logo.bmp (110454 bytes)

C U I D A D O S

Higiene bucal: como os humanos, também o cão necessita de uma boa higiene bucal, para evitar ou diminuir o perigo de cáries, tártaro, etc. Essa higiene deve ser mais rigorosa, ainda, quando se trata de cães de companhia, para evitar mau-hálito, que às vezes é muito forte e desagradável. Para evitar que isso aconteça,, devemos escovar os dentes do cão pelo menos uma vez por semana, empregando pastas dentais especiais para cães que não causam gastrite quando engolidas. O mau hálito de uma cão pode ser causado por dentes descarnados, principalmente pela presença de tártaro, infecções dentárias, cáries, amígdalas com pus, problemas de alimentação, etc.

 

Como dar banho: para isso, devemos:

1 - colocar o cão dentro de uma banheira, ou de um tanque, mas com um tapetinho de borracha, no fundo, pára o animal não escorregar, para lhe dar um certo conforto e para facilitar o trabalho do lavador. É necessário, porém, que o banho seja dado em um local abrigado do frio e dos ventos;

2 - só utilizar água limpa, morna e nunca água quente demais ou fria;

3 - só usar sabonetes e xampus especiais para cães, para que o Beagle fique com os pêlos limpos e brilhantes;

4 - podemos usar um chuveiro ou uma pequena mangueira fina, de água morna, para com ela encharcarmos todo o corpo do cão e depois a sua cabeça, mas tomando muito cuidado para não cair água nas suas orelhas. Basta, para isso, as encostarmos na sua cabeça, para protegê-las;

5 - estando o cão bem molhado, devemos esfregá-lo bastante, para que fique bem ensaboado, permitindo que todo o seu corpo fique bem lavado e os seus pêlos livres de qualquer sujeira;

6 - depois de ensaboar bem o cão, abrimos novamente a torneira, controlamos a temperatura da água, para que fique somente morna e enxaguamos bem o Beagle, para que seus pêlos fiquem completamente livres do sabão, do xampu ou de qualquer outro produto usado para a sua limpeza;

7 - secar bem o cão, com uma toalha felpuda e um secador elétrico, para que ele fique bem seco;

8 - verificar se os pêlos estão bem secos. Basta, para isso, esfregá-los com os dedos pois, se estiverem com um "toque sedoso" significa que ainda estão com algum sabão ou xampu, não havendo sido, portanto, bem enxaguados porque, quando isso acontece, eles ficam como que rangendo uns contra os outros;

9 - para secarmos o Beagle, devemos colocá-lo sobre uma prancha ou mesa e depois, com a mão esquerda, vamos secando os seus pêlos, com o secador elétrica e com a direita, vamos escovando os pêlos que estão sendo secados, pois dessa maneira, eles ficam mais assentados e limpos.
Se o cão, depois do banho, começar a espirrar e apresentar um ligeiro corrimento nasal parecendo um resfriado, trata-se, geralmente, de uma irritação provocada pelo sabão ou pelo xampu empregados no seu banho.

 

Cuidados com o banho: como os cães têm o seu cheiro natural típico, que pode se tornar muito forte e bastante desagradável, devem tomar banhos, regularmente, para evitar que isso aconteça. A falta de banho deixa, também, os cães sujos, com um aspecto desagradável e devido à falta de higiene, mais sujeitos a doenças e parasitas. Em alguns casos, no entanto, não devemos dar banhos nos cães. Podemos mencionar, entre eles, os seguintes:

1 - cadelas no 1° mês de gestação;

2 - filhotes com menos de 12 semanas de idade, exceto em casos de emergência, mas somente com água morna e com todo o cuidado para que não caia água dentro dos seus ouvidos ou olhos.

3 - animais doentes, com febre ou até mesmo com indisposições leves ou passageiras.

 

Limpeza dos ouvidos: os ouvidos do cão devem ser examinados regularmente, para que, se estiverem sujos ou haja suspeita de que neles caiu água, sejam limpos imediatamente com algodão e álcool ou com um cotonete, para evitar inflamações (otites) ou infecções, o que faz o cão sofrer muito com as fortes dores que isso pode provocar.

 

Limpeza dos olhos: ela deve ser feita, regularmente, pelo menos 1 vez por semana, para isso, seguramos a cabeça do cão, imobilizando-a com firmeza, com cuidado e suavemente, limpamos a pele ao redor dos seus olhos usando, para isso, um algodão molhado com água morna bem limpa ou, de preferência, com água boricada, removendo, inclusive, qualquer mucosidade neles existente. O exame dos olhos deve ser minucioso, para que seja verificado o seu estado; se há neles algum corpo estranho, conjuntivite, etc. Nesses casos, devemos empregar um colírio especial para cães.

 

Alguns produtos para cães: os cães dispõem de um grande número de produtos para a sua higiene e beleza. Temos, entre eles, sabões e xampus para banhos; perfumes, inclusive imitações perfeitas de famosos perfumes franceses, para que, além de "limpinhos", eles fiquem, também, "perfumados".

Quanto aos seus trajes, também não há problemas, pois os cães podem "se vestir" até com elegância, pois existem, à sua disposição, as mais variadas "roupas" como, p.ex.: camisas de diversos modelos e tipos, inclusive do "seu" time de futebol; os mais estilizados bonés; capas; botas; sapatos; sueters; blazers; gravatinhas "borboleta"; macacões; capas de chuva; mochilas para viagens, que são carregadas pelo próprio cão; óculos de sol, etc.

Encontramos, também, calças plásticas, para que os cães não "sujem" a casa, principalmente quando estão fazendo uma visita. Podemos, também, oferecer aos cães, bichinhos, hambúrgueres, pirulitos, ossos, brinquedos de plástico especial, etc., para eles brincarem e morderem, podendo, com isso, limpar e afiar os dentes e evitar o tártaro dentário.

As cadelas têm à sua disposição: perfumes especiais; repelentes sexuais, para evitar o "assédio sexual", mesmo quando o desejam, porque esses produtos mascaram o cheiro da fêmea em cio, afastando os machos que dela poderiam se aproximar.

Existem, ainda, outros produtos que poderemos chamar de repelentes caninos, apresentados como líquidos ou em massa e que podem ser colocados nos locais em que os cães não devem entrar ou passados nos móveis, para que eles não os estraguem, principalmente roendo os seus pés. Além disso, encontramos comidas e bebidas especiais, inclusive refrigerantes importados, especiais para cães.