.

           A 15 de março de 1984 era adquirida a área de terras onde se encontra a atual sede social, no Bairro Santa Corona.

           A 9 de junho de 1984, em AM, 80 metros, com potência de 80 W, era inaugurado o primeiro transmissor totalmente construido pelos associados e alunos do PXPY Clube de Caxias do Sul. Na ocasião a estação foi operada pelos radioamadores Eugênio Otto Raimann - PY3CMW e Nilo Elvo Pilatti - PY3VSH.

           A 24 de novembro de 1984, começou a operar sua repetidora em VHF, PY3-009, atual PY3MSM, na freqüência de 147.300 Mhz, instalada na cidade de São Marcos, a 957 metros do nível do mar.

           A 12 de janeiro de 1986 foi feita a escrituração dos terrenos do PXPY Clube de Caxias do Sul, onde atualmente está sua sede própria, sito na Rua Ângelo Adami, 50, bairro Santa Corona.

           Em maio de 1990, por problemas técnicos, era retirada a repetidora da cidade de São Marcos e instalada junto a sede, em Caxias do Sul.

Colaboração de Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR
e-mail: ivanr@cpovo.net  


| Retorna | Recomende esta pagina a um amigo | imprimir esta pagina |



Publicado em 23 de junho de 2006
Atualizado em 23 de junho de 2006