Cadernos - Viagens
 


Navegar é preciso... viver não é preciso... ( No fado consagrado pela voz de Amália Rodrigues. )

Adoro viajar! Novos lugares, pessoas, culturas, viagens são mágicas e estimulantes, renovam a vida. Lamentável que tantas coisas dificultem nossos planos de poder viajar sempre e sempre... A não ser que você seja parte desta minoria que forma a "Suiça Brasileira", o dinheiro, vil metal, continua sendo o principal obstáculo. Apesar disso, consigo de vez em quando saciar meu espírito de cigana. Por isso tudo não podia deixar de colocar nestas páginas um espaço para falar sobre turismo e desmistificar algumas coisas sobre o tema.

1º Mito - Turismo é algo extremamente caro e inacessível. As pessoas costumam confundir um pouco as coisas. Turismo é você viajar para conhecer novos lugares. Turismo não é comprar, não é jantares em restaurantes caros, não é hospedar-se em hotéis tipo constelação austral (haja estrelas!) Claro, se você tem condições para isso tudo, muito bem, sorte a sua. Costumo seguir uma regra básica: tudo aquilo a que você tem acesso quando não está viajando, deve continuar tendo quando está viajando. Se você enfrenta a pizza do domingo numa boa porque quando está viajando deve comer lagosta?

2º Mito - Turismo implica em você pegar um avião, viajar milhares de quilometros, de preferência para o mais longe possível. Nada disso! Turismo é viajar para conhecer o que você não conhece. Fui proprietária de uma locadora de fitas de vídeo, normalmente os clientes entravam na loja e iam logo pedindo : - Onde estão os lançamentos? Costumava dizer que lançamento, novidade, é tudo aquilo que você ainda não viu. O mesmo raciocínio se aplica às viagens, turismo não é só dar a volta ao mundo. Você conhece a cidade vizinha a sua?

3º Mito - Toda a viagem tem que durar 15 dias, ou 30 dias, ou sei lá que tempo. Eu diria que toda a viagem tem que durar o tempo que você tem disponível ou o tempo suficiente para conhecer um novo local razoavelmente. Se você fizer muitas exigências deste tipo vai tornar difícil suas chances de viajar. Planeje sua viagem. Pergunte, leia, se informe sobre aquilo que você gosta e vale a pena ser visto no local para onde vai.

4º Mito - A viagem tem que ser uma nova lua de mel e portanto os filhos só vão atrapalhar. Acho que lua de mel se faz todos os dias e não é necessário uma viagem especial para isso. Conheço muita gente que viaja, deixa os filhos e depois telefona duas vezes por dia para saber como estão !?!?!? Ora, se você sente tanta falta de seus filhos porque não levá-los junto? Quando viajei com meus filhos pela primeira vez, achei que eles iriam ficar entediados com as visitas que programei para museus, galerias de arte, locais históricos. Ledo engano! O difícil era tirá-los de dentro dos museus e galerias...

5º Mito - Para viajar ao exterior você deve obrigatoriamente ir com uma excursão organizada para tal fim. Não necessáriamente, a excursão tem seus pontos positivos, é claro, guia que fala o idioma local, passagens e hotéis reservados com antecedência, ônibus para os pontos turísticos mais "manjados", etc. Mas apresenta também algumas desvantagens, normalmente é mais dispendiosa que uma viagem independente, você fica escrava de horários e roteiros pré-estabelecidos ( muitas vezes quer ficar mais em um local e tem que ir embora, outras quer ir embora e tem que ficar... ) O idioma não chega a ser um obstáculo intransponível, com um conhecimento mínimo de inglês voce se comunica em qualquer lugar do mundo. Planeje sua viagem, estude!

Estes são alguns dos mitos que tornam tão dificeis as viagens. Uma mala carregada de espiríto esportivo e a vontade de conhecer novidades é o suficiente para que sua viagem seja um sucesso!
P.S.: Não esqueça a máquina fotográfica, por falar nela, abaixo algumas fotos de viagem ( clique na imagem pequena para ampliar ).


Com os filhos no Coliseu - Roma

Gramado - RS

Londres - Museu de História Natural

Boa Viagem!


---
 
 LetrasCheirosGostosHomensFamiliaViagensMusicasLinks