* * * RADIOAMADORISMO * * *



RADIOAMADORISMO: LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL


Autor: Kleber Rollin Pinheiro - PY1BOL
Editora: Antenna - Empresa Jornalística S. A., Rio de Janeiro-RJ,

           O que os PY e os candidatos a Radioamador devem saber sobre as Convenções e os Regulamentos Internacionais de Telecomunicações.

           Esta não é uma obra literária, nem uma reportagem, nem mesmo uma publicação didática. É um estudo, é a expressão de um desejo de ser útil, é uma colaboração para com aqueles que desejam ser radioamadores ou que já o sendo, aspiram a promoção à classe "A", o que lhes permitirá percorrer os quatro quadrantes do universo, operando em todas as faixas abertas ao radioamadorismo.

           "Pediu-me o meu caro amigo Kleber Rollin Pinheiro - PY1BOL, que escrevesse algumas palavras a título de prefácio ao seu trabalho de Legislação Internacional de Telecomunicações para radioamadores. É com muito prazer que o faço.

           O trabalho preparado por PY1BOL é, sem sombra de dúvida, da maior utilidade não apenas para os radioamadores, como também para a Administração de telecomunicações brasileira. Alinhando as principais disposições da legislação internacional aplicáveis a essa categoria de usuários do espectro eletromagnético, ele virá facilitar aos candidatos a ingresso na Rede Nacional de Radioamadores o conhecimento dessas disposições, que constituem matéria do exame. Além disso, virá proporcionar aos radioamadores já licenciados a oportunidade de refrescar os seus conhecimentos no assunto.

           A estrutura do trabalho está muito bem montada. Começando por dar ao leitor uma visão panorâmica do organismo internacional de telecomunicações - a União Internacional de Telecomunicações (UIT) - e dos seus instrumentos de ação, alinha depois os principais dispositivos que devem ser do conhecimento dos radioamadores, seja porque são especificamente a eles destinados, seja porque são genéricos e aplicáveis a toda e qualquer estação de radiocomunicações ou a todo e qualquer operador de estação de radiocomunicações.

           Tenho encontrado, muitas vezes, pessoas que se dizem "bem informadas" e que se esmeram em criticar certos dispositivos da nossa legislação de radioamadorismo, classificando-a de antiquada porque exige este ou aquele grau de conhecimento dos radioamadores ou exige este ou aquele procedimento. Creio que estas pessoas, depois da leitura deste trabalho, estarão melhor informadas e evitarão fazer críticas a nossa legislação, quando esta apenas repete dispositivos de lei internacional a que estamos obrigados como membros da UIT.

           Quero pois congratular-me com Kleber Rollin Pinheiro - PY1BOL, pela sua iniciativa e com os radioamadores e candidatos brasileiros, que agora dispõem de segura orientação no que diz respeito às regras internacionais dessa atividade.

           São estas as poucas palavras que me ocorrem dizer e que não desejo alongar, para não roubar ao leitor mais tempo precioso que devem destinar à leitura do texto."

Paulo Alves Lourenço Ramos
Diretor-Geral do Departamento Nacional de Telecomunicações

Colaboração de Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR
e-mail: ivanr@cpovo.net  


| Retorna | Recomende esta pagina a um amigo | imprimir esta pagina |



Publicado em 26 de junho de 2006
Atualizado em 26 de junho de 2006