CENTRAL  DE  QUADRINHOS  BRASILEIROS  

  FOTOLOGS  DE  ROD  GONZALEZ E MARCONI LAPADA  SOBRE  O JUDOKA


JUDOKA contra MÚMIA INCENDIÁRIA

(Postada originalmente em 03/11/2005, no http://fotolog.terra.com.br/grandesherois:6 )

''Não existem grandes super-heróis sem grandes vilões''

Esta é uma frase que foi dita na primeira postagem de Grandes Heróis do Brasil, e também a partir dela apresentamos em cada nova edição não só os super-heróis mas também os grandes vilões brasileiros. A começar pelo maior vilão de todos os tempos, o Garra Cinzenta, junto com sua escrava e primeira vilã brasileira, a Dama de Negro:
 http://fotolog.terra.com.br/grandesherois:1

Na sequência, apresentamos o maior super-herói brasileiro, Capitão 7, enfrentando seu principal inimigo, o Caveira, em dois momentos distintos, na sua série clássica e numa versão moderna, com hqs no ar:
 http://fotolog.terra.com.br/grandesherois:2 .

Na terceira edição o novo herói Chave-Mestra ao lado da clássica super-heroína brasileira Predadora Rubra enfrentando o vilão Charcot http;//fotolog.terra.com.br/grandesherois:3 .

Na edição de hoje de Grandes Heróis do Brasil, temos mais um super-herói brasileiro clássico, o Judoka, enfrentando um curioso inimigo, a Múmia Incendiaria que deu trabalho na revista mensal do Judoka dos anos 70. O Judoka tinha uma extensa galeria de vilões, incluindo a SETA (Sequestro e Extorsão Associados), os Homens-Morcego, Ricardão e sua quadrilha, a Quadrilha de Mulheres, o Gordo, Os Piratas Submarinos, Fantasma Assassino, Irmã La Dulce, Theodor Werner Dietz, Robô Assassino, os Gigantes de Apuarema e os Marcianos da Floresta. O ponto forte das hqs do Judoka eram as viagens que ele fazia por todo o Brasil, a cada edição um lugar diferente! O ponto baixo foram os encontros com personagens estrangeiros promovidos e publicados por sua editora Ebal, no especial ''Chamada Geral'' com desenhos de Colonesse , o Judoka se encontrou com famosos personagens norte-americanos; ele tinha um amigo chamado Aquarius que era um dos mais originais personagens brasileiros, um agente hippie negro que usava penteado black-power, não fosse um agente da Shield!! Mas esses foram deslizes, no geral o Judoka é um ótimo exemplo de quadrinho brasileiro, felizmente vem sendo republicado no zine Heróis Brazucas:
R. Des. Hemetério Fernandes, 231
Pau dos Ferros- RN CEP- 59900-000
___________________________________________________________________________________________
Resposta ao J.J. Marreiro:

Vou responder no meu e no seu fotolog: possuo um estilo que é o de lutar varias batalhas ao mesmo tempo. Tenho muita vontade de vencer. E minha palavra vale eu tenho muita munição! Em Super-Heróis da Infância levo ao público meus personagens e projetos. ''Caçada a Sincerovsky'' é uma hq que precisa de desenhista urgente, veja e vejam desenhistas interessados no atalho o roteiro e conceito da hq:
http://fotolog.terra.com.br/rod_121:23

Super-Heróis do Brasil: é um fotolog que já se encerrou, mas eu vou manter no ar toda postagem, são diversos super-heróis brasileiros nos mais variados estilos, mas sempre com uma cara moderna e inovadora! O fotolog é repleto de atalhos pra hqs no ar:
http://fotolog.terra.com.br/rod1x2x1x

Super-Heróis Brasileiros do Cinema e da Tv: mostra personalidades brasileiras que de alguma forma, seja ela qual for, estão relacionadas à linguajem dos quadrinhos e dos super-heróis. Esse fotolog segue no terra: http://fotolog.terra.com.br/rod1_2_1 ,e possui arquivo no Giga: http://brasilsuper.gigafoto.com.br/
Super-Heróis Nacionais: traz super-heróis brasileiros independentes e de fanzines, muitas curiosidades, entrevistas, histórias dos bastidores do quadrinho nacional, sempre com uma abordagem jornalística e impessoal:  http://rod121.gigafoto.com.br/

''Boi-Bumbá contra os vilões do fotolog!'': é a primeira hq feita exatamente pro formato de fotolog, combatendo de forma divertida os anônimos arruaceiros que vira e mexe dão o ar da sua graça:
http://fotolog.terra.com.br/bumbameuboi

E por último Grandes Heróis do Brasil, que traz personagens brasileiros importantes de todos os tempos da hq nacional e é bem pessoal, nele emito opiniões sobre tudo, sob uma ótica de valorização da cultura nacional e da hq brasileira ...

Então é isso meu amigo, pra impor a soberania do quadrinho brasileiro eu uso da qualidade e abuso da quantidade! Porque agora não existe mais desculpa pra ignorar nossa história e alegar que não se conhece o quadrinho nacional, está tudo a disposição de todos, artistas e público, na velocidade de um toque de dedos e da sua conexão! Viva o Brasil, e glória à história em quadrinhos brasileira e aos super-heróis brasileiros!
Rod Gonzalez


 
Comentário:

Em 19/06/2006, às 16:20:03, M Santiago disse:  Como as capas do Judoka eram toscas, heim? Valia o personagem.
____________________________________________________________________________________________

 JUDOKA CONTRA JUDOKA
(Postada originalmente em 09/06/2006, no http://fotolog.terra.com.br/grandesherois:20 )

Salve comunidade e visitantes,

Finalmente estou preparado para minha mais nova jornada, obrigado a todos que me desejaram boa-viagem que a hora finalmente chegou!
Mas antes vamos a uma nova atualização nesse fotolog tão querido que já tem mais de 10.000 visitas. Não é tanto quanto um astro do brilho de Emir Ribeiro, mas considero uma boa pontuação!
Gostaria de deixar um recado para o Oni com o qual faria hqs do “Homem-Barata”. Entre em contato comigo urgente ou em virtude do seu desaparecimento vou passar a hq para outro.


Judoka contra Judoka

Um dos temas recorrentes das histórias-em-quadrinhos de heróis, um clichê, é o aparecimento de um vilão sósia.
E nas hqs do Judoka também apareceu um inimigo que também lutava artes-marciais e era muito parecido com ele, para causar aquela reviravolta e acabar com a reputação do herói!
É claro que a superioridade nas artes –marciais do verdadeiro Judoka prevaleceram e no final tudo ficou exclarecido.
Parabéns ao Prof. Gerson que conseguiu emplacar a “Semana do Personagem” do Judoka, um personagem que a muito merecia um destaque maior nos flogs!
Lembrando que eu fui o primeiro a dedicar uma postagem ao herói aqui mesmo em “Grandes Heróis do Brasil”, destacando o curioso vilão “Múmia Incendiária”:
http://fotolog.terra.com.br/grandesherois:6

Hqs no ar do Judoka:
http://150.165.135.1/ebal2/

Infelizmente essa foi a edição do meu fotolog que teve menos comentários em todos os tempos, ninguém comentou!  Espero que com o destaque que o personagem está tendo agora o povo comente dessa vez.
Também separei uma matéria para o blog “Mulheres nos Quadrinhos” destacando a Judoka, Lúcia, a namorada do Judoka, aguardem que vai estar no ar em breve.

Agora vamos as respostas:


Lucas Ed:  Lucas não tenha dúvidas, o texto é meu mesmo, infelizmente não tive acesso a revista que você me recomendou.

Carlos Henry: Agradecido pelo apoio. Carlos, já te enviei diversas mensagens referentes a esse projeto, você não está recebendo?

Marconi Lapada: Lapadão eu sou contra a censura, e já mandei um texto para o nosso blog Mulheres nos Quadrinhos amigão, quem não leu, leia:
http://www.mulheresquadrinhos.blogger.com.br/
Porém pior que o moleque de batina são os vândalos do fórum MBB. Eu acionei um advogado e vou tentar tirar aquele fórum do ar, agora é sério! Esse Vulto ainda usa do artifício do humor e por mais babaca que seja não consegue me deixar nervoso com suas brincadeiras, já o pessoal desse fórum usa dos xingamentos gratuitos e apelativos, além de possuírem uma arrogância e falta de educação absurda.

Edvanio Pontes: Amigo já entrei em contato e breve lhe passarei todas as coordenadas pro nosso especial, essa sua série vai ser a mais importante obra do gênero já lançada no Brasil! Tamo junto!

Bartolomeu Vaz:  Agradeço pela lembrança. Seu fotolog está cada vez melhor!

Claudio: Quando vi essa hq fiz questão de colocar aqui no meu fotolog, pena que o pessoal não se interessou muito.

Ralf Risi: Ralf o "Sítio do Rod' terminou porque o provedor onde estava hospedado era muito ruim e eu não conseguia mais postar imagens. Assim que eu voltar de viagem ele estará de volta num novo endereço, provavelmente no formato de um blog. Aí voltarei a noticiar não só o que acontece nos fotologs como tudo relacionado aos quadrinhos brasileiros. Ah!, os arquivos do antigo “Sítio do Rod” estarão no ar novamente ainda esse mês dentro da CQB, junto com muitas matérias novas, a segunda parte da entrevista com o Gedeone Malagola e finalmente a entrevista com Eugênio Colonnese, não percam:
http://www.oocities.org/br/quadrinhos_brasileiros/index.htm

 

Comentários (8):

Em 10/06/2006, às 00:24:39, Professor Gerson | página pessoal disse:  Obrigado por me citar, mas a semana do personagem não foi idéia minha. Apenas fiz um desenho-homenagem sobre este grande herói nacional, e tal como deve ser este evento, ele nasceu da combustão espontânea dos participantes dos fotologs em também contribuírem e dizerem sobre a importância que a nossa história dos quadrinhos nacionais. O mérito é do próprio Judoka e seu carisma! abraços e sucesso! Grande iniciativa, Rod, vc é um dos que sabem guardar a chave dos tesouros do castelo das HQ´s!  Espero que vá em sua viagem e volte com novos olhos para ver novos mundos! abraços e sucesso

Em 10/06/2006, às 09:31:51, Carlos Henry | página pessoal | e-mail disse:  Grande Rod! Não recebi. Seguem meus e-mails que vc pode enviar: henrystudio@hotmail.com
chsstudio@gmail.com
chsstudio@yahoo.com.br 
Estamos esperando seu contato.Valeu!

Em 10/06/2006, às 17:02:50, lapisman(contatos) | fotolog disse:  ESPERO QUE VC TENHA APROVEITADO SUA VIAGEM ROD! O JUDOKA É BEM LEGAL, NÃO CONHECIA.  UM ABRAÇÃO! -LAPISMAN

Em 11/06/2006, às 08:42:20, edvanio pontes | página pessoal disse:  cara...eu acho esse saudosismo o máximo! olha pra essa capa! isso é lindo! o logo da Ebal à cima...! o traço da época...! eu queria ter tudo isso em mãos (suspiros)...!! muito massa, Rod! ah, sim! quanto aos especiais...tow aguardando! já escrevi praticamente todos! faltando apenas uns 5 personagens para q eu possa começar a desenhar tudo!!  hehehe. abração, cara...e sempre MUITO obrigado pela grande força e energia! num sei se será o evento mais importante...mas farei isso com respeito e carinho pelos personagens cedidos!

Em 13/06/2006, às 02:14:57, Erick Artmann | página pessoal disse: é, amigo, a ebal fez histórias em quadrinhos e fez História. cabe a nós não perde-las ...  abraço!

Em 15/06/2006, às 22:04:34, Blenq do sertão disse: ROD, é legal ver como vc é um cara que não tem um pingo de coerência no que escreve. Num momento diz que é contra a censura e logo abaixo diz que vai fazer de tudo pra tirar o MBB do ar. Isso não passa de censura pura também. Cresça rapaz, respeite a opinião dos seus colegas que não gostam da hq nacional.

Em 17/06/2006, às 23:18:36, Alvarez | e-mail disse:  Rod, Legal esse seu interesse em divulgar O Judoka, meu héroi favorito da época da EBAL. Abaixo passo o link e a senha do meu HD Virtual onde tem muitos scans de HQ deste amado personagem. Inclusive uma história inédita desenhada pelo Alvimar, do Fazine Facttus e da série Gilvath, de sua autoria e com desenhos do Mozart Couto.  Gostaria que você divulgasse o HD Virtual para quem quiser pegar histórias do O Judoka em excelentes scans. Meu sonho era ver novamente o personagem sendo publicado, mesmo que em fanzines. Poderia ser feito um concurso informal, para ver quem desenhava a melhor e mais criativa aventura do O Judoka. O que você acha?
http://hdvirtual.inteligweb.com.br/compartilhamento.php?id=MTEwOTk=
Senha de acesso: nacional
Abraços. Alvarez

 
____________________________________________________________________________________________

 JUDOKA NO CINEMA (Postada originalmente em 30/10/2005, no http://fotolog.terra.com.br/rod1_2_1:35 )

* EXCLUSIVIDADE - SUPER-HERÓIS BRASILEIROS DO CINEMA E DA TV *

O Judoka marca a volta de Super- Heróis Brasileiros do Cinema e da Tv à apresentação de personagens brasileiros clássicos. Aguardem porque vocês verão fotos que não têm em sítio nenhum da net, só aqui! O Judoka foi um dos quadrinhos brasileiros de maior sucesso dos anos 70 e teve uma revista de longa duração pela ed. Ebal. Você vai conhecer mais sobre os quadrinhos do Judoka em http://fotolog.terra.com.br/grandesherois:6 .
 Ele virou filme em 1973, com Pedro Aguinaga no papel do herói e Elisângela, uma das gatinhas da época, no papel da Judoka... aliás eu não sei, têm a Judoka no filme? Se alguém souber, responda nos comentários que a cultura brasileira agradece! O filme foi dirigido por Marcelo França. Era a história de origem do Judoka, com mais alguns episódios.



Comentário:

Em 19/07/2006, às 20:19:32, Paulo Nery de Lima | fotolog disse:  Acabei de lembrar do "Super Plá", interpretado pelo Rodrigo Santiago na TV...a Bete Mendes era a namorada ceguinha dele. Ao tomar o refrigerante com um açúcar especial, ele virava super-herói...

____________________________________________________________________________________________

AQUARIUS  (Postada originalmente em 20/11/2005)

A página ao lado  (direita) é do desenhista Phaf em "O Judoka" da Ebal, nº 27. Aguarius é um agente hippie amigo do Judoka, que usa  calça boca de sino, medalhão e cabelo "black power".
 

____________________________________________________________________________________________

O PIOR MOMENTO DO JUDOKA 
(Postada originalmente em 09/03/2006)

Colonesse foi o desenhista da novela-gráfica da Ebal "Chamada Geral" onde o Judoka contracenou com aqueles que o apunhalariam pelas costas.
Os nojentos gringos continuam nas bancas até hoje, mas depois dessa hq o Judoka foi chutado pra escanteio! Ô zica!!!

Leia agora uma matéria sobre essa hq publicada em:
http://rod121.gigafoto.com.br/?id_foto=3689562

Chamada Geral
  (abaixo da figura do Aquarius, à direita)
Edição especial realizada em comemoração dos 25 anos da editora Ebal em 1970. Escrita por Pedro Anísio e desenhada por Eugenio Colonnese a hq traz um curioso encontro de um menino (o jovem Ota) com personalidades da história como Pedro Alváres Cabral e o inusitado encontro de nosso super-herói o Judoka (primeira e única vez desenhado por Colonnese) com os insuportáveis heróis norte-americanos Thor e Super-homem entre outros, ponto baixo da história!

Diz Oscar Christiano Kern sobre o álbum:  ``Possuí a verdadeira preciosidade que foi o álbum especial, comemorativo dos 25 Anos da editora, "Chamada Geral", no qual, no traço bonito a limpo do Eugenio Colonnese, e num acontecimento inédito quiçá em todo o mundo, se encontraram todos os "heróis da imaginação", sem restrição de gênero (infantil, histórico, super-herói etc) a, principalmente, de direitos autorais (heróis da DC, da Marvel, de outros "sindycates" que monopolizavam o gênero na época) .
Cara, quando acabei de ler aquela edição, de capa plastificada, um poster central mostrando a Ebal em tomada aérea, com todos os heróis (voando, em seus helicópteros, naves a aviões especiais,etc) chegando para a festa, a na ultima capa, o prédio da editora com as luzes já se apagando, confesso que engoli alguma coisa que não "desceu redondo"...

Foi uma bela edição, algo nunca feito por nenhuma editora. Perdi essa revista comemorativa para os cupins. `` Oscar Cristiano Kern

____________________________________________________________________________________________

O JUDOKA
(Postada originalmente em 23/07/2005 e repostada em 25/01/2006 em  http://www.lapadon.gigafoto.com.br/?id_foto=4959008  ) 

O Judoka, criação Editora Brasil América Ltda. EBAL, em outubro de 1969, com desenhos de Pedro Anísio, Mario Lima e outros, e texto de Eduardo Baron.
O Judoka foi treinado em Judô pelo Shiram Mágico Minamoto, cuja vida salvara, ao atirar-se sobre ele, evitando que fosse atropelado. Graças a esse treinamento, conseguiu passar de um repaz fraquinho a um mestre em judô, e pode, assim defender sua namorada Lúcia, do arruaceiro Ricardão. Ganhou um carro do seu tio Benevides, ao resolver um caso. Sua namorada, Lúcia, também se tornou Judoka, numa aventura, usando como ele, um uniforme que escondia sua identidade. O nome verdadeiro do Judoka era Carlos Rodrigo da Silva. Filho de José R. Rodrigo e Célia N. da Silva, seus amigos principais são, Minamoto, Lúcia, Tio Benevides, Tia Lilu e o goleiro Gatão e seus piores inimigos são; Ricardão e sua quadrilha, a Quadrilha de Mulheres, o Gordo, Os Piratas Submarinos, Fantasma Assassino, a S.E.T.A, Irma, Theodor Werner Dietz, Robô Assassino e os Marcianos da Floresta. Mas mesmo fazendo um certo sucesso não resistiu e teve sua última revista publicada em 1971.
Em 1972, foi lançado para o cinema o filme do Judoka, com então galã Pedro Aguinaga, no papel principal e Elizângela , na época uma gatinha, como seu par romântico. O filme foi dirigido por Marcelo França e não teve bons resultados. Era praticamente a primeira história do Judoka, com mais alguns episódios para encher o tempo.
Imagem: revista do Judoka, dos arquivos de Marconi Lapada, El Lapadón

Postada por Marcos Antonio Alves Ladapa
24 de julho de 2005



Comentários (7):

Em 24/07/2005, às 09:08:44, Bira disse:  Ótimo Judoka. É do meu tempo!!!!!!!!!

Em 24/07/2005, às 20:23:18, Paulo  disse:  lapadon, mais uma excelente materia ! vou por no meu blog, amigo! valeu

Em 24/07/2005, às 22:10:22, Leo Santana disse:  Quem quiser ler alguma história com o Judoka é só passar nos ARQUIVOS HQB ( http://www.hqfiles.hpg.ig.com.br ) lá tem duas aventuras com o herói: Mistério no Maracanã e Irma La Dulce


Em 25/07/2005, às 11:25:08, Vinghador disse:  Recebi resposta sobre a campanha "Prezado Editor"


Em 25/07/2005, às 14:30:43, Emir disse:  Alô, Marcos. Seu irmão pode estar fora, mas vc o está substituindo muito bem. Aliás, ele me escreveu recentemente, contando como andam as coisas na sua nova vida.Está bem desabituado, não ? Mas, é questão de tempo até se adaptar. Mande um abração para ele (apesar de eu já o ter enviado por mensagem eletrônica particular). Tenho certeza que todos aqui dos fotologues Terra estão esperando sua volta com mais pérolas do passado. Quanto ao Judoka, foi um sucesso breve de pouco mais de 2 anos, mas teve o grande mérito de render um filme. Algo assim, hoje em dia é praticamente impossível de acontecer. Dá saudades daqueles tempos e uma ponta de inveja de não ter vivido a fase ativamente (eu era um moleque de 11-13 anos e só fazia rabiscos e histórias bem toscas, em casa e nos colégios, enquanto os grandes mestres já publicavam seus personagens nas Edrel, Outubro, Taika e outras editoras). Abs.Emir


Em 25/07/2005, às 18:08:04, Professor Gerson disse:  Há tempos estou me devendo um desenho do Judoka, que é um marco dos quadrinhos nacionais. Abraços e Sucesso!

Em 5/08/2005, às 11:56:36, BK disse: Judoca era uma merda.


VÁ AO ÍNDICE PARA VER MATÉRIAS ANTIGAS DAS CQB:
ÍNDICE ANTIGO DA  CQB

VÁ AO ÍNDICE COM AS ÚLTIMAS NOVIDADES DA CQB: ÍNDICE NOVO  DA  CQB