A flauta doce no laboratório de música eletroacústica

O Projeto de Ensino "A Flauta Doce no Laboratório de Música Eletroacústica" teve como principal objetivo pesquisar a interação entre as possibilidades físico-sonoras deste instrumento com técnicas e/ou linguagens eletroacústicas, levando a um aprimoramento das práticas pedagógicas das disciplinas "Prática Instrumental B - Flauta Doce" e "Laboratório de Música Eletroacústica", ministradas no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Londrina.

Primeiramente foi realizado um trabalho de experimentação com as técnicas contemporâneas da flauta doce. Uma variedade imensa de novos timbres foi surgindo, proporcionando assim, novas possibilidades para um instrumento tão antigo. A partir daí foram gravadas amostras digitais para um trabalho de exploração e criação utilizando recursos eletrônicos (computadores, softwares de edição de áudio e espacialização sonora), passando também por uma introdução à Sintese e Manipulação Espectral.

Também foi realizado um estudo do manuseio dos equipamentos adquiridos pelo projeto para a formação do Estúdio de Música Eletroacústica do Departamento de Arte da UEL.

Finalmente, uma outra atividade do Projeto foi a apresentação da peça VENTOS no III Simpósio de Computer Music em Recife, II Encontro de Música Eletroacústica em Brasília e XII Bienal de Música Brasileira Contemporânea no Rio de Janeiro, eventos importantes da música brasileira contemporânea, onde compositores e pesquisadores puderam divulgar seus trabalhos.

A aplicabilidade dos resultados deste trabalho será fundamental tanto para a elaboração dos conteúdos programáticos e metodologias das disciplinas acima quanto para a formação de um profissional voltado também para questões relativas à música do seu tempo.

Flauta
Home page

This page hosted by Geocities Get your own Free Home Page!