logo.bmp (110454 bytes)

O D O N T O L O G I A

Nos anos 80, surgiu um interesse mundial pela odontologia veterinária. Antes disso, apenas centros isolados e clínicos nos EUA e Europa realizavam a Odontologia Veterinária de relativo alto padrão. Nos EUA, mais e mais clínicos particulares devotaram seu tempo exclusivamente a essa especialidade.

Eles promoveram a demanda pelos serviços odontológicos veterinários através da apresentação contínua de cursos aos seus colegas, e fazendo o público se conscientizar da importância da saúde oral de seus animais.

Escolas de Medicina Veterinária seguiram o exemplo e começaram a introduzir a Odontologia Veterinária em seus currículos. Um serviço odontológico completo para animais é agora oferecido por um largo número de hospitais particulares e hospitais escola em todo mundo.

O espectro da doença dental em cão e gato é largo e variado. Esse artigo revisa os problemas dentais visto em cães e gatos, que serviços o dentista veterinário pode oferecer, e o que proprietários devem saber sobre os dentes e as gengivas de seus animais.

De acordo com a Sociedade Americana de Odontologia Veterinária, mais de 80% dos cães e 70% dos gatos desenvolvem doença da gengiva pela idade de 3 anos. Doença periodontal é a condição odontológicas que mais afeta cães e gatos. Infecção e inflamação das gengivas e do tecido de suporte dos dentes são causadas por uma bactéria presente na placa ou cálculo dentário (tártaro). O problema começa quando a placa e os cálculos crescem no dente do animal, principalmente, abaixo da linha da gengiva.

Mau hálito, sangramento e inflamação da gengiva, perda de dentes são características dessa condição. O tratamento profilático mantendo os dentes limpos é, portanto, de grande importância. O Veterinário deve recomendar um programa de higiene bucal que inclua escovação regular com uma pasta formulada para animais.

A dieta é um fator fundamental no desenvolvimento da placa e do tártaro. Alimentos de consistência suave e que aderem facilmente ao dente devem ser evitados, ao mesmo tempo que alguns brinquedos que estimulem a mastigação podem ser benéficos. Uma dieta especialmente formulada para trazer benefícios dentais (reduz o acumulo de placa e tártaro) está agora disponível para cães.