* * Pe LANDELL DE MOURA *

B I B L I O G R A F I A




OTTO ALBUQUERQUE
Preocupou-se OTTO ALBUQUERQUE, com muita propriedade, em mostrar a figura brilhante do cientista emérito, sem descurar, por outro lado, de exibir o grande apreço e a gratidão da Igreja pelo seu abnegado e respeitavel sacerdote.
MEMÓRIA SOBRE A TELA DO PADRE LANDELL DE MOURA
Nós desaparecemos, mas se fizermos algo de útil que fique materialmente testemunhado, é bom que se deixe alguma coisa escrita para o conhecimento ou pesquisa da investigação futura.
CÉSAR AUGUSTO AZEVEDO DOS SANTOS
Enquanto isso, cientistas e pesquisadores brasileiros carecem de apoio e reconhecimento, especialmente do poder público, a quem cabe a parcela maior na responsabilidade de mudar este quadro.
ELIDA DE FREITAS E CASTRO DRUCK
"Padre Landell de Moura - História de um inventor, bom, justo e sábio, de Elida de Freitas e Castro Druck, é um livro escrito com grande simplicidade e clareza, e de leitura muito interessante.
MURILLO SOUZA REIS
Livro editado em Portugal, em novembro de 1982, sobre a vida e obra do ilustre inventor brasileiro Padre-cientista Roberto Landell de Moura, Pioneiro das Telecomunicações, Patrono dos Radioamadores do Brasil.
B. HAMILTON ALMEIDA
Prefácio dos livros do autor e referentes a vida e obra do Padre Landell de Moura
FERNANDO CAUDURO
Direi apenas que o "pescador de homens" da mensagem evangélica, ensejou, por sua criatividade científica, a "semeadura", sem limites de tempo e distância, dos valores da verdade, justiça e sabedoria.
CONFISSÕES DE UM PADRE CIENTISTA
Pe. ROBERTO LANDELL DE MOURA
Para organizar o livro, Vânia Maria pesquisou manuscritos do religioso guardados no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e transcreveu-os à mão.
BRASILEIRO, GAÚCHO, UM GÊNIO DIFERENTE: LANDELL DE MOURA
O livro apresenta uma introdução biográfica do personagem, dados de sua família, homenagens que lhe foram prestadas no Brasil e no Exterior, depoimentos relevantes sobre a importância da figura do Monsenhor Roberto Landell de Moura para a história das comunicações no Brasil e, encerrando-se, com uma sucinta cronologia sobre os fatos mais importantes de sua vida.
O "INCRÍVEL" PADRE LANDELL DE MOURA
Vinte anos de buscas em empoeirados arquivos, vinte anos de fatigantes investigações em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro; vinte anos de estudos especializados e de consultas a jornais velhos e revistas antigas; vinte anos a cansar os olhos e os nervos na decifração de documentos, rascunhos e apontamentos quase ilegíveis, deteriorados pelas traças, ou desbotados pela ação da umidade e dos anos - eis quanto exigiu de nós a elaboração desta monografia.



|Retorna |


Publicado em 01 de julho de 2005
Atualizado em 29 de junho de 2007