Notícias da BBC Brasil
(http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2003/09/030919_virus1rg.shtml)


Voltar

Novo vírus se espalha fingindo ser e-mail da Microsoft

O Swen ou Gibe é distribuído em um arquivo executável anexado em um e-mail Especialistas em segurança na internet dizem que um novo vírus de computador, que é transmitido através de um e-mail que finge ter sido enviado pela Microsoft aos internautas, está se espalhando rapidamente.

O vírus, chamado Swen ou Gibe, está incluído em um arquivo executável anexado ao e-mail, e tira vantagem de uma falha no programa do navegador Internet Explorer, da Microsoft.

Cerca de 35 mil cópias do vírus foram identificadas em 82 países por uma companhia de segurança na internet, e outra classificou o vírus como "de alto risco".

Os internautas estão sendo aconselhados a não abrir arquivos anexados a e-mails suspeitos e a atualizar seus sistemas de navegação diretamente pela rede, não pelos e-mails.

Falha de dois anos

A falha explorada pelo vírus surgiu há dois anos no Internet Explorer.

O arquivo que carrega o vírus aparenta ter sido enviado pela equipe de suporte de segurança da Microsoft.

O Swen ou Gibe pode também se espalhar pela rede por meio das salas de bate-papo e pelo uso do Kazaa, um dos mais populares programas para troca de arquivos pela internet.

O vírus desliga qualquer antivírus ou firewall (bloqueio) do computador que está sendo atacado e se "auto-envia" a e-mails que encontrar na memória da máquina.

Ele também instala vários arquivos para garantir que ele é acionado toda vez que o computador infectado for ligado.

Eslováquia e Holanda

De acordo com uma empresa de triagem de e-mails, a MessageLabs, as primeiras cópias do novo vírus sugiram na Eslováquia em 14 de setembro, e outras surgiram depois na Holanda.

Até o momento, usuários dos Estados Unidos estão sendo os mais afetados.

Esta não é a primeira vez que um vírus se espalha pela internet em uma mensagem que finge ter sido enviada pela Microsoft.

Em maio, o vírus Palyh se espalhou em um vírus com o suposto remetente support@microsoft.com.

  
NOTÍCIAS RELACIONADAS

 
Mais Informações

O Symantec Norton Antivirus apresentou a seguinte mensagem:

Norton AntiVirus removed the attachment: PATCH96.exe.
The attachment was infected with the Worm.Automat.AHB virus.

Clique e veja o e-mail falso