Principal Padroeira Histórico Catedral Pároco Ex-Pároco Órgão Cavaillé-Coll Schola Cantorum Ossuário Horários
Schola Cantorum
 
Entre os mimos culturais existentes na cidade de Belém destaca-se a Schola Cantorum da Catedral. Há séculos fundada, conforme as crônicas existentes no Templo. Ficou emudecida durante várias décadas.
No ano de 1985 foi reorganizada pelo ex-Cura da Sé, Mons. Nelson Soares, precisamente no dia 23 de março daquele ano.
Sua finalidade é animar a comunidade cultural de Belém. Ela está presente nas grandes solenidades arquidiocesanas e nos Pontificais. Sua execução é sacra, destacando-se o canto gregoriano, monodônico por excelência. O canto chão como é também chamado é o canto oficial da Igreja. A Schola Cantorum procura aplicar o pensamento do Santo Padre o Papa São Pio X que diz: "A música sacra tanto é mais sagrada, quanto se aproximar do gregoriano". Nos pontificais ela é alternado com melodias modernas selecionadas. É preciso voltar-se ao patrimônio musical e universal da Igreja Católica. Este patrimônio não poderá desaparecer.
A Schola é reconhecida na Europa e principalmente em Roma (Vaticano) que, há vários anos a tem convidado para participar de recitais.
 
Todos os anos a Schola Cantorum recebe convites para participar de grandes concursos e apresentações na Europa, como: Associazione Internazionale Amici Della Musica Sacra, em Roma. O primeiro a ser realizado na cidade do Vaticano no mês de março, o segundo em novembro, todos os anos. Acontece que os componentes da Schola Cantorum são pobres e a Catedral não poderá arcar com as despesas. Muita honra para Belém receber da Europa insistentes convites.
 

catedral@canal13.com.br

Sugestões e Críticas
WEB-Master - advaldo@canal13.com.br